Validação de um teste de pensamento crítico para alunos do ensino básico português
Palavras-chave:
Avaliação do Pensamento Crítico. Validação de teste. Alunos do Ensino Básico Português.Resumo
O século XXI é caracterizado por mudanças e imprevistos, sendo necessário proporcionar aos mais jovens (conhecimentos, capacidades, atitudes/valores que lhes permitam enfrentar tal complexidade. Destas destaca-se o Pensamento Crítico, o qual é uma das competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória em Portugal. Além do desenvolvimento destas, é importante avaliá-las de forma clara. Neste âmbito, foi desenvolvido um estudo com a finalidade de verificar a fiabilidade do teste “Onde existe água no Planeta Terra?” de Vieira (2003) para os 4.º, 5.º e 6.º Anos de escolaridade do Ensino Básico Português. Os resultados apontam para a sua fiabilidade.
Downloads
Referências
CASIRAGHI, B.; ALMEIDA, L. Elaboração de um instrumento de avaliação do pensamento crítico em estudantes universitários. Atas do V Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho. [s.l.]: Centro de Investigação em Educação (CIEd), 2017.
COSTA, A. S. G. Pensamento Crítico: Articulação entre Educação Não-formal e Formal em Ciências. Master Dissertation, Universidade de Aveiro 2007. Disponível em: <https://ria.ua.pt/bitstream/10773/1305/1/2008000405.pdf>.
D’HAINAUT, L. Conceitos e Métodos de Estatística. 2 ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1997.
DUARTE, H.; SOUSA, P.; DIXE, M. Validação da versão portuguesa da escala de satisfação dos estudantes de enfermagem relativamente à simulação de alta-fidelidade (ESEE-SAF). In: DIXE, M.; SOUSA, P.; GASPAR, P. (Orgs.). Construindo conhecimento em enfermagem à pessoa em situação crítica. [s.l.]: Instituto Politécnico de Leiria, 2017. p. 185–196.
ENNIS, R. A Logical Basis for Measuring Critical Thinking Skills. Educational Leadership, [s.l.], v. 43, no 2, p. 44–48, 1985.
EUZÉBIO, C.; SOARES, D.; SOARES, T. Reflexão Crítica sobre estudos Quasi-Experimentais. Reflexões em torno de Metodologias de Investigação: métodos (Vol. 1). [s.l.]: UA Editora, 2021. p. 81–92.
GUIMARÃES, P. Métodos Quantitativos Estatísticos. Curitiba: IESDE Brasil S.A, 2012.
MAROCO, J. Análise Estatística com Utilização do SPSS. 3 ed. Lisboa: Edições Sílabo, 2007.
MOURA, G.; GONÇALVES, D. Promoção do Pensamento Crítico no Contexto do 1.o Ciclo do Ensino Básico. RUI MARQUES VIEIRA ET AL (Org.). In: Pensamento crítico na educação: perspetivas atuais no panorama internacional. [s.l.]: UA Editora, 2014. Disponível em: <http://repositorio.esepf.pt/bitstream/20.500.11796/1472/5/Pensamento_critico_algumas_de_suas_carac-1.pdf>.
NASCIMENTO, A. et al. Testes Estatísticos: Uma ferramenta importante em pesquisas quantitativas. Reflexões em torno de Metodologias de Investigação: recolha de dados (Vol. 2). [s.l.]: UA Editora, 2021. p. 87–101.
PEREIRA, C. Atividades de ciências no 2.o CEB promotoras do pensamento crítico. Master dissertation, Universidade de Aveiro 2012. Disponível em: <https://ria.ua.pt/bitstream/10773/10381/1/dissertação.pdf>.
PINHEIRO, N. Atividades promotoras de capacidades de pensamento crítico ligadas à credibilidade das fontes no 1.o CEB. Master dissertation, Universidade de Aveiro 2017. Disponível em: <https://ria.ua.pt/bitstream/10773/23604/1/Dissertação.pdf>.
RESENDE, V. Recursos digitais promotores de pensamento crítico em Ciências no 1.o ciclo. - Universidade de Aveiro, 2015. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10773/16019>.
RIBEIRO, J. Investigação e Avaliação em Psicologia e Saúde. Lisboa: Placebo Editora, 2010.
RIVAS, S.; SAIZ, C. Validación y propiedades psicométricas de la prueba de pensamiento crítico PENCRISAL. Revista Electrónica de Metodología Aplicada, [s.l.], v. 17, no 1, p. 18–34, 2012.
RIVAS, S.; SAIZ, C. Los retos de la evaluación del pensamiento crítico en la educación superior. Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, [s.l.], v. 14, no 26, p. 256–274, 2020.
RIVAS, S.; SAIZ, C.; ALMEIDA, L. Pensamiento crítico y el reto de su evaluación. Educação: Teoria e Prática, [s.l.], v. 30, no 63, p. 1–14, 2020. DOI: https://doi.org/10.18675/1981-8106.v30.n.63.s14706.
SAIZ, C.; ALMEIDA, L.; RIVAS, S. ¿Puede ser evaluado el pensamiento crítico de forma breve? Psico-USF, [s.l.], v. 26, p. 139–148, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1413-8271202126nesp13.
SAIZ, C.; RIVAS, S. Evaluación en pensamiento crítico: una propuesta para diferenciar formas de pensar. Ergo, Nueva Época, [s.l.], v. 22, no 23, p. 25–66, 2008.
TENREIRO-VIEIRA, C. O pensamento crítico na Educação Científica. Lisboa: Instituto Piaget, 2000.
TENREIRO-VIEIRA, C.; VIEIRA, R. M. Promover o Pensamento Crítico dos Alunos - Propostas Concretas para a Sala de Aula. Porto: Porto Editora, 2000.
TENREIRO-VIEIRA, C.; VIEIRA, R. M. Literacia e pensamento crítico: um referencial para a educação em ciências e em matemática. Revista Brasileira de Educação, [s.l.], v. 18, no 52, p. 163–242, 2013.
TENREIRO-VIEIRA, C.; VIEIRA, R. M. Construindo práticas didático-pedagógicas promotoras da literacia científica e do pensamento crítico. Madrid: OEI, 2014.
TENREIRO-VIEIRA, C.; VIEIRA, R. M. Promover o pensamento crítico em ciências na escolaridade básica: propostas e desafíos. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, [s.l.], v. 15, no 1, p. 36–49, 2019.
TENREIRO-VIEIRA, C.; VIEIRA, R. M. Promover o Pensamento Crítico em Contexto CTS: Desenvolvimento de Propostas Didáticas para o Ensino Básico. Indagatio Didactica, [s.l.], v. 12, no 4, p. 471–484, 2020.
TSUI, L. Critical Thinking Inside College Classrooms: Evidence from Four Institutional Case Studies. San Antonio, Texas: Association for the Study of Higher Education, 1999. Disponível em: <https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED437013.pdf>. ISBN: 5738845714.
TUCKMAN, B. Manual de Investigação em Educação. 3 ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2005. ISBN: 972-31-0879-8.
VIEIRA, R. M. O desenvolvimento de courseware promotor de capacidades de pensamento crítico. Unumplished master dissertation - Universidade de Lisboa, 1996.
VIEIRA, R. M. Formação Continuada de Professores do 1o e 2o Ciclos do Ensino Básico Para uma Educação em Ciências com Orientação CTS/PC. Doctoral thesis, Universidade de Aveiro 2003. Disponível em: <https://ria.ua.pt/bitstream/10773/1458/1/2005001712.pdf>.
VIEIRA, R. M. O uso das TIC na promoção do pensamento crítico de Futuros Professores. Indagatio Didactica, [s.l.], v. 6, no 1, p. 363–378, 2014.
VIEIRA, R. M. Didática das Ciências para o Ensino Básico. Faro: Sílabas & Desafios, 2018.
VIEIRA, R. M.; TENREIRO-VIEIRA, C. Estratégias de Ensino /Aprendizagem. Lisboa: Instituto Piaget, 2005. ISBN: 972-771-779-9.
VIEIRA, R. M.; TENREIRO-VIEIRA, C. Investigação sobre o Pensamento Crítico na Educação: Contributos para a Didática em Ciências. In: VIEIRA, R. M. et al. (Orgs.). Pensamento crítico na educação: perspetivas atuais no panorama internacional. [s.l.]: UA Editora, 2014. p. 41–55.
VIEIRA, R. M.; TENREIRO-VIEIRA, C. 25 anos de Investigação, Formação e Inovação sobre Pensamento Crítico na Educação. Pensamento Crítico en Iberoamérica - Teoría e intervención transdisciplinar. México: Editorial Torres Asociados, 2021a. p. 23–44. ISBN: 978-607-8702-30-5.
VIEIRA, R. M.; TENREIRO-VIEIRA, C. Pensamento Crítico e Criativo na Educação em Ciências: percursos de investigação e proposta de referencial. In: KIOURANIS, N. et al. (Orgs.). Pensamento crítico na educação em ciências. [s.l.]: Editora Livraria da Física, 2021b. p. 17–42.
VIEIRA, R. M.; TENREIRO-VIEIRA, C.; MARTINS, I. P. A educação em Ciências com Orientação CTS - Atividades para o Ensino Básico. Porto: Areal Editores, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.