Educação em ciências

pensar o todo

Autores

  • António Cachapuz Universidade de Aveiro

Palavras-chave:

educação em ciências; interdisciplinaridade

Resumo

Tendo como referência a epistemologia da complexidade de Edgar Morin, o estudo visa apoiar uma reflexão crítica sobre a natureza interdisciplinar da Educação em Ciências. Discute-se o próprio campo epistémico da Educação em Ciências como uma ilha de racionalidade segundo Fourez e, em articulação com o anterior argumento, destacam-se três dimensões interdisciplinares: orientação CTS do currículo escolar; pluralismo metodológico no ensino; práticas pedagógicas dos professores. Apresentam-se sugestões de trabalho para os professores visando ajudar os alunos a reinventarem a sua relação com o conhecimento permitindo-lhes dar sentido, unidade e coerência à diversidade das suas representações e experiências com o mundo.

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Biografia do Autor

António Cachapuz, Universidade de Aveiro

Professor Catedrático (aposentado) da Universidade de Aveiro/CIDTFF. ORCID:  https://orcid.org/0000-0001-9112-6087

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Publicado

2023-04-27

Como Citar

CACHAPUZ, A. Educação em ciências: pensar o todo. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e023006, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/933. Acesso em: 21 dez. 2024.