Avaliação para as aprendizagens

pensamento crítico e criativo nas aulas de ciências naturais de alunos do segundo ciclo do ensino básico português

Autores

  • Celina Tenreiro Vieira Universidade de Aveiro
  • Rui M. Vieira Universidade de Aveiro

Palavras-chave:

Pensamento Crítico. Pensamento Criativo. Educação em Ciências. Práticas didático-pedagógicas.

Resumo

Os contextos de vida, hoje, fortemente marcados pela incerteza, justificam uma formação em ciências, que ajude a lidar eficaz e produtivamente com questões socialmente relevantes que envolvem a ciência e a tecnologia. Tal requer uma ênfase no desenvolvimento do Pensamento Crítico e Criativo (PCC), porquanto são fundamentais para alcançar a máxima eficácia na tomada de decisão e na resolução de problemas, num quadro de realização pessoal e de desenvolvimento sustentável. No presente artigo explicitam-se referenciais teóricos e focam-se recortes de práticas didático-pedagógico de ciências, com orientação para o PCC, ilustrativos de atividades e integrando a avaliação para as aprendizagens.

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Biografia do Autor

Celina Tenreiro Vieira, Universidade de Aveiro

Doutora em Educação, Didática das Ciências. Universidade de Aveiro. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7944-2922.

Rui M. Vieira, Universidade de Aveiro

Doutorado em educação, Didática das Ciências. Universidade de Aveiro. ORCID: https://orcid.org/000-0003-0610-6896.

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Publicado

2022-12-21

Como Citar

VIEIRA, C. T.; VIEIRA, R. M. Avaliação para as aprendizagens: pensamento crítico e criativo nas aulas de ciências naturais de alunos do segundo ciclo do ensino básico português. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, p. e022008, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/809. Acesso em: 25 abr. 2024.