Pinacoteca de São Paulo

um mapeamento da comunicação no museu

Autores

  • Rebeca de Oliveira Dias Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Juliana Doretto Pontifí­cia Universidade Católica de Campinas

Palavras-chave:

Pinacoteca de São Paulo, Comunicação, Comunicação nos museus, Museus on-line

Resumo

A comunicação entre museu e público acontece no espaço físico da exposição, porém não deve ser limitada a esse lugar, mas transpassar essa relação. Este artigo teve o objetivo de fazer um mapeamento do processo de comunicação na Pinacoteca de São Paulo, com atenção especial às práticas realizadas nas suas redes sociais, mas também no museu físico, em quatro exposições. Foi observado que as novas tecnologias se transformaram em ferramentas de comunicação do museu, mas que as estratégias físicas necessitam de aperfeiçoamento.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rebeca de Oliveira Dias, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Estudante de Graduação do 5º. semestre do curso de jornalismo

Juliana Doretto, Pontifí­cia Universidade Católica de Campinas

Doutora em Ciências da Comunicação. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Referências

ALMEIDA, Adriana Mortara. Os visitantes do Museu Paulista: um estudo comparativo com os visitantes da Pinacoteca do Estado e do Museu de Zoologia. An. Mus. Paul., São Paulo, v. 12, n. 1, p. 269-306, dez. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-47142004000100020&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 16 jun. 2020.

GOODE, William J.; HATT, Paul K. Métodos em pesquisa social. São Paulo: Nacional, 1979.

MUCHACHO, Rute. Museus virtuais: A importância da usabilidade na mediação entre o público e o objecto museológico. In 4º SOPCOM. Livro de actas, 2005.Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/muchacho-rute-museus-virtuais-importancia-usabilidade-mediacao.pdf>. Acesso em: 28 fev.2019.

PINACOTECA ARTE E CULTURA – APAC. Organização Social de Cultura UGE: Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico. Dísponivel em: <http://apacsp.org.br/

wp-content/uploads/sites/5/2018/12/Relat%C3%B3rio-Atividades-3%C2%BA-trimestre-2018.pdf>. Acesso em: 9 mar. 2019.

PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Museu de São Paulo de Arte Contemporânea. Disponível em: <http://pinacoteca.org.br/a-pina/sobre-a-pinacoteca/>. Acesso em: 9 de mar. 2019.

ROQUE, Maria Isabel Rocha. A comunicação no museu. Dissertação Final do Curso de Pós-Graduação em Museologia e Património Artístico. Lisboa, ano letivo 1989/90. Disponível em: < https://www.academia.edu/4057469/A_comunica%C3%A7%C3%A3o_no_museu>. Acesso em 20 jul. 2020.

SCHWEIBENZ, Werner. O desenvolvimento dos museus virtuais. Icom News (Newsletter of the International Council of Museums), v. 57, n. 3, p. 3, 2004.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-02-26

Como Citar

de Oliveira Dias, R., & Doretto, J. (2021). Pinacoteca de São Paulo: um mapeamento da comunicação no museu. Revista Brasileira De Iniciação Científica, 8, e021011. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/98