Capa de revista

‘Vitrine’ de discursos

Autores

  • Marta Silva Souza Universidade Federal de São Paulo
  • Sandro Luis da Silva Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Discurso; Ethos-discursivo; Enunciação.

Resumo

Este estudo tem como objetivo i) evidenciar os resultados obtidos da análise da revista Carta Capital publicada no dia 20 de fevereiro de 2013, a qual tem, a priori, como tema central a renúncia do papa Bento XVI, a partir da análise das estratégias discursivas utilizadas na construção dos enunciados com o objetivo de elucidar como tais pontos auxiliam no processo de constituição do ethos discursivo da edição. Serviram com respaldo teórico os estudos da Análise do Discurso de linha francesa, sobretudo nas concepções discursivas de Maingueneau (1997, 2004, 2008, 2010, 2012) e nos conceitos de comunicação de massa de Morin (1997). Para a análise do corpus utilizamos análise e interpretações de categorias de linguagem, os recursos utilizados para promover aproximação entre os enunciados da revista e seu leitor-alvo. Constatamos que os enunciados produzidos na capa, corpus desta pesquisa, são constituídos de recursos cujo objetivo é manipular o leitor, a fim de promover mais a persuasão do que a reflexão de seu leitor sobre o tema apresentado. Observamos, ainda, que o assunto destacado como tema principal acaba por se tornar um pretexto para elucidar o posicionamento discursivo desta edição em relação à doutrina da Igreja Católica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Silva Souza, Universidade Federal de São Paulo

Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, São Paulo

Sandro Luis da Silva, Universidade Federal de São Paulo

Professor Dr. da Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, São Paulo

Referências

BENVENISTE, E. Problemas de Linguística Geral I. 5. ed. Campinas, SP:b Pontes, 2006.

BARBERO, J. M. Dos meios às mediações. Trad. Ronald Polito e Sérgio Alcides. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2009.

BRANDÃO, Helena H. N. Analisando o discurso. Disponível em <http://www.museulinguaportuguesa.org.br/files/mlp/texto_1.pdf>. Acesso em 08 de abril de 2013.

Disponível em < http://www.brasilescola.com/sociologia/cultura-1.htm>. Acesso 08 de abril de 2013.

CARTA CAPITAL. Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/>. Acesso em 08 abr. 2013.

CHARAUDEAU, Patrick e MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de análise do discurso. Trad. (Coord.) KOMESU, Fabiana. 2. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2008. p. 220.

FIORIN, J. L. O ethos do enunciador. In.: Em busca do sentido: estudos discursivos. 2 ed.- São Paulo: Contexto, 2012.

FONSECA-SILVA, M. C. e POSSENTI, S. (orgs.). Mídia e rede de memórias. Vitória da Conquista/BA: Edições Uesb, 2007.

GREGOLIN, M. R. “Formação discursiva, redes de memória e trajetos sociais de sentido: mídia e produção de identidades”. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2004.

--------------------------------------. A noção de ethos. In: Ethos Discursivo. (Org) MOTTA, Ana Raquel & SALGADO, Luciana. 2 ed.- São Paulo: Contexto, 2011.

________________________. MAINGUENEAU, D. Cenas da enunciação. POSSENTI, S. e SOUZA-E-SILVA, M. C. P. (orgs.). São Paulo: Parábola, 2008.

_______________________. Gênese dos discursos. Curitiba: Criar, 2005b.

MARIANI, B. S. C. Os primórdios da imprensa no Brasil (ou: De como o discurso jornalístico constrói memória). In: ORLANDI, E.

(Org.). Discurso fundador (A construção do país e a formação da identidade nacional). Campinas: Pontes, 2001. p. 31-42.

MAZETTI, H. “Mídia e questionamentos do poder: três abordagens teóricas” in COUTINHO, E. G., FREIRE FILHO, J. e PAIVA, R. (orgs.) Mídia e Poder. Rio de Janeiro: Mauad X, 2008, p.255 – 273.

MORAN, E. Primeira parte: Cultura de massas no século XX: neurose. 9 ed. Rio de Janeiro- Forense Universitária, 1997.

SETTON, Maria da Graça. Mídias: uma nova matriz da cultura. In.: Mídia e educação. São Paulo: Contexto, 2011. p. 13.

SILVA, M. C. F. e POSSENTI, S. (orgs.) Mídia e rede de memória. Vitória da Conquista: Edições Uesb, 2007. Disponível em <

http://www.canaldaimprensa.com.br/canalant/foco/quarent8/foco4.htm>. Acesso em 08 de abril de 2013.

Disponível em < http://www.metodista.br/gestaodecidades/publicacoes/boletim/09/comunicacaode-massa-a-industria-cultural-a-nossa-visao/>. Acesso 12 de abril de 2013.

Downloads

Publicado

2025-09-04

Como Citar

Souza, M. S., & Silva, S. L. da. (2025). Capa de revista: ‘Vitrine’ de discursos. Revista Brasileira De Iniciação Científica, 3(1), 43–60. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/2523

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.