Esboço de uma teoria da ação para a Teoria Ator-Rede

aplicações e implicações

Autors/ores

Paraules clau:

Focos da Aprendizagem. Teoria Ator-Rede. Ensino de Ciências.

Resum

O presente artigo tem como objetivo analisar a ação dos Focos da Aprendizagem, tendo por base a Teoria Ator-Rede (ANT). Para isto, esboçamos uma teoria da ação da ANT constituída pelos seguintes pressupostos: Actante, Performance, Coletivo, Programa de ação, Ator híbrido, Translação, Intermediário/Mediador e Incerteza. Tais pressupostos foram aplicados a documentos produzidos por um grupo de pesquisa da área de Ensino de Ciências e Matemática. Por meio deles conseguimos demonstrar que os Focos podem ser entendidos como actantes, ou seja, atores não humanos, cuja essência, enquanto categorias a priori, podem ser observadas a partir de sua performance nos coletivos aos quais estiveram conectados. As análises também demonstraram que os Focos: formaram híbridos; suas ações foram incertas; produziram diversos subprogramas de ação; passaram por diversas translações; e atuaram como mediadores, na maior parte do tempo. Ao final, apresentamos algumas implicações das análises realizadas neste artigo para a continuidade das pesquisas.

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Biografies de l'autor/a

Sergio Arruda, Universitat Estatal de Londrina

Doctora en Educació per la Universitat de São Paulo (USP). Professora titular a la Universitat Estatal de Londrina (UEL).

Gabriela Cher, Xarxa d'Educació de l'Estat de Paraná (SEED).

Doctora en Didàctica de les Ciències i Educació Matemàtica per la Universitat Estatal de Londrina (UEL). Professora a la Xarxa d'Educació de l'Estat de Paraná (SEED).

Marinez Passos, Universitat Estatal de Londrina

Doctor en Educació Científica per la Universitat Estatal de São Paulo “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Professor titular de la Universitat Estatal de Londrina (UEL) i Professor Col·laborador de la Universitat Estatal del Paranà del Nord (UENP).

Thiago Costa, Institut Federal de Paraná (IFPR)

Doctorat en didactique des sciences et en didactique des mathématiques de l'Université d'État de Londrina (UEL). Professeur à l'Institut fédéral du Paraná (IFPR), campus d'Ivaiporã.

Hugo Corrêa, Institut Federal de Paraná (IFPR)

Doctora en Didàctica de les Ciències i Educació Matemàtica per la Universitat Estatal de Londrina (UEL). Professora a l'Institut Federal de Paraná (IFPR), Campus de Jacarezinho.

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Publicades

2025-09-08

Com citar

ARRUDA, Sergio; CHER, Gabriela; PASSOS, Marinez; COSTA, Thiago; CORRÊA, Hugo. Esboço de uma teoria da ação para a Teoria Ator-Rede: aplicações e implicações. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e025007, 2025. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/2469. Acesso em: 10 sep. 2025.