Formação de professores de Física e de Apoio

contribuições para a prática docente inclusiva

Autores

Palavras-chave:

Educação Especial. Formação de professores. Ensino de Física.

Resumo

Este artigo compreende resultados de uma pesquisa qualitativa onde se buscou compreender as inter-relações e articulações da temática Educação Especial na formação inicial e continuada de professores de Física e de Apoio, atuantes no processo geral de inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial (PAEE) na cidade de Uberlândia/MG. Para isso, inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os marcos legais referentes à inclusão de estudantes PAEE e à formação inicial dos professores de Física e Apoio. Também se caracterizou o perfil desses professores, utilizando questionários semiestruturados. Para a interpretação dos dados, foram utilizadas estratégias inspiradas na Análise de Conteúdo. Apesar da inclusão ser prevista em lei, ainda faltam políticas públicas que incentivem a contínua qualificação dos profissionais de educação, principalmente considerados os desafios postos ao processo de ensino e aprendizagem desses estudantes.

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Biografia do Autor

Heloisa Fernanda Francisco Batista, Universidade Federal de Uberlândia

Mestra em Educação. Universidade Federal de Uberlândia (UFU). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8437-7352

Sandro Rogério Vargas Ustra, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação. Universidade Federal de Uberlândia (UFU). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3686-8664

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Publicado

2025-08-29

Como Citar

FRANCISCO BATISTA, Heloisa Fernanda; VARGAS USTRA, Sandro Rogério. Formação de professores de Física e de Apoio: contribuições para a prática docente inclusiva. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e025007, 2025. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/2220. Acesso em: 10 set. 2025.