A imagem dos cientistas no ensino secundário angolano

um estudo com alunos de ciências

Autors/ores

  • Kanga Pedro João Kanga nstituto Superior de Ciências de Educação do Uíge
  • Luís Dourado Universidade do Minho

Paraules clau:

Angola., alunos de ciências, ensino secundário, imagem dos cientístas

Resum

Nesta investigação pretendeu-se averiguar a imagem dos cientistas perfilhada pelos alunos do ensino secundário angolano. Desenvolveu-se um estudo com 80 alunos, distribuídos em seis municípios da província do Uíge. Os dados recolhidos através de um questionário revelaram que os alunos possuem imagens estereotipadas acerca dos cientistas e seu trabalho, consideram-nos como pessoas com aparência esquisita, do sexo masculino, génios que trabalham de forma individual no laboratório, seguindo os passos do método científico. Também consideram que a atividade científica sofre influência da religião, da política e da família. Estes resultados mostram que é necessário repensar os processos de ensino e aprendizagem.

 

Descàrregues

Les dades de descàrrega encara no estan disponibles.

Biografies de l'autor/a

Kanga Pedro João Kanga, nstituto Superior de Ciências de Educação do Uíge

Mestre em Supervisão Peadgógica na Educação em Ciências. Instituto Superior de Ciências de Educação do Uíge/Angola. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4359-7420

Luís Dourado, Universidade do Minho

Doutor em Educação em Ciências. Universidade do Minho. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3888-5409

Referències

ACEVEDO, J. et al. Mitos da didática das ciências acerca dos motivos para incluir a natureza da ciência no ensino das ciências. Ciência & Educação, v. 11, n. 1, p. 1-15, 2005.

AIKENHEAD, G. Educação científica para todos. Mangualde: Edições Pedago, 2009.

ALLCHIN, D. Science Myth – Conceptions. Science Education, v. 87, n. 3, p. 329 – 351, 2003.

AVANZI, M. et al. Concepções sobre a ciência e os estudantes de ensino médio. Atas do I Congreso Iberoamericano de investigación en enseñanza de las ciencias. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/294871811_Concepcoes_sobre_a_Ciencia_e_os_Cientista s_entre_estudantes_de_ensino_medio_do_distrito_federal, 2016.

BARBOSA, N. & ALMEIDA, A. Conceções acerca da natureza da ciência em manuais escolares do 5.º ano de escolaridade. Interacções, v. 11, n. 39, p. 418-429, 2015.

BUNGUM, B. Images of physics: an explorative study of the changing character of visual images in Norwegian physics textbooks. Nordina, v. 4, n. 2, p. 132-141, 2008.

BUSKE, R., BARTHOLOMEI-SANTOS, M. & TEMP, D. A visão sobre cientistas e ciência presentes entre alunos do Ensino Fundamental. In S. SELLES & A. ECHEVERRÍA (Org), Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências-X ENPEC, p. 1-8. Águas de Lindóia, São Paulo: ABRAPEC, 2015.

CACHAPUZ, A., PRAIA, J. & JORGE, M. Ciência, Educação em ciência e ensino das ciências. Lisboa: Ministério da Educação, 2002.

CHIAPPETTA, L., & KOBALLA, R. Quizzing students on the myths of science. The Science Teacher, v. 71, n. 9, p. 58-61, 2004.

ELGAR, A. Science textbooks for lower secondary schools in Brunei: issues of gender equity. International Journal of Science Education, v. 26, n. 7, p. 875 – 894, 2004.

FARIA, C. et al. “Como trabalham os cientistas?” potencialidades de uma atividade de escrita para a discussão acerca da natureza da ciência nas aulas de ciências. Ciência & Educação (Bauru), v. 20, n. 1, p. 1-22, 2014.

FERNANDES, G., RODRIGUES, A. & FERREIRA, C. Elaboração e validação de um instrumento de análise sobre o papel do cientista e a natureza da ciência e da tecnologia. Investigações em Ensino de Ciências, v. 23, n. 2, p. 256-290, 2018.

GUIMARÃES, L. & CASTRO, D. A história e filosofia da ciência como subsídio para uma estratégia didática sobre radioatividade. Research, Society and Development, v. 8, n. 1, p. 1-10, 2019.

HODSON, D. The place of pratical work in science education. In M. Sequeira (Org), Trabalho prático e experimental na educação em ciências p. 29-42. Braga: Universidade do Minho, 2000.

HODSON, D. Teaching and learning about science: language, theories, methods, history, traditions and values. Roterdão: Sense Publishers, 2009.

ISABEL, F. et al. Visiones deformadas de la ciencia transmitidas por la enseñanza. Enseñanza de las Ciencias, v. 20, n. 3, p. 477-488, 2002.

LISBOA, M. et al. A imagem de ciências e cientista na ótica dos educandos do ensino fundamental de uma escola pública do Distrito Federal. In S. SELLES & A. ECHEVERRÍA (Org), Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências-X ENPEC p. 1-8. Águas de Lindóia, São Paulo: ABRAPEC, 2015.

MCCOMAS, W. The principal elements of the nature of science: Dispelling the myths. In W. MCCOMAS (Org), The nature of science in science education p. 53-70. Springer: Dordrecht, 1998.

MEYER, C., GUENTHER, L. & JOUBERT, M. The Draw-a Scientist Test in Africa context: comparing students (stereotypical) images of scientists across university faculties. Research in Science & Technological Education, v. 37, n. 1, p. 1-14, 2018.

MIDGLEY, M. The myths we live by. Londres: Routledge, 2011.

MOURA, B. O que é natureza da Ciência e qual sua relação com a História e Filosofia da Ciência? Revista Brasileira de História da Ciência, v. 7, n. 1, p. 32-46, 2014.

PAVÃO, A. Ensinar ciências fazendo ciência. In A. PAVÃO & D. FREITAS (Org), Quanta ciência há no ensino de ciências. São Carlos: SciELO – EdUFSCar, 2008.

POMBO, F. & LAMBACH, M. As visões sobre ciência e cientistas dos estudantes de química e EJA e as relações com os processos de ensino e aprendizagem. Química Nova na Escola, v. 39, n. 3, p. 237-244, 2017.

PRAIA, J., GIL – PÉREZ, D. & VILCHES, A. O papel da natureza da ciência na educação para a cidadania. Ciência & Educação, v. 13, n. 2, p. 141-156, 2007.

REIS, J. & KIOURANIS, N. A ciência e o cientista retratados por estudantes iniciantes em um curso superior de química. REDEQUIM: Revista de Debates em Ensino de Química, v. 2, n. 1, p. 115-123, 2016.

SAMARAS, G., BONOTI, F. & CHRISTIDOU, V. Exploring children’s perceptions of scientists through and interviews. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 46, p. 1541-1546, 2012.

SANTOS, M. Cidadania, conhecimento, ciência e educação CTS: Rumo a" novas" dimensões epistemológicas. Revista iberoamericana de ciencia, tecnología y sociedad, v. 2, n. 6, p. 137-157, 2005.

SANTOS, P., BISPO, J. & OMENA, M. O ensino de ciências naturais e cidadania sob a ótica de professores inseridos no programa de aceleração de aprendizagem da EJA- Educação de Jovens e Adultos. Ciência & Educação, v. 11, n. 3, p. 411-426, 2005.

SHE, H. Elementary and middle school students' image of science and scientists related to current science textbooks in Taiwan. Journal of Science Education and Technology, v. 4, n. 4, p. 283-294, 1995.

SILVA, R. A promoção de concepções adequadas acerca dos cientistas através de WebQuests: um estudo com alunos do 9ºano de escolaridade (Dissertação de Mestrado não publicada). Universidade do Minho, Braga, 2006.

SOUZA, G. & SILVA, B. Natureza da ciência por alunos de licenciatura em física. Latin American Journal of Physics Education, v. 7, n. 4, p. 630-647, 2013.

STAPLETON, A. et al. “To see ourselves as others see us”: Post-primary school students’ drawings of scientists before and after participation in a career orientation programme. Action Research and Innovation in Science Education, v. 1, n. 1, p. 15-25, 2018.

TAN, A., JOCZ, J. & ZHAI, J. Spiderman and science: How students’ perceptions of scientists are shaped by popular media. Public Understanding of Science, v. 26, n. 5, p. 520-530, 2015.

VALENTIM, A. A construção da memória do discurso sobre o cientista: metáforas na aventura de tintim “rumo à lua”. In W. VERGUEIRO (Org), Atas Eletrónicos das 2as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadradinhos, p. 1 – 15, São Paulo: USP, 2013.

VIECHENESKI, J., LORENZETTI, L. & CARLETTO, M. Desafios e práticas para o ensino de ciências e alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental. Atas de Pesquisa em Educação-PPGE/ME, v. 7, n. 3, p. 853-876, 2012.

WEI, B., CHEN, B. & LI, Y. Representations of nature of science in selected histories of science in the integrated science textbooks in china. School Science and Mathematics, v. 113, n. 4, p. 170-179, 2013.

ZANON, D. & MACHADO, A. A visão do cotidiano de um cientista retratada por estudantes iniciantes de licenciatura em química. Ciências & Cognição, v. 18, n. 1, p. 46-56, 2013.

NUNES, K. B. “Desenhe um cientista”: As concepções dos estudantes do Centro Juvenil de Ciência e Cultura sobre os cientistas. Revista Cenas Educacionais, Caetité-Bahia, v. 3, n. 8670, p. 1-15, 2020.

REIS, P. & GALVÃO, C. O diagnóstico de concepções sobre os cientistas através da análise e discussão de histórias de ficção científica redigidas pelos alunos. Revista Electrónica de Enseñanza de las ciencias, v. 5, n. 2, p. 213-234, 2006.

Publicades

2022-10-13

Com citar

JOÃO KANGA, Kanga Pedro; DOURADO, Luís. A imagem dos cientistas no ensino secundário angolano: um estudo com alunos de ciências. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, p. e022005, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/726. Acesso em: 12 sep. 2025.