Na resenha de uma escola inclusiva

perspetivando a abordagem STEAM junto de um aluno com medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão

Autores

Palavras-chave:

Abordagem STEAM. Inclusão. Necessidades Educativas Especiais. Escola inclusiva.

Resumo

A abordagem STEAM traz um olhar interdisciplinar para a interligação de diferentes áreas no processo de ensino e aprendizagem. Este artigo tem como finalidade apresentar um estudo de caso realizado numa escola de Portugal, com um aluno que usufrui de medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão, a partir de uma abordagem STEAM, numa perspectiva de inclusão de todos. Este estudo de caso teve como objetivos: intervir através da planificação e do desenvolvimento de atividades de apoio à aprendizagem tendo em conta o perfil do aluno; elaborar os respetivos recursos materiais; contribuir para a melhoria ao nível das suas aprendizagens e das dificuldades acentuadas e persistentes ao nível da comunicação, interação e cognição, garantindo o acesso ao currículo. Os resultados indicam que as intervenções realizadas conduziram ao desenvolvimento de competências ao nível da comunicação, do trabalho colaborativo, e da tomada de decisões.

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Biografia do Autor

Ana Rosária Matos Fernandes, entro de Desenvolvimento Infantil A Crescer e Já Crescidos

Pós-Graduação. Diretora Técnica do Centro de Desenvolvimento Infantil A Crescer e Já Crescidos. ORCID: https://orcid.org/0009-0004-4401-9130

Paula Marisa Fortunato Vaz, Centro de Investigação Transdisciplinar em Educação e Desenvolvimento (CITeD)

[1] Doutoramento. Centro de Investigação Transdisciplinar em Educação e Desenvolvimento (CITeD), Instituto Politécnico de Bragança (IPB). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7678-6781

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Publicado

2025-07-07

Como Citar

FERNANDES, Ana Rosária Matos; FORTUNATO VAZ, Paula Marisa. Na resenha de uma escola inclusiva: perspetivando a abordagem STEAM junto de um aluno com medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e025009, 2025. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/2176. Acesso em: 9 jul. 2025.