Educação e inclusão de pessoas com altas habilidades/superdotação

estado do conhecimento em teses e dissertações (2015-2019)

Autores

  • Shara da Silva Barbosa
  • Solange Franci Raimundo Yaegashi Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Educação. Inclusão. Altas habilidades/superdotação. Prática pedagógica

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar o estado do conhecimento sobre a educação e inclusão de alunos identificados com altas habilidades/superdotação (AH/SD) em escolas regulares, a partir de teses e dissertações produzidas no Brasil entre os anos de 2015 a 2019. Concernente ao procedimento metodológico, trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão de literatura, na qual foi realizado um levantamento sistemático na Base Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (BDTD/IBICT) a respeito da educação e inclusão de alunos com altas habilidades/superdotação. Após uma apreciação criteriosa selecionamos nove trabalhos (teses e dissertações) para analisarmos, os quais foram organizados em quatro categorias de análise. Os resultados revelaram que na maioria dos estudos revisados os docentes e a equipe escolar não possuem qualificações para atender esses discentes, além disso, as escolas não apresentam infraestrutura que possibilita uma rede de apoio sistematizada. Ademais, compreendemos que é fundamental que mais pesquisas e estudos sejam direcionados a esses indivíduos.

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Biografia do Autor

Shara da Silva Barbosa

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM. 

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-02-24

Como Citar

Barbosa, S. da S., & Yaegashi, S. F. R. (2021). Educação e inclusão de pessoas com altas habilidades/superdotação: estado do conhecimento em teses e dissertações (2015-2019). Revista Brasileira De Iniciação Científica, 8, e021010. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/353