Emotional competence as essential criteria in teacher education

Authors

  • Eliana Pinheiro UESB
  • Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão UESB
  • Márcia Azevedo Campos UESB
  • Patrícia Martins de Freitas UFBA

Keywords:

Emotional competence, Emotional intelligence, Teacher training, Learning

Abstract

The article intends to present a bibliographic survey of research that investigates emotional competence as a teacher skill and its influence on classroom management, on student learning and training, in the period of twenty years (2000-2020). For this, studies from Brazil, Portugal and Spain were considered. The results point to emotional competence as a necessity of every education professional; the insecurity of teachers in the school environment and the desire to work on self-knowledge, as well as the need to insert this competence in initial and continuing education.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Eliana Pinheiro, UESB

Mestre em Ensino, integrante do Grupo de Pesquisa GDICEM” (UESB). Professora na Secretaria de Educação da Bahia. CV: http://lattes.cnpq.br/720454297680328, Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6807-1970

Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão, UESB

Doutora em Didática da Matemática pela Universidade de Santiago de Compostela (USC). Professora Pleno – DCET/UESB, dos Programas de Pós-Graduação em Ensino – PPGEn/UESB e de Educação Científica e Formação de Professores – PPG-ECFP/UESB, Líder do Grupo de Pesquisa GDICEM, Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq-PQ-2. CV: http://lattes.cnpq.br/4475063425193939,

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6253-0435

Márcia Azevedo Campos, UESB

Doutora em Ensino Filosofia e História das Ciências – PPGEFHC/UFBA/UEFS, Analista Universitária - UESB, Professora FAINOR e Colaboradora do PPG-EFHC/UESB. Vice-líder do Grupo de Pesquisa GDICEM/UESB. CV: http://lattes.cnpq.br/7705322873418025, Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8255-758X

Patrícia Martins de Freitas, UFBA

Doutora em Ciências da Saúde (UFMG). Professora Associada – UFBA, Coordenadora do Programa de Mestrado em Psicologia da Saúde e docente do Doutorado e Mestrado em Ensino – PPGEn/UESB. Integrante do Grupo de Pesquisa Neurônia/UFBA. CV:  http://lattes.cnpq.br/1256586899421231,

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2065-1236

References

ALMEIDA, A. I. Formação de professores em competências emocionais: um estudo empírico. Tese de Doutorado. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2013. Disponível em https://run.unl.pt/handle/10362/10186.

ANDRADE, C. A., Santos, N. N., Franco, M. G. Inteligência emocional e engagement em professores do ensino básico e secundário da Ilha da Madeira. Emotional intelligence and engagement in teachers of basic and secondary education of Madeira Island. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 3(2), p.121-130, 2016. Disponível em https://doi.org/10.17979/reipe.2016.3.2.1810. Acesso: 19/03/21.

ANDRADE, P., OLIVEIRA, T. Prazer e dor na docência: revisão bibliográfica sobre a Síndrome de Burnout. Revista Saúde Sociedade, vol. 21, 2012. Disponível em https://www.scielo.br/j/sausoc/a/bkHHf89FnBmcM74RktJjt3x/abstract/?lang=pt. Acesso: 09/08/20

ARANTES. M. Educação emocional integral: análise de uma proposta formativa continuada de estudantes e professores em uma escola pública de Pernambuco. Tese de Doutorado. Universidade Federal De Pernambuco, Recife, 2019. 274 F. Disponível em chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34226/1/TESE%20Mariana%20Marques%20Arantes.pdf. Acesso: 09/08/20

ATKINSON, R. L., ATKINSON, R. C., SMITH, E. E., BEM, D. J., NOLEN-HOEKSE. Introdução psicologia de Hilgard. Porto Alegre: Artmed, 2002.

BAIÃO, L; CUNHA, R. Doenças e/ou disfunções ocupacionais no meio docente: uma revisão de literatura. Revista Formação@Docente, Belo Horizonte, vol. 5, nº1, 2013. Disponível em www.izabelahendrix.edu.br/ojs/index.php/fdc/article/view/344. Acesso: 03/10/20

BARDIN, L. Análise do Conteúdo. Portugal, Lisboa: Ed. 70, 1977.

BERROCAL, P. F., PACHECO, N. E. La inteligencia emocional y la educación de las emociones desde el Modelo de Mayer y Salovey. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 2003. Disponível em chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.redalyc.org/pdf/274/27411927005.pdf. Acesso: 20 de set. 2020.

BOZAL, Rocío G.; MÁRQUEZ, P. G. I. Inteligencia emocional y educación: desarrollo de competencias socioemocionales. In: NAVAS, J. M. M.; BERROCAL. P. F. (Coord.). Manual de inteligência emocional. Madrid: Ediciones Pirámides, 2007.

BRANCO, A. V. Competência emocional: um estudo com professores. Coimbra: Quarteto, 2004. Disponível em: http://id.bnportugal.gov.pt/bib/bibnacional/1360851. Acesso: 12 de set. 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

CAMPOS, C. M. Saberes docentes e autonomia dos professores. Petrópolis – RJ: Vozes, 2011. Acesso: 03 de jan. 2021.

CANEVER, C. F.; SANTOS, A. C. dos; GERALDO, C. de O.; FROTA, P. R. de O. Entendendo os níveis de inteligência emocional dos professores utilizando o instrumento de Herrera. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 8, n. 1, p. 65–79, 2013. Disponível em https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6475. Acesso: 02 de abr. 2020.

COELHO, L. V. M. Competência Emocional em Professores: Contributos da Psicoeducação. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, Porto (Portugal), n. 8, p. 16-24, 2012. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647- 21602012000200003&lng=pt&nrm=iso. Acesso: 11 de abr, 2021.

DELORS, Jacques. Educação–Um Tesouro a Descobrir. São Paulo: Cortez, 1998.

ESCALONA, E., SÁNCHEZ, T., e MEDINA, M. G. Estrategias participativas en la identificación de la carga de trabajo y problemas de salud em docentes de escuelas primarias. Salud de los Trabajadores, 15(1), 17-35, 2007. Disponível em chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.redalyc.org/pdf/3758/375839282003.pdf. Acesso: 03 de jan. 2021.

EXTREMERA, N., GONZÁLEZ-HERERO, V., RUEDA, P., FERNÁNDEZ-BERROCAL, P. Me siento triste y ahora qué hago?: Análisis de las estrategias de regulación que utilizan las personas emocionalmente. Revista Behavioral Psychology/Psicología Conductual, 20(1), p. 197-209, 2014. Disponível em chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.behavioralpsycho.com/wp-content/uploads/2019/08/13.Extremera_20-1oa.pdf. Acesso: 20 de set 2020.

FERREIRA, M. C; ASSMAR, E. M. L. Cultura organizacional. In: Siqueira et al. Medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed, 2008.

FIGUEIREDO, M. F. C. M, PEREIRA, A. M. S., BRÁS, M. de L. M. Estudo Exploratório sobre Saúde Mental dos Professores. Dissertação de Mestrado, Universidade de Aveiro, Portugal, 2007. Disponível em chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://ria.ua.pt/bitstream/10773/4638/1/209861.pdf

FREIRE, I., Bahia, S., ESTRELA, M. T., AMARAL, A. Trabalho docente, emoções, contextos e formação. Atas: II Simposium Nacional sobre Formação e Desenvolvimento Organizacional, pp. 23-36. Lisboa: ISCTE-IUL, 2011. Disponível em https://repositorio.ul.pt/handle/10451/8665 Acesso: 08 de maio de 2021.

___________. As crenças e literacia emocional na formação de um grupo de professores. Atas: XII Colóquio de Psicologia e Educação, 2012, (publicado em Cdrom).

GADOTTI, M. História das idéias pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Ática, 2005.

GATTI, B.A. (Org.). Análises pedagógico-curriculares para os cursos de licenciatura

vinculados às áreas de artes, biologia, história, língua portuguesa, matemática e pedagogia no âmbito da Uab e Parfor. Documento Técnico. Brasília: Unesco/MEC/Capes, 2012.

GOLEMAN, D. Trabalhando com a Inteligência Emocional. (Trad. M. H. C. Cortês). Rio de Janeiro: Objetiva, 1998.

GUEBURI, A. Z; POLETTO C. A., VIEIRA D. M. S. Inteligência Emocional no

Trabalho. Monografia, Especialização em psicopedagogia, Instituto Brasileiro de Pós-graduação e Extensão - IBPEX, Curitiba, 2005.

GUSMÃO, T., DORIA, M, SILVA, J. Percepções e reações de professores e alunos frente às emoções na aula de matemática. Revista Binacional Brasil e Argentina (RBBA), p. 96, 2009. Disponível em https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/6265 Acesso: 03 de jan. 2021.

KARAM, H. Competência emocional: um estudo de caso na educação infantil pública. Trabalho de conclusão de curso de graduação e especialização. RUNA - Repositório Universitário da Ânima, 2018. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10117 . Acesso:

LATOUR, B. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1994.

LIBÂNEO, J. C. Didática e Epistemologia: para além do embate entre a didática e as didáticas específicas. In: VEIGA, I. P. A.; D‟ÁVILA, C. (Orgs.). Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas: Papirus, p.91, 2011.

MENDES, K. D. S; SILVEIRA, R. C. C. P, GALVÃO, C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm, 17(4), p. 758-64, 2008.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

NICOLAU, S. I. Inteligência emocional percebida em professores e alunos: um estudo exploratório. Tese de Doutorado. Instituto Superior de Psicologia aplicada, 2008. Disponível em https://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/4821

PAVÃO, S. M. O. Competência emocional: um enfoque reflexivo para a prática pedagógica. Tese de Doutorado. Universidade Autônoma de Barcelona, 2003. Disponível em: https://www.tdx.cat/bitstream/handle/10803/5022/smop1de1.pdf?sequence=1 Acesso: 13 de abr. 2021.

PERRENOUD, P. Construir competências é virar as costas aos saberes? Revista Pátio. Porto Alegre: Artmed, ano 03, nº 11, p.21, 2000.

PÉREZ-ESCODA, N., FILELLA, G.., ALEGRE, A.y BISQUERRA, R. Desarrollo de la competencia emocionalde maestrosy alumnosen contextos escolares. Electronic Journal of Research in Educational Psychology,10(3), n. 28, pp: 1183-1208, 2012. Disponível em chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://www.investigacion-psicopedagogica.org/revista/articulos/28/espannol/Art_28_756.pdf. Acesso: 01 de jun 2020.

SAARNI, C. Competência emocional: uma perspectiva evolutiva. In: BAR-ON, R.; PARKER, J.D.A. Manual de Inteligência Emocional: teoria e aplicação em casa, na escola e no trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000, p. 65-98.

PARKER, J. D. A. (Org.). Manual de inteligência emocional. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.

SALOVEY, P., MAYER, J. D. Emotional Intelligence. Imagination, Cognition and Personality. 9(3), p.185–211, 1990. Disponível em https://doi.org/10.2190/DUGG-P24E-52WK-6CDG. Acesso: 10 de out. 2020.

SAMPAIO, Joana; OLIVEIRA, Íris M.; ARAUJO, Alexandra M. Competência emocional como recurso para o envolvimento de adolescentes na escola. Psicol. pesq., Juiz de Fora , v. 14, n. 1, p. 57-75, 2020. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-12472020000100005&lng=pt&nrm=iso Acesso: 11 de jun. 2021

SANTAMARIA, J. La competência emocional en la escuela: uma propuesta de organización dimensional. Ensayos: Revista de la Facultad de Educación de Albacete, págs. 79-96, nº. 25, 2010. Disponível em file:///C:/Users/Admin/Downloads/Dialnet-LaCompetenciaEmocionalEnLaEscuela-3736521.pdf Acesso: 06 de out 2021.

SILVA. G.A. A Educação Emocional e o Preparo do Profissional Docente. Cairu em Revista. Ano 01, n° 1, p. 01- 12, 2012. Disponível em chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.educacion.udc.es/grupos/gipdae/documentos/congreso/xcongreso/pdfs/t3/t3c40.pdf . Acesso: 01 de jun. 2020

VALENTE, S. Influência da inteligência emocional na gestão de conflito na relação professor-aluno(s). Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 6(2):101-113, 2019. Disponível em https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7154320 Acesso: 04 de out.2020.

VEIGA-BRANCO, A. (2005). Competência emocional em professores - um estudo em discursos do campo educativo. Tese de Doutoramento em Ciências da Educação, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Porto, Portugal. Disponível em: https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/5311 Acesso: 03 de jan., 2021.

Published

2023-06-30

How to Cite

PINHEIRO, E.; GUSMÃO, T. C. R. S.; AZEVEDO CAMPOS, M.; MARTINS DE FREITAS, P. Emotional competence as essential criteria in teacher education. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e023009, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/753. Acesso em: 16 may. 2024.