A formação inicial de professores de ciências naturais na perspectiva de seu projeto pedagógico de curso

Autors/ores

  • Alanah Lopes Ahmad Universidade de Brasília
  • Jeane Cristina Gomes Rotta Universidade de Brasília

Paraules clau:

Formação Inicial Docente. Ensino de Ciências. Projeto Pedagógico de Curso. Ciências Naturais

Resum

A formação inicial dos professores de Ciências Naturais é tema de muitas pesquisas e esse trabalho buscou compreender a proposta de formação inicial do curso ofertado pela Faculdade UnB de Planaltina, a partir da perspectiva do seu Projeto Pedagógico de Curso. Nessa pesquisa qualitativa, foi realizado inicialmente uma pesquisa documental e a análise dos dados, embasada na Análise de Conteúdo, identificou cinco categorias que indicaram que essa licenciatura faz menção a aspectos considerados relevantes para a formação do professor de Ciências Naturais. Entre essas, a interdisciplinaridade, disciplinas integradoras e contexto com a extensão universitária.

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Biografies de l'autor/a

Alanah Lopes Ahmad, Universidade de Brasília

Licencianda em Ciências Naturais. Universidade de Brasília, Faculdade UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA de Planaltina

Jeane Cristina Gomes Rotta, Universidade de Brasília

Doutora em Ciência e Professora Associada da Universidade de Brasília, Faculdade Universidade de Brasília de Planaltina 

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Publicades

2021-04-09

Com citar

LOPES AHMAD, Alanah; ROTTA, Jeane Cristina Gomes. A formação inicial de professores de ciências naturais na perspectiva de seu projeto pedagógico de curso. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, p. e021008, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/412. Acesso em: 17 sep. 2025.