A incursão no tema radiação não ionizante na Educação Básica

Autores

Palavras-chave:

Educação Básica. Ensino de Física. Base Base Nacional Comum Curricular. Letramento científico. Radiação não ionizante.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a inserção do tema radiação não ionizante na Educação Básica, especialmente no Ensino Médio, com base nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. A pesquisa, de natureza qualitativa, investigativa e bibliográfica, discute a importância da contextualização e interdisciplinaridade no ensino de Física, destacando o papel da radiação não ionizante no cotidiano e seus efeitos sobre a saúde e o meio ambiente. A partir da análise de documentos oficiais, dados de percepção pública da ciência e produções acadêmicas, constata-se a escassez de abordagens pedagógicas sobre o tema e a necessidade de maior articulação entre Ciência, Tecnologia e Educação. Conclui-se que a inclusão crítica e contextualizada desse conteúdo pode contribuir para o letramento científico e para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para os desafios contemporâneos.

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Biografia do Autor

Cassiane Beatrís Pasuck Benassi, Unioeste

Doutora em Educação em Ciências e Educação Matemática. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6593-3966

Dulce Maria Strieder, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Educação.  Universidade Estadual do Oeste do Paraná. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4495-6664

Queli Ghilardi Cancian , UNIOESTE

Doutora em Educação e em Estudos Globais. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6135-1432

Deisiane De Toni Alves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda em Educação. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. ORCID: https://orcid.org/0009-0008-8113-8891

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Publicado

2025-08-29

Como Citar

BENASSI, Cassiane Beatrís Pasuck; STRIEDER, Dulce Maria; CANCIAN , Queli Ghilardi; ALVES, Deisiane De Toni. A incursão no tema radiação não ionizante na Educação Básica. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e025006, 2025. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/2324. Acesso em: 11 set. 2025.