Panorama das pesquisas de educação em astronomia no Brasil

análise dos trabalhos apresentados nas edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC)

Autores

  • Isabele Cristina Ferreira da Silva IFSP Itapetininga
  • Alexandre Shigunov Neto IFSP Itapetininga

Palavras-chave:

educação em astronomia. Ensino. Estado da arte. Educação em ciências.

Resumo

A presente pesquisa realizou o mapeamento da publicação de trabalhos relacionados a temática da educação em astronomia publicados nas 12 edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Utilizando as pesquisas do tipo “estado da arte” para coletar e analisar as pesquisas sobre educação em astronomia identificamos 57 trabalhos apresentados nas 12 edições realizadas do ENPEC. Pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina foram os que mais apresentaram trabalhos, seguidos pelos da Universidade de São Paulo. Entre as temáticas mais discutidas estão “processo ensino/aprendizagem” e “trabalho docente”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabele Cristina Ferreira da Silva, IFSP Itapetininga

Aluna do curso técnico em eletromecânica integrado ao ensino médio do IFSP Itapetininga. Bolsista PIBIC-EM edição 2021/2022

Alexandre Shigunov Neto, IFSP Itapetininga

Doutorado em Educação (Unicamp). Coordenador de Pesquisa & Inovação, IFSP, campus Itapetininga. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-0633-5237

Referências

Banco de Teses e Dissertações da CAPES

http://servicos.capes.gov.br/capesdw/

Banco de Teses e Dissertações sobre Educação em Astronomia (BTDEA) http://www.btdea.ufscar.br/

Bancos de Teses Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) http://bdtd.ibict.br/

BISCH, Sérgio M. Astronomia no Ensino Fundamental: natureza e conteúdo do conhecimento de estudantes e professores. 1998. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.

BRETONES, P. S. & MEGID NETO, J., Tendências de teses e dissertações sobre ensino de Astronomia no Brasil, In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA, XXIX, 2003, Águas de São Pedro.

BRETONES, P. S. & MEGID NETO, J., Tendências de teses e dissertações sobre ensino de Astronomia no Brasil, In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA, XXIX, 2003, Águas de São Pedro.

BRETONES, Paulo S. Banco de Teses e Dissertações sobre Educação em Astronomia: implantação, dificuldades e possíveis contribuições. 2011. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA, 1., 2011, Rio de Janeiro.

Disponível em: https://sab-astro.org.br/wp-content/uploads/2017/03/SNEA2011_TCO15.pdf. Acesso em 10 mar. 2019.

BRETONES, P. S. Banco de Teses e Dissertações sobre Educação em Astronomia: implantação, dificuldades e possíveis contribuições. 2011.

BRETONES, P. S. Ensino e Divulgação da Astronomia na América Latina na Perspectiva da LIADA. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 6, p. 7-19, 2008.

BRETONES, Paulo S. Os Encontros brasileiros de Ensino de Astronomia e seu papel na construção da área. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA, 3., 2014, Rio de Janeiro. Atas [...] Rio de Janeiro: SAB, 2014. p. 1-9.

BRETONES, Paulo S.; MEGID NETO, Jorge. An analysis of papers on Astronomy Education in proceedings of IAU meetings from 1988 to 2006. Astronomy Education Review, Washington, v. 10, n. 1, 2011. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ940533. Acesso em: out. 2020.

BRETONES, Paulo S.; MEGID NETO, Jorge. Tendências de teses e dissertações sobre Educação em Astronomia no Brasil. Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 35-43, 2005. Disponível em: http://www.paulobretones.com.br/Textos/Artigo%20SAB%20v24_n2_2005_BretonesMegid.pdf. Acesso em: jun. 2014

BRETONES, Paulo S.; MEGID NETO, Jorge; CANALLE, João B. G. A educação em Astronomia nos trabalhos das reuniões anuais da Sociedade Astronômica Brasileira. Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 55-72, 2006.

BRETONES, Paulo Sergio; COMPIANI, Maurício. Disciplinas Introdutórias de Astronomia nos Cursos Superiores do Brasil. Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira. v. 20, n. 3, p. 61-82, 2001.

BRETONES, Paulo Sergio; VIDEIRA, Antonio Augusto Passos. A Astronomia no Ensino Superior Brasileiro entre 1808 e 1889. Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira. v. 22, n. 3, p. 37-49, 2003.

BUSSI, Barbara; BRETONES, Paulo S. Educação em Astronomia nos trabalhos dos ENPECs de 1997 a 2011. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9., 2013, Águas de Lindóia, Atas [...]. Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2013. p.1- 8

CACHAPUZ, António F. Do sentido actual da pesquisa em formação de professores de ciências. In: Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, IV, Bauru, 2003. Atas... 2003, CDROM.

CARVALHO, Raquel Aparecida e SHIGUNOV NETO, Alexandre. Uma visão da pesquisa sobre formação de professores no Brasil presente em periódicos da área de educação: análise da produção acadêmica entre os anos de 2000 e 2017. Revista Brasileira de Iniciação Científica. Itapetininga. Vol. 5, n. 3, 2018.

FERNANDES, Telma C.; NARDI, Roberto. Uma análise dos trabalhos sobre Educação em Astronomia nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10., 2015, Águas de Lindóia. Atas [...]. Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R2072-1.PDF. Acesso em: mai. 2018.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas "estado da arte". Educ. Soc., Campinas , v. 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002000300013&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 31 jan. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013.

FERREIRA, Orlando R. O Estado da Arte da Educação e do Ensino de Astronomia no Brasil e a translação do conhecimento científico. 2020. Tese (Doutorado) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2020.

FERREIRA, Orlando R.; VOELZKE, Marcos R. Análise do Banco de dados de teses e dissertações do DME/Ufscar sobre Educação em Astronomia. Revista Univap., São José dos Campos, v. 19, n. 34, p. 16-20, nov. 2013.

GONÇALVES, Paula C. da S.; BRETONES, Paulo S.; VIVEIRO, Alessandra A. Female participation in theses on Astronomy Education in Brazil. In: ASTRONOMY EDUCATION CONFERENCE, 1., 2021, Munique. Proceedings [...]. Munique, IAU, 2021. p. 35-45.

GONÇALVES, Paula Cristina da Silva. Pesquisas sobre educação em Astronomia no Brasil: um estudo baseado em teses e dissertações (1973-2018). Tese (Doutorado Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2022.

IACHEL, G. Um estudo exploratório sobre o ensino de Astronomia na formação continuada de professores. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru, 2009.

IACHEL, Gustavo e NARDI, Roberto. Algumas tendências das publicações relacionadas à astronomia em periódicos brasileiros de ensino de Física nas últimas décadas. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte), Ago 2010, vol.12, no.2, p.225-238. ISSN 1983-2117.

LANGHI, R.; SHIGUNOV NETO, A. A formação de professores em astronomia: uma análise do banco de teses e dissertações sobre educação em astronomía. Góndola, enseñanza y aprendizaje de las ciencias, v. 16, p. 510-521-521, 2021.

LANGHI, R. Um estudo exploratório para a inserção da Astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru, 2004

LANGHI, R., & NARDI, R. Justificativas para o ensino de Astronomia: o que dizem os pesquisadores brasileiros? Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 14, n. 3, 041-059, 2014.

LANGHI, Rodolfo e NARDI, Roberto. Ensino de astronomia no Brasil: educação formal, informação, não formal e divulgação científica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 4, 4402, 2009.

LANGHI, Rodolfo. Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental: repensando a formação de professores. Tese (Doutorado) ‒ Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2009.

LANGHI, Rodolfo. Educação em Astronomia: da revisão bibliográfica sobre concepções alternativas à necessidade de uma ação nacional. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, 238 v. 28, n. 2, p. 373-399, 2011

LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Educação em Astronomia: repensando a formação de professores. São Paulo: Escrituras Editora, 2012.

LIMA, Gleici K. de; GHIRARDELLO, Dante; SANTOS MACHADO, Daniela; FORTUNATO DE OLIVEIRA, Rodolfo; LANGHI, Rodolfo. Investigações sobre educação em astronomia: estado do conhecimento da RELEA, SNEA, RBEF E CBEF. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 1, 2021. DOI: 10.35819/tear.v10.n1.a4794. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/4794. Acesso em: nov. 2021

MARRONE JÚNIOR, J. Um perfil da pesquisa em ensino de Astronomia no Brasil a partir da análise de periódicos de ensino de Ciências. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007.

MEGID NETO, J. Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de Ciências no nível fundamental. 1999. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.

MEGID NETO, J. Três décadas da pesquisa em educação em Ciências: tendências em teses e dissertações (1972-2003). In: NARDI, R. (org). A pesquisa em ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. p. 341-356. São Paulo: Escrituras Editora, 2007.

MEGID NETO, Jorge; CARVALHO, Luiz Marcelo. Pesquisas de estado da arte: fundamentos, características e percursos metodológicos. In: ESCHENHAGEN, G. M. L.; VÉLEZ-CUARTAS, G. MALDONADO, C.; PINO, G.G (Edits). Construcción de problemas de investigación: diálogos entre el interior y el exterior. Universidad Pontifica Bolivariana / Universidad de Antioquia: Medellin, 2018. p. 97-113.

RODRIGUES, Fábio M.; LANGHI, Rodolfo. As produções científicas nos simpósios Nacionais de Educação em Astronomia: afinal, sobre o que estamos publicando? In: SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA, 5., 2018, Londrina. Atas [...]. Londrina: SAB, 2018. p. 1-10

ROMANOWSKI, Joana Paulin e ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, [S.l.], v. 6, n. 19, p. p. 37-50, jul. 2006. ISSN 1981-416X. Disponível em: . Acesso em: 20 maio. 2020.

SALEM, Sonia. Estado da arte dos estados da arte da pesquisa em ensino de Física. VII Encontro Nacional de Pesquisas em Educação de Ciências. Florianópolis, 2009.

SALEM, Sonia. Perfil, evolução e perspectivas da pesquisa em ensino de física no Brasil. Tese de doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

SEVERINO, Antonio J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez & Moraes, 1986.

SHIGUNOV NETO, A. O que se pesquisa em educação em astronomia: uma análise do periódico Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia no período compreendido de 2004 a 2019. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, p. e021002, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/336. Acesso em: 30 mar. 2021.

SHIGUNOV NETO, Alexandre. Gênese e desenvolvimento das pesquisas em Educação em Ciências nos programas de pós-graduação da área de Ensino da CAPES: estudo da produção e do perfil profissional e acadêmico. Tese Doutorado. Faculdade de Educação. Unicamp, Campinas, 2022

SIEMSEN, Giselle H.; LORENZETTI, Leonir. A Pesquisa em Ensino de Astronomia: analisando a produção acadêmica brasileira. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11., 2017, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ABRAPEC, 2017. p. 1-10.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-03-26

Como Citar

Silva, I. C. F. da, & Shigunov Neto, A. (2023). Panorama das pesquisas de educação em astronomia no Brasil: análise dos trabalhos apresentados nas edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Revista Brasileira De Iniciação Científica, 10, e023011. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/913