O Pensamento matemático na perspectiva significativa:

uma revisão de estudos científicos

Autores

  • Fabiana Moreno das Neves
  • Hildegard Susana Jung Universidade La Salle
  • Idio Fridolino Altmann

Palavras-chave:

Pensamento matemático. Aprendizagem. Matemática.

Resumo

O artigo pretende apresentar uma revisão de estudos científicos sobre pensamento matemático. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado em Educação mediante consultas realizadas nas plataformas Capes Teses e Dissertações, Capes Periódicos e BDTD com o descritor pensamento matemático. Após a análise, os resultados apontam que se faz necessária a abordagem de resolução de problemas desde os anos iniciais. Dessa forma, será possível desenvolver o raciocínio lógico de forma significativa e facilitar a compreensão tanto do pensamento numérico, quanto do algébrico, propiciando,aos discentes, maior familiaridade com os conceitos ao ingressarem no Ensino Fundamental II.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Moreno das Neves

Mestranda em Educação na Universidade La Salle

Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle

Doutora em Educação. Pesquisadora e professora do Programa de Pós-graduação em Educação da mesma universidade

Idio Fridolino Altmann

Mestrando em Educação na Universidade La Salle. Especialista em Gerenciamento de Projetos

Referências

ARAUJO, Natalia Keli Santos. Análise das dificuldades na resolução de problemas matemáticos por alunos do 5º ano do ensino fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Fundação Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/5174/1/NATALIA_KELI_SANTOS_ARAUJO.pdf. Acesso em: 24 maio 2020.

CAMPOS, Marcia Azevedo; FARIAS, Luiz Márcio Santos. A educação algébrica e a resolução de problemas numéricos no 6º. ano do ensino fundamental: prelúdio ao pensamento algébrico

Algebraic education and numerical problem solving not 6th. grade elementary school: prelude to algebraic thinking. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, [S.l.], v. 21, n. 3, 2019. ISSN 1983-3156. DOI: 10.23925/1983. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/44582. Acesso em: 24 maio 2020.

DELAZERI, Giovani Rosa. A competência de resolução de problemas que envolvem o pensamento algébrico: um experimento no 9º ano do ensino fundamental. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, 2017. Disponível em: http://www.ppgecim.ulbra.br/teses/index.php/ppgecim/article/view/286/287. Acesso em: 24 maio 2020.

FERNANDES, Renata Karoline. Manifestação de pensamento algébrico em registros escritos de estudantes do ensino fundamental I. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas, Londrina, 2014. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000198959. Acesso em: 24 maio 2020.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

PINHEIRO, Anderson Cangane. O ensino de álgebra e a crença de autoeficácia docente no desenvolvimento algébrico. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciência) - Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Baurú, 2018. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/154898/pinheiro_ac_me_bauru.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em: 24 maio 2020.

PONTES, Edel Alexandre Silva. Método de polya para resolução de problemas matemáticos: uma proposta metodológica para o ensino e aprendizagem de matemática na educação básica. HOLOS, [S.l.], v. 3, p. 1-9, dez. 2019. ISSN 1807-1600. DOI: 10.15628/holos.2019.6703. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6703. Acesso em: 24 maio 2020.

SILVA, Antonia Zulmira da. Pensamento algébrico e equações no ensino fundamental: uma contribuição para o caderno do professor de matemática do oitavo ano. 2012. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, 2012. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10918. Acesso em: 24 maio 2020.

SILVA, Cristiane Barcella. Introdução a álgebra no ensino fundamental: o “x” da questão. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Presidente Prudente, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/134265. Acesso em: 24 maio 2020. Acesso em: 24 maio 2020.

SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, EsteraMuszkat. Metodologia da pesquisa e

elaboração de dissertação. 4. ed. Florianópolis: UFSC, 2005.

Downloads

Publicado

2020-07-11

Como Citar

NEVES, F. M. das; JUNG, H. S.; ALTMANN, I. F. O Pensamento matemático na perspectiva significativa:: uma revisão de estudos científicos. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, p. e020005, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/32. Acesso em: 19 set. 2021.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)