Autoestima e gênero
depoimentos de jovens mulheres que foram vítimas de bullying na infância ou adolescência
Palavras-chave:
Psicologia social. Impacto psicológico. Exclusão social. Empoderamento. Autoaceitação.Resumo
O bullying tem sido amplamente investigado devido ao seu impacto psicológico e aos danos sociais que provoca, sobretudo na infância e adolescência. Este estudo buscou compreender as repercussões dessas experiências na juventude, analisando como mulheres jovens, estudantes de Psicologia de uma instituição privada no sertão paraibano, percebem a si mesmas após terem vivenciado situações de bullying. Foram examinadas as estratégias de enfrentamento empregadas e as consequências subjetivas relacionadas ao abuso. A pesquisa ocorreu em duas etapas: na primeira, participaram 24 jovens, e na segunda, 7, todas com idades entre 20 e 23 anos. A coleta de dados foi realizada por questionários online e entrevistas semiestruturadas, sendo posteriormente examinados pela Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Os resultados evidenciaram que o bullying afetou de forma significativa a autoestima das participantes, gerando sentimentos de inferioridade e insegurança. Conclui-se que tais experiências influenciaram negativamente o bem-estar emocional e a autoimagem das jovens.
Downloads
Referências
ANDRADE, Elizete Prescinotti; LI, Lilia D’Souza. As consequências do bullying: autoagressão e suicídio no cotidiano escolar. Revista Educação, Guarulhos, v. 15, n. 1, p. 15-22, jan./abr. 2020. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7465782. Acesso em: 10 fev. 2025.
BANDEIRA, Cláudia de Moraes; HUTZ, Claudio Simon. As implicações do bullying na auto-estima de adolescentes. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 131-138, jan./jun. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/TKNR4MjrdTf5Mb3kzNFhxZg/. Acesso em: 10 fev. 2025.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Coimbra: Edições 70, 2015.
BERNADO, Teresinha; MACIEL, Regimeire Oliveira. Racismo e educação: um conflito constante. Contemporânea, São Carlos, v. 5, n. 1, p. 191-205, jan./jun. 2015. Disponível em: https://www.contemporanea.ufscar.br/index.php/contemporanea/article/view/302. Acesso em: 10 fev. 2025.
CARDOSO, Márcia Regina Gonçalves; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; GHELLI, Kelma Gomes Mendonça. Análise de conteúdo: uma metodologia de pesquisa qualitativa. Cadernos da Fucamp, Monte Carmelo, v. 20, n. 43, p. 98-111, jan./mar. 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2347. Acesso em: 10 fev. 2025.
CATINI, Nilza. Problematizando o “bullying” para a realidade brasileira. Tese (Doutorado em Psicologia). Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2004.
FERREIRA, Taiza Ramos de Souza Costa; DESLANDES, Suely Ferreira. Cyberbulling: conceituações, dinâmicas, personagens e implicações à saúde. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 23, n. 10, p. 3369-3379, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/WJYc64dg9Rjxh8k4rJc53gL/. Acesso em: 10 fev. 2025.
GUERRA, Elaine Linhares de Assis. Manual de Pesquisa Qualitativa. Belo Horizonte: Ânima Educação, 2014.
GUIMARÃES, Jamile; CABRAL, Cristiane da Silva. Bullying entre meninas: tramas relacionais da construção de identidades de gênero. Cadernos de pesquisa, São Paulo, v. 49, n. 171, p. 160-179, jan./mar. 2019. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/5708. Acesso em: 10 fev. 2025.
HUTZ, Claudio Simon; ZANON, Cristian. Revisão da adaptação, validação e normatização da Escala de Autoestima de Rosenberg. Revista Avaliação Psicológica, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 41-49, jan./abr. 2011. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1677-04712011000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 09 fev. 2025.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 8.ed. São Paulo: Atlas. 2017.
MATTOS, Michele Ziegler de; JAEGER, Angelita Alice. BULLYING E AS RELAÇÕES DE GÊNERO PRESENTES NA ESCOLA. Revista movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 349-361, abr./jun. de 2015. Disponível em: BULLYING E AS RELAÇÕES DE GÊNERO PRESENTES NA ESCOLA. Acesso em: 12 jul. 2025.
MELIM, Marcelo; PEREIRA, Beatriz. Bullying, Género e Idade. In: Silva, P.; Souza, S.; Neto, I. (org.). O desenvolvimento humano: perspectivas para o século XXI – Memória, Lazer e Atuação Profissional. São Luís: EDUFMA, 2013. p. 292-316.
MELLO, Ana Bárbara Naccarati de. Estudo dos efeitos de longo prazo de bullying em jovens vítimas: uma perspectiva da psicologia analítica. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
MICHELON, Cleonice Maria; SANTOS, Naiara Varela dos. Questionário online como estratégia de coleta de dados para trabalho de conclusão de curso: Relato de experiência. Revista de Casos e Consultoria, Natal, v. 13, n. 1, p. 1-16, jan./dez. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/30388. Acesso em: 21 fev. 2025.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12.ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
MONTERO-CARRETERO, Carlos; PASTOR, Diego; SANTOS-ROSA, Francisco Javier; CERVELLÓ, Eduardo. School Climate, Moral Disengagement and, Empathy as Predictors of Bullying in Adolescents. Frontiers in Psychology, Lausanne, v. 12, n. 1, p. 1-11, mai. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.656775. Acesso em: 12 jul. 2025.
OLIVEIRA, Márcia Regina de; JUNGES, José Roque. Saúde mental e espiritualidade/religiosidade: a visão de psicólogos. Estudos de Psicologia, Natal, v.17, n. 3, p. 469-476, set./dez. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epsic/a/w3hnsrp3wzVcRPL3DkCzXKr/?format=pdf. Acesso em: 12 fev. 2025.
PEREIRA, Helena. P.; LOPES, Diana. G.; GONÇALVES, Marcela. C., & VASCONCELOS-RAPOSO, José. J. Bem-estar psicológico e autoestima em estudantes universitários. Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte, Espanha, v. 12 n. 2, p. 297-305, jul./dez. 2017. Disponível em: Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=311151242013. Acesso em: 11 fev. 2025.
PEREIRA, Sónia Filipa Roque. A Pessoa com baixa autoestima: utilização de mediadores expressivos pelo Enfermeiro Especialista. Dissertação (Mestrado em Enfermagem). Escola superior de enfermagem de Lisboa, Lisboa, 2022.
REZENDE, Lana Pedroso; COSTA, Larissa Fernanda Neves da; COSTA, Nathália Karoline Araújo. Consequências do bullying na vida adulta. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia). Faculdade Una de Catalão, Santa Cruz, 2022.
RISTUM, Marilena. Impactos da violência na escola: um diálogo com professores. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010.
SAMPAIO, Julliane Messias Cordeiro et al. Prevalência de bullying e emoções de estudantes envolvidos. Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 24, n. 2, p. 344-52, abr./jun. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/MR8ZKrtr94qtv8jBtRbMHcF/?lang=en. Acesso em: 17 fev. 2025.
SILVA, Rayane de Sousa; TOZATTO, Alessandra. Bullying no contexto escolar e suas consequências pisicológicas na vida adulta. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, São João del-Rei, v. 9, n. 10, p. 747-763, 2023. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/BULLYING-NO-CONTEXTO-ESCOLAR-E-SUAS-CONSEQU%C3%8ANCIAS-Tozatto-Silva/af69f1f1593eea2119bf4f1cc6869a3d480bd0e5. Acesso em: 10 fev. 2025.
SOUZA, Jackeline Maria de; SILVA, Joilson Pereira da Silva; FARO, André. Bullying e Homofobia: Aproximações Teóricas e Empíricas. Revista Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 289-297, mai./ago. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/YmDLWVdVDKvDrNxSHjXbzbk/?format=pdf. Acesso em: 15 fev. 2025.
SOUZA, Lélia Castro de. Quando o bullying na escola afeta a vida adulta. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 36, n. 110, p. 153-62, mai./ago. 2019. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862019000300004. Acesso em: 17 fev. 2025.
VIERA, Mariana Batista. Timidez e exclusão-inclusão escolar: um estudo sobre identidade. Dissertação (Mestrado em educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Iniciação Científica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.