A objetivação da prática escolar do Pibid de educação física em uma escola pública do interior do Paraná
Palavras-chave:
PIBID. Formação Inicial. Educação Física Escolar.Resumo
Este estudo busca analisar a prática escolar do PIBID de Educação Física – UEM-PR. Foi realizada uma análise documental (Gil, 2008) dos planos de aulas e dos relatos das aulas ministradas no 6° ano B de uma escola pública, situada na cidade de Maringá-PR. Conclui-se que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-CAPES) contribuiu de forma significativa para a valorização da formação inicial de seus bolsistas, uma vez que os mesmos se apropriaram de teorias pedagógicas que orientaram sua prática docente no cotidiano escolar.
Downloads
Referências
CAPES, Ministério da Educação. Pibid – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Portaria n. 96, de 18 de Julho de 2013.
CARVALHO R.M.A; MACHADO A.B. Os impactos do pibid na formação de professores de educação física para a educação de jovens e adultos. Cadernos de Formação RBCE, p. 57-67, set. 2016.
DUARTE, N. A INDIVIDUALIDADE PARA-SI: contribuição a uma teoria histórico-social da formação do indivíduo. 2. Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1999. (Coleção contemporânea).
DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 2. ed. rev. e ampl. Campinas, SP: Autores Associados , 2001. (Coleção educação contemporânea). http://proletariosmarxistas.com/docs/Publicacoes%20diversas/Vigotski%20e%20o%20aprender%20a%20a%20prender.pdf. Acesso em 10/10/2016.
ENGELS, F. “O Papel do trabalho na transformação do macaco em homem”. In: ENGELS, F. O papel do trabalho na transformação do macaco em homem. São Paulo, Global Editora, 1986. p. 11-37.
GARANHANI M. C; NADOLNY L.F. O professor de educação física na educação infantil: estratégias de um projeto de formação de professores no PIBID/CAPES-UFPR. Cadernos de Formação RBCE, p. 45-57, mar. 2015.
GASPARIN, J. L. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 5º ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. (Coleção educação contemporânea).
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6° ed. São Paulo. Atlas. 2008.
LEONTIEV, ALEXIS. O Desenvolvimento do Psiquismo. Tradução de Rubens Eduardo Frias. 2. Ed. São Paulo: Centauro, 2004. 353 p.
MAGALHÃES, C. H. F. Breves Pressupostos para a elaboração de uma investigação científica. In Sociedade , Educação e Pesquisa em Ciências Humanas. Curitiba. CRV. 2011. P.197-209.
MARTINS, L.M. O DESENVOLVIMENTO DO PSIQUISMO E A EDUCAÇÃO ESCOLAR: contribuições à luz da psicologia histórico cultural e da pedagogia histórico-crítica. 2011. 248 p. (Tese Livre-Docente). Departamento de Psicologia, Universidade Estadual Paulista. Bauru-SP, 2011.
MARTINS, L.M. A Internalização de Signos como intermediação entre a Psicologia Histórico Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 44-57, jun. 2015.
MARTINS, L.M. Contribuições da Psicologia Histórico Cultural para a Pedagogia Histórico-Crítica. Exposição na Mesa Redonda “Marxismo e Educação: Fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica”. VII Colóquio Internacional Marx e Engels, IFCH-UNICAMP, 2012.
MARTINS, L.M. Os Fundamentos Psicológicos da Pedagogia Histórico-Crítica e os Fundamentos Pedagógicos da Psicologia Histórico-Cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 130-143, dez. 2013.
OLIVEIRA, A; MORTOLA, T; GRAEFF, B. A prática das ginásticas na educação física escolar. Revista Didática Sistêmica, v. especial, n. 1, 2012.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11.ed.rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
SILVA JÚNIOR, J. R; FERRETTI, C. J. O Institucional e a cultura da escola. São Paulo Xamã. 2004.
SOARES, C.L; ESCOBAR, O.E; VARJAL, E; BRACHT, V; TAFFAREL, C. Metodologia do Ensino de Educação Física. 1 ed., Editora Cortez. São Paulo – SP, 1992.
VYGOTSKY, L. S.. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. P.169.
WELTER J; WELTER, R; SAWITZKI, R.L. A contribuição do subprojeto PIBID/EDF no processo de planejamento das aulas de educação física para os anos iniciais. Cadernos de Formação RBCE, p. 87-96, mai. 2012.
VYGOTSKY, Lev Semiónovich. (1931). Historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. Obras Escogidas. Tomo III. Disponível em: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwiUvvrBktfWAhVChJAKHfpXAl0QFggnMAA&url=https%3A%2F%2Fedisciplinas.usp.br%2Fpluginfile.php%2F289941%2Fmod_folder%2Fcontent%2F...%2FTomo%25203.pdf%3F...&usg=AOvVaw3_kW_S5OJfd80nkDBfpiTB. Acesso em 10/05/2017.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Iniciação Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.