Esboço de uma teoria da ação para a Teoria Ator-Rede
aplicações e implicações
Palabras clave:
Focos da Aprendizagem. Teoria Ator-Rede. Ensino de Ciências.Resumen
O presente artigo tem como objetivo analisar a ação dos Focos da Aprendizagem, tendo por base a Teoria Ator-Rede (ANT). Para isto, esboçamos uma teoria da ação da ANT constituída pelos seguintes pressupostos: Actante, Performance, Coletivo, Programa de ação, Ator híbrido, Translação, Intermediário/Mediador e Incerteza. Tais pressupostos foram aplicados a documentos produzidos por um grupo de pesquisa da área de Ensino de Ciências e Matemática. Por meio deles conseguimos demonstrar que os Focos podem ser entendidos como actantes, ou seja, atores não humanos, cuja essência, enquanto categorias a priori, podem ser observadas a partir de sua performance nos coletivos aos quais estiveram conectados. As análises também demonstraram que os Focos: formaram híbridos; suas ações foram incertas; produziram diversos subprogramas de ação; passaram por diversas translações; e atuaram como mediadores, na maior parte do tempo. Ao final, apresentamos algumas implicações das análises realizadas neste artigo para a continuidade das pesquisas.
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