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Dossiê 2023. Chamada na Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP)

A Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP) é uma revista do Instituto Federal de São Paulo, IFSP - Campus Itapetininga, Brasil, que publica a chamada para a Monografia: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DECOLONIAL PLANETÁRIA COMPLEX, organizada por Milagros Elena Rodríguez (UDO-Venezuela), Ivan Fortunato (IFSP-Itapetininga-Brasil) y Osmar Hélio Alves Araújo (UFPB-Brasil).

Este monografia tem como objetivo reunir artigos que abordem a formação de professores em uma educação decolonial planetária complexa e transdisciplinar que represente rupturas definitivas com a colonialidade global e o reducionismo, tanto do professor quanto do que significa educar. Trata-se de um número especial proposto onde “a decolonialidade se refere ao processo que visa transcender historicamente modernidade-pós-modernidade-colonialidade (Rodríguez, 2021); o projeto libertário de conciliar educação com libertação e com a díade descolonialidade planetária – complexidade como libertadora da educação que contribui para a Terra como pátria (Rodríguez, 2022).

As propostas de artigos devem estar vinculadas aos eixos que compõem a chamada temática, com foco em:

  • Pensamento complexo na decolonialidade planetária da formação docente.
  • Descolonialidade planetária e pedagogias descoloniais complexas na formação de professores.
  • Educação planetária e projetos descoloniais planetários em pesquisa transmetódica em ensino.

 

Submissão de artigos completos na seção Dossiê: até 31 de março de 2023.

Edição e publicação: outubro de 2023.

 

CONSIDERAÇÕES

A submissão de artigos deve seguir rigorosamente as normas da Revista disponíveis em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/about/submissions e enviado através do sistema de revistas RIFP.

Os organizadores do dossiê podem ser consultados: Milagros Elena Rodríguez, melenamate@hotmail.com, Ivan Fortunato, ivanfrt@yahoo.com.br, Osmer Hélio Araújo, osmarhelio@hotmail.com

O corpo editorial e os organizadores do dossiê temático agradecem desde já o interesse e a disposição da comunidade acadêmica em socializar produções que promovam a formação de professores em Educação Descolonial Planetária Complexa.

Referências

Rodríguez, Milagros Elena. (2021). Hacia una teoría decolonial planetaria de la Educación Matemática Decolonial Transcompleja. Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 26, n. 1, 01-14, marc. 2021

Rodríguez, Milagros Elena. (2022). Somos natureza na Terra-pátria: visões decoloniais do complexo planetario. Revista Educar Mais, Vol. 6, pp. 209-220.

 

 

 

Dossier 2023. Convocatoria en la Revista Internacional de Formación del Profesorado (RIFP)

 

La Revista Internacional de Formación de Profesores (RIFP) es una revista del Instituto Federal de São Paulo, IFSP - Campus Itapetininga, Brasil, que publica la convocatoria del Monográfico: FORMACIÓN DE PROFESORES EN LA EDUCACIÓN DECOLONIAL PLANETARIA COMPLEJA, organizado por Milagros Elena Rodríguez (UDO-Venezuela), Ivan Fortunato (IFSP-Itapetininga-Brasil) y Osmar Hélio Alves Araújo (UFPB-Brasil).

Este monográfico tiene como objetivo reunir artículos que abordan la formación de profesores en la educación decolonial planetaria compleja y transdisciplinar que representen rupturas definitivas con la colonialidad global y el reduccionismo, tanto del docente como de lo que significa educar. Se trata de un número especial propuesto donde “la decolonialidad se refiere al proceso encaminado a trascender históricamente la modernidad-postmodernidad-colonialidad (Rodríguez, 2021); el proyecto libertario para conciliar la educación con la liberación y con  la diada decolonialidad planetaria – complejidad como liberadora de la educación que coadyuve a la Tierra como patria (Rodríguez, 2022).

Las propuestas de artículos deben estar vinculadas a los ejes que componen la convocatoria temática, centrándose en:

  • Pensamiento complejo sobre la decolonialidad planetaria de la formación docente.
  • Decolonialidad planetaria y pedagogías decoloniales complejas en la formación docente.
  • Educación planetaria y proyectos decoloniales planetarios en la investigación transmetódica en la enseñanza.

 

Envío de artículos completos en el apartado de Dosier: hasta el 31 de marzo de 2023.

Edición y publicación: octubre de 2023.

 

Consideraciones

El envío de artículos debe cumplir estrictamente con las reglas de la Revista disponible en: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/about/submissions y enviarse por el sistema de la revista RIFP.

Puede consultarse a los organizadores del dossier: Milagros Elena Rodríguez, melenamate@hotmail.com, Ivan Fortunato, ivanfrt@yahoo.com.br, Osmer Hélio Araújo, osmarhelio@hotmail.com

El consejo editorial y los organizadores del dossier temático agradecen de antemano el interés y disposición de la comunidad académica por socializar producciones que promuevan una formación de profesores en la Educación Decolonial Planetaria Compleja.

Referencias

Rodríguez, Milagros Elena. (2021). Hacia una teoría decolonial planetaria de la Educación Matemática Decolonial Transcompleja. Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 26, n. 1, 01-14, marc. 2021

Rodríguez, Milagros Elena. (2022). Somos natureza na Terra-pátria: visões decoloniais do complexo planetario. Revista Educar Mais, Vol. 6, pp. 209-220.