Formação inicial e continuada de professores de ciências para a inclusão

desafios e perspectivas

Autores

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Ensino de Ciências. Formação Docente.

Resumo

Considerando a relevância da formação de professores frente à Educação inclusiva, a pergunta norteadora do estudo foi: Quais são as concepções apresentadas por professores de Ciências dos anos finais do ensino fundamental, sobre as discussões relacionadas à diversidade em seu processo formativo? Desse modo, o objetivo proposto foi investigar as concepções de professores de Ciências dos anos finais do ensino fundamental, de um município do sul da Bahia, sobre seu processo de formação docente. A pesquisa tem abordagem qualitativa, do tipo empírica. Os instrumentos de obtenção das informações foram o questionário, a entrevista semiestruturada e a análise documental. Os participantes foram onze professores de Ciências Naturais, atuantes em quatro escolas dos anos finais do Ensino Fundamental, e que possuíam alunos em situação de inclusão matriculados em suas turmas. Os dados foram analisados à luz da Análise de Conteúdo. Dentre os resultados, foi possível discutir os entraves e as potencialidades da formação de professores de Ciências para atuarem em escolas inclusivas.

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Biografia do Autor

Stéfane Silva, Universidade de Brasília

Doutoranda em Educação em Ciências - UnB. Mestra em Educação em Ciências e Matemática UESC. Licenciatura em Ciências Biológicas- UESC. Realiza pesquisas em Educação nas linhas de Formação de Professores, Ensino e Aprendizagem em Ciências e Educação Inclusiva. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1348-7746

Viviane Borges Dias , Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do estado da Bahia. Professora adjunta do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - UESC. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4528-5110

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Publicado

2025-07-07

Como Citar

SILVA, Stéfane; BORGES DIAS , Viviane. Formação inicial e continuada de professores de ciências para a inclusão: desafios e perspectivas. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e025007, 2025. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/2168. Acesso em: 9 jul. 2025.