Análise das taxas de abandono escolar do ensino fundamental de escolas de jacarezinho-PR
Palavras-chave:
abandono escolar, Ensino Fundamental, Anos Iniciais e Finais, EducaçãoResumo
O presente estudo analisou os índices de abandono escolar do Ensino Fundamental do Município de Jacarezinho (PR) dos últimos anos publicados no INEP. Utilizamos a Análise de Conteúdo para embasar nossas análises. Foram construídas categorias emergentes variando de valores suaves (abaixo das médias ou nulos), típicos (da ordem das médias) a extremos (acima das médias) da taxa de abandono escolar com relação às médias nacional, regional, estadual e municipal. Constatou-se que, para os Anos Iniciais foram predominantemente suaves, enquanto que para os Anos Finais, extremos.
Downloads
Referências
BAPTISTA, M. N. Metodologias de pesquisa em Ciências: análises quantitativa e qualitativa. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2018.
BARDIN, L. Análise de conteúdo (Edições 70). Lisboa. Portugal, 2011.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora, 1994.
BORJA, I. M. F. S.; MARTINS, A. M. O. Evasão escolar: desigualdade e exclusão social. Revista Liberato, v.15, n. 23, p. 93-102, 2014.
BRANCO, E. P. et al. Evasão escolar: desafios para permanência dos estudantes na educação básica. Revista Contemporânea de Educação, v. 15, n. 34, p. 133-155, 2020.
BRANDÃO, Z.; BAETA, A. M. B.; ROCHA, A. D. C. Evasão e repetência no Brasil: a escola em questão. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Dois Pontos, 1986.
FERREIRA, F. A. Fracasso e evasão escolar, 2013. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacao-escolar/fracasso-evasao-escolar.html>. Acesso em 22 Abril 2021.
FILHO, R. B. S.; ARAÚJO, R. M. D. L. Evasão e abandono escolar na educação básica no Brasil: fatores, causas e possíveis consequências. Educação Por Escrito, v. 8, n. 1, p. 35-48, 2017.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC). Microdados da amostra Rio de Janeiro: IBGE; 2019.
LEON, F. L. L.; MENEZES-FILHO, N. Reprovação, avanço e evasão escolar no Brasil. Pesquisa e Planejamento Econômico, Rio de Janeiro, v.32, n.3, p.417-451, 2002.
LOPES, B. E. M. Evasão escolar no ensino médio noturno: mediações entre as políticas educacionais contemporâneas e as dinâmicas escolares, 2017. 345 p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
SENADO FEDERAL. Constituição Federal de 1988. Brasília, DF, 1988.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Iniciação Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.