Ensino e aprendizagem do conceito de derivada e suas relações com fenômenos físicos

uma revisão da literatura no caso de um curso de engenharia

Autores

  • Letícia Oberoffer Stefenon Universidade Franciscana
  • Marco Antonio Moreira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Concesa Caballero Sahelices Universidad de Burgos

Palavras-chave:

Derivada, Engenharia Ambiental e Sanitária, Relação Matemática e Física, Ensino Superior

Resumo

Essa pesquisa é parte de uma tese de doutorado em desenvolvimento junto ao Programa de Doctorado en Educación–Enseñanza de las Ciencias, na Universidade de Burgos, Espanha. Trata de uma revisão de literatura, na área de ensino e aprendizagem e enfoca fatores que influenciam na aprendizagem do conceito de derivada e suas relações com fenômenos físicos. Esse artigo tem como objetivo sintetizar pesquisas que relacionam o ensino de derivada a fenômenos físicos, buscou-se identificar investigações que aproximassem Engenharia Ambiental e Sanitária à Matemática e Física. Os estudos apresentados evidenciam a necessidade de novas pesquisas como forma de investigar alternativas para o ensino de derivada. Entende-se que ao trabalhar com situações reais os estudantes possam relacionar e interpretar informações que possibilitem o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo.

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Biografia do Autor

Letícia Oberoffer Stefenon, Universidade Franciscana

Doctoranda en Educación-Enseñanza de las Ciencias -Universidad de Burgos. Professora na Universidade Franciscana-UFN, Brasil. ORCID https://orcid.org/0000-0002-1508-269X

Marco Antonio Moreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Ph. D. Instituto de Física – Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2989-619X

Concesa Caballero Sahelices, Universidad de Burgos

Doutora em Física. Dpto. Didáctica de las Ciencias Expermentales. Universidad de Burgos.

ORCID https://orcid.org/0000-0001-8079-4717

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Publicado

2020-08-09

Como Citar

OBEROFFER STEFENON, L.; MOREIRA, M. A.; CABALLERO SAHELICES, C. . Ensino e aprendizagem do conceito de derivada e suas relações com fenômenos físicos: uma revisão da literatura no caso de um curso de engenharia. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], v. 1, p. e020014, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/83. Acesso em: 21 nov. 2024.