Práticas pedagógicas para uma aprendizagem significativa
possibilidades a partir das inteligências múltiplas
Palavras-chave:
Aprendizagem significativa. Atuação docente. Práticas pedagógicas. Modelagem do Ensino.Resumo
O estudo tem por objetivo apresentar uma discussão sobre práticas pedagógicas que contribuem para uma aprendizagem significativa. A metodologia da pesquisa é a de cunho qualitativo, apoiada em uma revisão bibliográfica. Os principais achados apresentam que a aprendizagem significativa ocorre quando o indivíduo passa pelo processo de ancoragem e consegue dar sentido aos conceitos abordados por meio dos subsunçores já existentes. Como possibilidades, ao levar em conta as inteligências múltiplas e a modelagem na prática pedagógica, pode-se proporcionar o protagonismo do aluno através da mediação do professor, valorizando as vivências do indivíduo. Nesse contexto, o ambiente escolar atua como meio motivador, provendo uma aprendizagem significativa.
Downloads
Referências
AUSUBEL, David Paul. Educational psychology: A cognitive view. Nova York, Holt, Rinehart and Winston Inc., 1968.
BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática. Contexto: São Paulo, 2002.
BROUSSEAU, Guy. Introdução ao Estudo das situações didáticas. São Paulo: Ática, 2008.
CERQUEIRA, Teresa Cristina Siqueira. O professor em sala de aula: reflexão sobre os estilos de aprendizagem e a escuta sensível. Psic: Revista da Vetor Editora, v. 7, n. 1, p. 29-38, 2006. Disponível em: https://faculdadebarretos.com.br/wp-content/uploads/2015/11/ESTILOS-DE-APRENDIZAGEM-4.pdf. Acesso em: 10 ago. 2022.
CHRISTENSEN, Clayton M.; HORN, Michael B.; JOHNSON, Curtis W. Inovação na sala de aula: como a inovação disruptiva muda a forma de aprender. Tradução Rodrigo Sardenberg. Bookman Editora, 2012.
D’ AMBROSIO, Ubiratan - Educação matemática: Da prática à teoria. 23ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
FREGONEZE, Gisleine Bartolomei et al. Metodologia científica. Paraná: Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2014.
GARDNER, Howard. Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Tradução de Sandra Costa. Porto Alegre: Artmed, 1994.
GARDNER, Howard. Inteligência: um conceito reformulado. Tradução de Adalgisa Campos da Silva. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
LAMBLÉM, Regina Litz; BITTAR, Marilena. Reflexões sobre a teoria das situações didáticas por duas pesquisadoras em diferentes estágios da vida acadêmica. Educação Matemática Pesquisa, [s. l.], v. 20, n. 2, p. 202–221, 2018. DOI 10.23925/1983-3156.2018v20i2p202-221. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/34803/pdf. Acesso em: 30 nov. 2022.
MARTINS, Eledir da Cruz; TAVARES, Dirce Encarnacion. A Escuta Sensível - Prática do docente interdisciplinar no ensino médio. Revista Interdisciplinaridade, São Paulo, n. 6, p. 18-27, 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/interdisciplinaridade/article/view/22624. Acesso em: 07 fev. 2022.
MOREIRA, Marco; MASINI, Elcie F. Salzano. Aprendizagem significativa: A teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 2001.
MOTTA-ROTH, Désirée.; HENDGES, Gabriela Rabuske. Produção textual na universidade. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
NETO, Manoel José de Miranda. Pesquisa para o planejamento - métodos & técnicas: roteiro para elaboração de projetos. 1. ed. Rio de Janeiro: Editor, 2005.
RAPOPORT, Andrea. Howard Gardner: teoria das inteligências múltiplas. In: SARMENTO, Dirléia Fanfa; RAPOPORT, Andrea; FOSSATTI, Paulo (org.). Psicologia e educação: perspectivas teóricas e implicações educacionais. Canoas, RS: Salles, 2008. p. 45-52.
SULEIMAN, Amal Rahif. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. Educação Teoria e Prática, v. 45, n. 48, p. 200-206, 2015. DOI: 10.18675/1981-8106.vol25.n48.p200-206. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/8935. Acesso em: 17 ago. 2022.
TRAVASSOS, Luiz Carlos Panisset. Inteligências múltiplas. Revista de biologia e ciências da terra, v. 1, n. 2, p. 1-14, 2001. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/500/50010205.pdf. Acesso em: 17 ago. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.