Como as Teorias da Aprendizagem aparecem nas provas do ENADE?

Uma investigação para as Licenciaturas em Ciências e Matemática em 2017

Autores

  • Ivy Judensnaider Universidade Paulista
  • Silvia F. de M. Figueirôa UNICAMP
  • Renato Pacheco Villar Colégio Bandeirantes

Palavras-chave:

ENADE., Teorias da aprendizagem., Piaget, Vygotsky

Resumo

Em 2017, aproximadamente 33 mil graduandos dos cursos de licenciatura em Ciências e Matemática participaram da avaliação do INEP. Dos quarenta itens propostos, cinco foram elaborados de acordo com a portaria do ENADE para o curso de Pedagogia. Por meio da análise de conteúdo dos itens do núcleo pedagógico que envolveram as teorias de aprendizagem de Piaget e Vygotsky, e da análise estatística das respostas dos estudantes que realizaram a prova, nosso artigo dedica-se a responder à seguinte pergunta: de que maneira esses conteúdos foram avaliados e qual foi o desempenho dos alunos nestes itens no ENADE de 2017?

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Biografia do Autor

Ivy Judensnaider, Universidade Paulista

Doutoranda. PECIM/UNICAMP. Bacharel em Economia, licenciada em Matemática e mestre em História da Ciência pela PUC/SP, desenvolve pesquisa na área de História da Ciência e de formação docente. Docente da UNIP Universidade Paulista

Silvia F. de M. Figueirôa, UNICAMP

Bacharel em Geologia, mestre e doutora em História Social (USP) e Livre-docente (UNICAMP), desenvolve pesquisa nas áreas de História das Ciências e de Ensino de Ciências. Docente do PECIM.

Renato Pacheco Villar, Colégio Bandeirantes

Bacharel e Licenciado em Física pela UNICAMP com mestrado em Ciências e Engenharia Ambiental pela UNIFAL-MG, desenvolve pesquisa na área avaliações de larga escala. Docente e Coordenador do Colégio Bandeirantes em São Paulo.

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Publicado

2021-10-11

Como Citar

JUDENSNAIDER, I.; F. DE M. FIGUEIRÔA, S. .; PACHECO VILLAR, R. Como as Teorias da Aprendizagem aparecem nas provas do ENADE? : Uma investigação para as Licenciaturas em Ciências e Matemática em 2017. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, p. e021016, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/529. Acesso em: 28 mar. 2024.