Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática (RevIn) tem como foco a divulgação de pesquisas e estudos que tratem de temáticas relacionadas com ensino e didática das ciências, educação em astronomia, educação e didática em matemática e educação ambiental.

 A Revista publica artigos inéditos em português, espanhol e inglês.

A Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática (RevIn) publica preferencialmente trabalhos com as seguintes temáticas:

Formação de professores

Currículo e políticas públicas do ensino

Alfabetização científica e tecnológica, abordagens CTS/CTSA

Tecnologias educacionais e materiais didáticos

Educação não-formal e divulgação científica

História e filosofia da ciência

Educação ambiental

Educação matemática

Educação em astronomia

 

Qualis/CAPES

Qualis/CAPES (Avaliação)/Evaluation (2017-2020) B1

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os artigos após submissão são, inicialmente, avaliados quanto ao enquadramento ao escopo da RevIn, o cadastro completo dos autores, as normas e diretrizes informados nas diretrizes aos autores e pela verificação de plágio. Caso não correspondam às diretrizes para submissão, os manuscritos são devolvidos, indicando-se as solicitações requeridas. Essa triagem é realizada pelos editores do periódico. Nosso prazo médio para esta tarefa é de 15 dias, dependendo do fluxo de artigos submetidos à RevIn.

Depois de ingressar no processo de avaliação, os artigos são avaliados em duas etapas de avaliação. A primeira por membros do Conselho Consultivo Nacional e a segunda por membros do Conselho Científico Nacional ou Internacional, especialistas na temática do artigo. Na primeira, são avaliados os seguintes itens: adequação ao formato; normas ABNT; figuras, imagens, quadros e respectivas fontes; apresentação do manuscrito no template do periódico; resumos em inglês, espanhol e português; números de páginas; triagem preliminar quanto a cientificidade, clareza, inovação e ineditismo. Para esta segunda etapa o tempo médio é de 1 mês.

Na segunda etapa de avaliação, o artigo é distribuído aos membros do Conselho Científico Nacional ou Internacional, respeitando a adequação entre o tema tratado e a área de conhecimento do especialista. Todos os textos são submetidos à avaliação de, no mínimo, dois pareceristas em um processo cego, sob os seguintes critérios: adequação do título ao conteúdo; estrutura interna do artigo; clareza e pertinência dos objetivos; metodologia consistente que suporte as análises propostas; resultados e discussão que tragam contribuição científica – abordagem inovadora, visão crítica, reflexiva ou criativa, oferecendo avanço para o conhecimento –; citações e referências adequadas às normas técnicas adotadas pela revista; e pertinência à linha editorial da publicação.

Os pareceristas preenchem formulário padrão com opções já determinadas, no qual existe um campo aberto para a justificativa da decisão final aceitando, recusando ou recomendando correções e/ou adequações necessárias aos artigos. Esse processo de avaliação inicial dura, em média, 3 meses.

No caso de divergência entre os avaliadores sobre a pertinência ou não da publicação, o artigo é enviado a um terceiro parecerista e o resultado é submetido à Equipe Editorial para julgamento final.

O processo de avaliação pode ter várias rodadas de avaliação, conforme as avaliações dos pareceristas e correções realizadas pelos autores.

Os artigos que forem para a segunda etapa podem ser:

  • Rejeitados. A rejeição sugerida pelos avaliadores será baseada na análise do conteúdo, com foco na metodologia e na validade dos dados, devendo também considerar a originalidade. 
  •  Aceitos para publicação. Quando existem apenas pequenas correções que não precisem de outras rodadas de avaliação.
  • Aceitos com modificações. Os artigos aprovados com modificações serão reencaminhados aos autores com as considerações dos revisores. Após as correções, o autor reenvia o artigo à revista para verificação do editor e dos revisores, caso estes últimos assim determinarem. 

Alterações ortográficas e gramaticais na língua do artigo, bem como resumos e títulos em língua inglesa e espanhola serão de responsabilidade do(s) autor(es). Não são admitidos acréscimos ou modificações após aprovação da revisão final. Os artigos aprovados ficam então disponíveis para publicação em ordem de sequência.

A Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática (RevIn) aceita a submissão de artigos de estudantes de mestrado e doutorado, sempre que o manuscrito vier assinado por um/a professor/a doutor/a.

 

 

Periodicidade

A Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática (RevIn) adota a publicação em fluxo contínuo 

Com a aplicação do fluxo contínuo, a edição do ano corrente permanecerá aberta (In progress) e, à medida que os artigos forem aprovados e aceitos pelos parecerista, serão inseridos na edição. Não há fascículos, nem periodicidade, publicaremos os artigos aprovados em uma edição anual. 

 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática (RevIn) não cobra taxas e não há cobrança de custos de processamento de artigos e envio de artigos (taxas de processamento de artigos (APCs) / cobranças de envio de artigos). 

 

 

Boas práticas na publicação científica / Código de Ética - Good practice in scientific publication/Code of Ethics - COPE Core practices

Os editores e membros dos conselhos editorial e consultivo desta Revista endossam o Código de Boas Práticas Científicas publicado pela FAPESP, em 2014.

 

Política anti-plágio

Todos os artigos submetidos a este periódico passam por procedimentos de investigação de plágio, antes de serem encaminhados para avaliação dos pareceristas.

A revista utiliza o programa CopySpider.

A Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática (RevIn) repudia qualquer forma de plágio, sendo responsabilidade do autor garantir a originalidade de seu trabalho. Quando detectado possível plágio o artigo é arquivado.

 

ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS

O artigo respeita a ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS, confome a resolução CNS 674/2022

http://conselho.saude.gov.br/resolucoes-cns/2469-resolucao-n-674-de-06-de-maio-de-2022

A aprovação em comitê específico (Comitê de Ética em Pesquisa - CEP) sobre a qual o artigo se refere é de inteira responsabilidade dos autores.

É obrigatório indicar na metodologia as informações sobre a aprovação no CEP. 

 

 

Política de Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

 

 

Rev.Int. de Pesq. em Didática das Ciências e Matemática (RevIn)

e-ISSN 2675-4258

Ano de fundação: 2020