Panorama da pesquisa sobre formação de professores no brasil presente em periódicos da área de educação
análise da produção acadêmica entre os anos de 2000 e 2016
Palavras-chave:
Formação de professores, estado da arte, professoresResumo
Esta pesquisa pretende apresentar o mapeamento dos artigos relacionados a temática da formação de professores publicados em três periódicos nacionais da área da Educação entre os anos de 2000 a 2016: Revista Brasileira de Educação, Educação e Pesquisa e Cadernos de Pesquisa. Para categorizar os artigos encontrados na coleta de dados utilizamos a categorização criada por Brzezinski (2009). Os resultados obtidos indicam as temáticas Concepções de Docência e formação de professores e Políticas e propostas de profissionais da educação foram as que mais foram discutidas nos periódicos analisados.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli; SIMÕES, Regina H.S.; CARVALHO, Janete M. e BRZEZINSKI, Iria. Estado da arte da formação de professores no Brasil. Educação & Sociedade. Campinas, Ano XX, nº 68, p.301-309, 1999.
BRZEZINSKI, I. Formação de profissionais da educação no GT 8/Anped. : travessia histórica. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 1, p. 1-5, 2009.
CACHAPUZ, António F. Do sentido actual da pesquisa em formação de professores de ciências. In: Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, IV, Bauru, 2003. Atas... 2003, CDROM.
CUNHA, Maria Isabel da. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Educ. Pesqui., São Paulo , v. 39, n. 3, p. 609-626, set. 2013
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas "estado da arte". Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002, disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002000300013&lng=pt&nrm=iso>.acesso:em 31 jan. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013.
GATTI, Bernardete Angelina (Org.). O trabalho docente: avaliação, valorização, controvérsias. Campinas, Autores Associados, 2016.
GATTI, Bernardete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá e ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011. 300 p.
GUÇÃO, M. F. B. ; JESUS, A. C. S. de ; TAKAHASHI, B. T. ; CARNIO, M. P. ; NARDI, R. . Um panorama sobre a temática de formação de professores de Física presente em periódicos da área de Ensino de Ciências na última década. In: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2011, Manaus. Anais do XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2011.
MACIEL, Lizete Shizue Bomura; SHIGUNOV NETO, Alexandre. Formação de professores: a importância da pesquisa para a formação do professor pesquisador. São Paulo: Edições Hipótese, 2017.
MEGID NETO, J. Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de Ciências no nível fundamental. 1999. 365 p. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.
ROMANOWSKI, Joana Paulin. Tendências da pesquisa em formação de professores. Atos de Pesquisa em Educação. ISSN 1809-0354 v. 8, n. 2, p.479-499, mai./ago. 2013 DOI http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n2p479-499.
SALEM, Sonia e KAWAMURA, Maria Regina D. Estado da arte dos estados da arte da pesquisa em ensino de Física. VII Encontro Nacional de Pesquisas em Educação de Ciências. Florianópolis, 2009.
SALEM, Sonia. Perfil, evolução e perspectivas da pesquisa em ensino de física no Brasil. Tese de doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
SEVERINO, Antonio J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez & Moraes, 1986.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Iniciação Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.