Desenvolvimento de concreto colorido de alta resistência por meio do uso de pigmentos, cura térmica e pó de quartzo
Palavras-chave:
Concreto colorido. Alta resistência. Pó de Quartzo.Resumo
Este artigo busca desenvolver um concreto colorido, utilizando pigmentos, pó de quartzo e cura térmica, de alta resistência à compressão. O concreto será avaliado por teste de abatimento e por compressão uniaxial. A partir dos testes notou-se que o concreto com pigmento vermelho apresentou melhores resultados do que com o pigmento azul. A redução do teor A/C do
concreto e a cura dos corpos de prova a 50°C resultaram em 74 Mpa de resistência e os testes com uso de pó de quartzo obtiveram 131 Mpa.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5738: Concretoprocedimento para moldagem e cura de corpos-de-prova. Rio de Janeiro, 2008.
CECCONELLO, V.; TUTIKIAN, B. A influência das baixas temperaturas na evolução das resistências do concreto. 2012. REV. IBRACON DE
ESTRUTURAS E MATERIAIS, vol5, no 1. Pag 68-83, Fev. ISSN 1983-4195. São Paulo.
PASSUELO, Alexandra. Análise de parâmetros influentes na cromaticidade e comportamento mecânico de concretos a base de cimento branco. 2004. Dissertação(Pós Graduação em Engenharia Civil), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS.
SANTOS, L. F.; BARBOSA, M. P.. Avaliação do desempenho das propriedades mecânicas de concretos self compacting elaborados com
diferentes tipos de cimentos submetidos à cura térmica. 2011. REV. IBRACON DE ESTRUTURAS EMATERIAIS, vol4, no 3. Pag 361-385, Ago. ISSN 1983-4195. São Paulo.
SHERWIN-WILLIAMS DO BRASIL. FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico. In: PRODUTOS. São Paulo. 2011. Disponível em:<http://www.sherwin-williams.com.br/>. Acesso em: 30/03/2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Iniciação Científica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.