O Pensamento matemático na perspectiva significativa:

uma revisão de estudos científicos

Autores

  • Fabiana Moreno das Neves
  • Hildegard Susana Jung Universidade La Salle
  • Idio Fridolino Altmann

Palavras-chave:

Pensamento matemático. Aprendizagem. Matemática.

Resumo

O artigo pretende apresentar uma revisão de estudos científicos sobre pensamento matemático. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado em Educação mediante consultas realizadas nas plataformas Capes Teses e Dissertações, Capes Periódicos e BDTD com o descritor pensamento matemático. Após a análise, os resultados apontam que se faz necessária a abordagem de resolução de problemas desde os anos iniciais. Dessa forma, será possível desenvolver o raciocínio lógico de forma significativa e facilitar a compreensão tanto do pensamento numérico, quanto do algébrico, propiciando,aos discentes, maior familiaridade com os conceitos ao ingressarem no Ensino Fundamental II.

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Biografia do Autor

Fabiana Moreno das Neves

Mestranda em Educação na Universidade La Salle

Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle

Doutora em Educação. Pesquisadora e professora do Programa de Pós-graduação em Educação da mesma universidade

Idio Fridolino Altmann

Mestrando em Educação na Universidade La Salle. Especialista em Gerenciamento de Projetos

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Publicado

2020-07-11

Como Citar

NEVES, F. M. das; JUNG, H. S.; ALTMANN, I. F. O Pensamento matemático na perspectiva significativa:: uma revisão de estudos científicos. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, p. e020005, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/32. Acesso em: 18 abr. 2024.