A interdisciplinaridade como estratégia para uma educação inclusiva no (Novo) Ensino Médio

o caso dos componentes curriculares das Ciências da Natureza

Autores

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio. Área das Ciências da Natureza. Educação Inclusiva. Interdisciplinaridade.

Resumo

O presente artigo objetiva discutir sobre a interdisciplinaridade como estratégia para uma educação inclusiva no (Novo) Ensino Médio, especificamente nos componentes curriculares das Ciências da Natureza. A pesquisa, de abordagem qualitativa, consiste em um estudo de caso exploratório, que buscou seus dados a partir de um questionário enviado a sete docentes de uma escola pública do Norte do país. A partir dos resultados percebemos que a compreensão acerca da interdisciplinaridade enquanto facilitadora da aprendizagem de todos e de todas ainda não é unânime, apesar da sua importância e de que a BNCC a favorece. Formação continuada, recursos e tempo para planejamento colaborativo são limites para que a interdisciplinaridade se torne mais frequente. Vemos a área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias com potencial enquanto campo interdisciplinar, pois assuntos urgentes como a sustentabilidade ambiental e as mudanças do clima se mostram presentes na vida de todos e de todas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo Campelo da Cunha, Universidade La Salle

Mestre em Educação pela Universidade La Salle. Docente da Educação Básica na rede pública do estado do Amazonas. ORCID: https://orcid.org/0009-0008-2154-592X.

 

Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle - Unilasalle

Doutora em Educação pela Universidade La Salle. Coordenadora da Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle e docente do curso de Pedagogia desta mesma Universidade. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5871-3060

Ivaneide Barbosa da Silva Violante, Universidade La Salle

Mestra em Educação pela Universidade La Salle. Atua na Educação Inclusiva na rede privada de educação básica do Amazonas. ORCID: https://orcid.org/0009-0001-5867-6666. 

Referências

AMAZONAS, Proposta Curricular e Pedagógica do Ensino Médio. Secretaria de Educação e Qualidade do Ensino. Manaus: 2021a.

AMAZONAS, Referencial Curricular Amazonense – Ensino médio (RCA-EM). Manaus: Secretaria de Estado e Educação do Amazonas, 2021b. Disponível em: http://www.cee.am.gov.br/wp-content/uploads/2021/08/RCA-Ensino-Medio.pdf. Acesso em: 20 fev. 2025.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BARROS, José D’Assunção. Interdisciplinaridade na História e em outros campos do saber. Petrópolis: Vozes, 2019.

BATISTA, Irinéia de Lourdes; SALVI, Rosana Figueiredo. Perspectiva pós-moderna e interdisciplinaridade educativa: pensamento complexo e reconciliação integrativa. Rev. Ensaio, Belo Horizonte, v. 08, n.02, p.171-183, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/6hcf6PsQjNrHVycBsFFCpyB/?lang=pt. Acesso em: 18 fev. 2025.

BENITE, Anna M. Canavarro et al. Formação de professores de ciências em rede social: uma perspectiva dialógica na educação inclusiva. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 9, n. 3, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/3997 Acesso em 25 jan. 2025.

BRASIL. Lei n. 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, DF: 1971.

BRASIL. Lei n. 7044, de 18 de outubro de 1982. Altera dispositivos da Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971, referentes a profissionalização do ensino de 2º grau. Brasília, DF: 1982.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: 1988.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://l1nk.dev/PxhaT. Acesso em: 9 fev. 2025.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial (SEESP). Ministério da Educação, Brasília, DF, 2008. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br Acesso em: 12 jan. 2025.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da União, Brasília, 17 de fevereiro de 2017. Disponível em: https://acesse.one/nU0Xv. Acesso em: 20 fev. 2025.

BRASIL, Lei nº 14.945, de 31 de julho de 2024. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), a fim de definir diretrizes para o ensino médio, e as Leis nºs 14.818, de 16 de janeiro de 2024, 12.711, de 29 de agosto de 2012, 11.096, de 13 de janeiro de 2005, e 14.640, de 31 de julho de 2023. Disponível em: https://l1nk.dev/x9TbJ. Acesso em: 05 fev. 2025.

BRASIL, Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 fev. 2025.

BRASIL. Portaria nº 521, de 13 de julho de 2021. Institui o Cronograma de Implementação do Novo Ensino Médio. Disponível em: https://acesse.one/W1wqI. Acesso em 20 fev. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 627, de 4 de abril de 2023b. Suspende os prazos em curso da Portaria MEC no 521, de 13 de julho de 2021, que instituiu o Cronograma Nacional de Implementação do Novo Ensino Médio. Diário Oficial da União seção 1, Brasília, DF, edição 66, p. 18, 5 abr. 2023. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-627-de-4-de-abril-de-2023-475187235https://www.in.gov.br/en/web/dou/. Acesso em: 17 fev. 2025.

CÁSSIO, F.; GOULART, D. C. A implementação do Novo Ensino Médio nos estados: das promessas da reforma ao ensino médio nem-nem. Retratos da Escola, Brasília, v. 16, n. 35, p. 285–293, 2022. Disponível em: https://encr.pw/DCqFO. Acesso em: 27 jan. 2025.

CUNHA, Ronaldo Campelo da. Narrativas de professores de ciências da natureza de uma escola do Amazonas sobre as (im) possibilidades de práticas pedagógicas interdisciplinares no ensino médio. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade La Salle. Canoas, Disponível em: https://repositorio.unilasalle.edu.br/handle/11690/4104 Acesso em: 25 jan. 2025.

DE ARAUJO ALVES, Paula Trajano; DA SILVA, Solonildo Almeida; JUCÁ, Sandro César Silveira. O percurso histórico do ensino médio brasileiro (1837-2017). Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 39, p. 137-155. 2012.

ETGES, Norberto J. Ciência, interdisciplinaridade e educação. In: JANTSCH, Ari Paulo; BIANCHETTI, Lucídio (Orgs.). Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. 9.ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6.ed. São Paulo: Loyola, 2011.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa.18.ed. Campinas: Papirus 2012.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.

JANTSCH, Ari Paulo; BIANCHETTI, Lucídio. Imanência, História e Interdisciplinaridade. In: JANTSCH, Ari Paulo; BIANCHETTI, Lucídio (Orgs.). Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. 9.ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

JUNG, Hildegard Susana; SUDBRACK, Edite Maria. Educação e formação continuada: uma análise do pacto nacional do ensino médio. Curitiba: Editora CRV, 2016.

LÜCK, Heloísa. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teóricos-metodológicos. 18.ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

MACIEL, Lizete Shizue Bomura; SHIGUNOV NETO, Alexandre. A educação brasileira no período pombalino: uma análise histórica das reformas pombalinas do ensino. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 03, pág. 465-476, 2006.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus, 2015.

MEC, Ministério da Educação. Governo vai enviar PL ao Congresso para alterar o ensino médio. MEC. 2023a. Disponível em: https://acesse.one/A9IS7. Acesso em: 19 jan. 2025.

MEC, Ministério da Educação. MEC inicia Consulta Pública on-line sobre ensino médio. MEC. 2023b. Disponível em: https://acesse.one/t3HBV. Acesso em: 19 jan. 2025.

MEC, Ministério da Educação. Relatório Consulta Pública Ensino Médio. 2023c. Disponível em: https://l1nk.dev/oMeku. Acesso em: 4 fev. 2025

MELO; Josimeire Medeiros Silveira de. História da Educação no Brasil. 2.ed. Fortaleza: UAB/IFCE, 2012. Disponível em: https://acesse.one/pLfZB. Acesso em: 17 jan. 2024.

SOUZA, A. et al. Inclusão: Trabalhando com as diferenças na sala de aula – Brasília: Centro de Formação Continuada de Professores da Universidade de Brasília – CFORM/UnB: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica – MEC/SEB, 2005.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e métodos. 2.ed. Porto Alegre: Bookman Editora, 2010.

Downloads

Publicado

2025-07-07

Como Citar

CAMPELO DA CUNHA, Ronaldo; JUNG, Hildegard Susana; BARBOSA DA SILVA VIOLANTE, Ivaneide. A interdisciplinaridade como estratégia para uma educação inclusiva no (Novo) Ensino Médio: o caso dos componentes curriculares das Ciências da Natureza. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e025002, 2025. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/2175. Acesso em: 9 jul. 2025.