Professional Training on Integrative and Complementary Health Practices

Authors

  • Sheila Karina Lüders Meza Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Luciana Oliveira de Fariña Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Dartel Ferrari de Lima Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Dulce Maria Strieder Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Keywords:

National Policy on Integrative and Complementary Practices. Higher Education. Public Universities

Abstract

The developing interest scenario on Integrative and Complementary Health Practices (ICHPs) in Brazil has been observed in the most diverse areas of knowledge, including education in Health Sciences. ICHPs consist of therapeutic resources well known by the World Health Organization, which reflect a humanized approach, of self-knowledge, integrated with nature, to promote balance among body, mind and spirit. Thus, this study aims at identifying undergraduate courses in the Health area, in Public Higher Education Institutions in Paraná state, which approach the techniques recognized in current National Policy of Integrative and Complementary Practices in Brazil. So, we present methods that support and promote considerations on ICHPs inclusion in undergraduating courses in Health Sciences, based on scientific and documentary findings evaluation, which comply with what has been established by health guidelines in Brazil.

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Author Biographies

Sheila Karina Lüders Meza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduação em Farmácia Bioquímica. Especialista em Acupuntura. Mestre em Ciências da Saúde. Doutoranda em Educação em Ciências e Educação Matemática Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, desde 2001, no Curso de Farmácia. Atua como responsável técnico da Farmácia Escola da Unioeste, desde 2003. Realiza atendimento clínico na área de Práticas Integrativas e Complementares, desde 2008. Áreas de interesse: Educação em Saúde e Práticas Integrativas e Complementares. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7194-5149

Luciana Oliveira de Fariña, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico CNPq – DT2 (2024-2027). Técnico em Laticínios. Graduação em Farmácia. Mestrado. Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Professora associado nível C da Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE do curso de Farmácia (desde 2002). Professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas. Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável da UNIOESTE Campus Marechal Cândido Rondon, de caráter interdisciplinar. Bolsista de Produtividade da Fundação Araucária em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão (2013-2015). Coordenadora do Programa ALFA III (2012-2015) Universidades Estratégicas para o Desenvolvimento Regional Sustentável envolvendo países da América Latina e da Comunidade Europeia. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5466-4887

Dartel Ferrari de Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduação em Fisioterapia. Doutorado em Medicina Preventiva. Mestre em Engenharia Biomédica. Residência de Fisioterapia Neurofuncional e Ortopédica Traumatofuncional (COFFITO). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos: CEP-Unioeste.  Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3633-9458

Dulce Maria Strieder, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduação em Física. Mestrado em Educação. Doutorado em Educação. Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE, atuando na área de Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (Mestrado e Doutorado) da UNIOESTE. Tem experiência na área de Ensino de Ciências/Física, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores e cultura científica. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4495-6664

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Published

2024-05-28

How to Cite

MEZA, S. K. L.; FARIÑA, L. O. de; LIMA, D. F. de; STRIEDER, D. M. Professional Training on Integrative and Complementary Health Practices . Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e024004, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/1684. Acesso em: 3 jul. 2024.