A família e o filho com transtorno do espectro autista

reflexões sobre o processo de inclusão escolar

Autores

  • Gabriella Helena Andrade Roberto Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Solange Franci Raimundo Yaegashi Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Emanuelle Tótoli de Oliveira Cezário Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Vitória de Araujo Zanchetti Universidade Estadual de Maringá - UEM

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista. Família. Escola. Desenvolvimento. Aprendizagem. Dinâmica familiar

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) se constitui como um quadro cuja gravidade e cronicidade implica em uma maior demanda por cuidados. Diante disto, a família é convocada a se mobilizar e se adaptar às necessidades da criança autista, o que requer muitas mudanças na dinâmica familiar. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar o impacto da presença de um membro com TEA na família, a fim de compreender que aspectos da dinâmica familiar contribuem ou não para o desenvolvimento da criança. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica, a fim de analisar a produção sobre a temática. Os resultados revelam que a criança com TEA demanda maior atenção e mobilização por parte da família. Por consequência, observa-se um aumento no nível de estresse, sobrecarga física e emocional dos membros da família, especialmente da mãe. Conclui-se que há a necessidade de interação entre família e escola a fim de que ambas possam trabalhar em conjunto para promover o desenvolvimento saudável da criança com TEA.

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Biografia do Autor

Gabriella Helena Andrade Roberto, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Graduanda em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3201-1583 

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7666-7253

Emanuelle Tótoli de Oliveira Cezário, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6908-3885

Vitória de Araujo Zanchetti, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7964-273X

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-12-15

Como Citar

Roberto, G. H. A., Yaegashi, S. F. R., Cezário, E. T. de O., & Zanchetti, V. de A. (2022). A família e o filho com transtorno do espectro autista: reflexões sobre o processo de inclusão escolar. Revista Brasileira De Iniciação Científica, 9, e022023. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/816