Leitura e escrita amadora em meio digital

um estudo sobre publicações de "literatura feminina" no Wattpad

Autores

  • Gabriela Manzato Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Eliane Fernandes Azzari Pontifícia Universidade Católica de Campinas https://orcid.org/0000-0003-3861-0712

Palavras-chave:

Letramentos, Tecnologias digitais, Escrita amadora, Etnografia digital

Resumo

Este artigo apresenta recorte de nossa pesquisa em que discutimos a relação entre a leitura e a escrita realizadas em mídias digitais e possíveis interfaces com a democratização de práticas de letramentos. Nossos dados advêm de investigação etnográfica digital, fundamentada em Pink et al (2016) e realizada na plataforma Wattpad. Buscamos histórias escritas, compartilhadas e comentadas por mulheres escritoras amadoras e que também se mostrem endereçadas a leitoras. Para nossa análise, adotamos a perspectiva dos Letramentos (Monte Mór, 2017), a visão de Bakhtin (2016), de Vadde (2017) e Viires (2005), entre outras.

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Biografia do Autor

Gabriela Manzato, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Graduanda em Letras: Português/Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

OrciD: https://orcid.org/0000-0003-3879-7206

Eliane Fernandes Azzari, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professora e pesquisadora em regime de dedicação integral nos Cursos de Graduação Português/Inglês da Faculdade de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Desenvolve pesquisa institucional em área interdisciplinar. Doutora e Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), realiza pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP).

Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-01-26

Como Citar

Manzato, G., & Azzari, E. F. (2022). Leitura e escrita amadora em meio digital: um estudo sobre publicações de "literatura feminina" no Wattpad. Revista Brasileira De Iniciação Científica, 8, e021045. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/528