Caracterización del perfil de los docentes brasileños respecto a la enseñanza de la Astronomía

en busca de satisfacer sus necesidades docentes

Autores/as

  • Rodolfo Langhi UNESP/Bauru
  • Eugênio Reis Neto MCTI
  • Josina Oliveira do Nascimento Observatório Nacional/MCTI

Palabras clave:

Educación Astronómica. Formación de professores. Stellarium. Análisis de Contenidos. Olimpiada Brasileña de Astronomía y Astronáutica.

Resumen

La astronomía es un tema históricamente presente en los currículos escolares de varios países. Sin embargo, desde hace décadas existe una creciente preocupación respecto a la formación docente en contenidos sobre este tema. Con el objetivo de investigar este problema, este estudio busca indicadores del perfil de los profesores brasileños y de sus principales necesidades docentes en relación con la enseñanza de la astronomia. A partir de los principios del Análisis de Contenido – cuyo corpus se basó en cuestionarios enviados a profesores representantes de la OBA de todo Brasil – los resultados cualitativos y cuantitativos de esta investigación apuntan brevemente a un perfil docente graduado principalmente en Pedagogía, actuando en al menos una escuela pública, con 6 a 10 años de docencia, sin contenidos de astronomía durante su formación inicial y con muy pocas oportunidades de formación continua en este tema, con estudiantes interesados en temas relacionados con la astronomía.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodolfo Langhi, UNESP/Bauru

Doutor em Educação para a Ciência. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Departamento de Física e Observatório Didático de Astronomia. Faculdade de Ciências, UNESP/Bauru. ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-3291-5382

Eugênio Reis Neto, MCTI

Doutor em Geofísica pelo Observatório Nacional/MCTI e Especialista em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde pela Fiocruz. Pesquisador colaborador do MCTI. ORCID: https://orcid.org/0009-0005-6277-2369

Josina Oliveira do Nascimento, Observatório Nacional/MCTI

Doutora na área de Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE-UFRJ, Tecnologista Sênior do Observatório Nacional/MCTI onde é atualmente Gestora da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência (DICOP). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5480-9636

Citas

ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: questões de teoria e de método. Educação & Tecnologia, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 29-35, 2005.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2009.

BARROS S. G. La Astronomía en textos escolares de educación primaria. Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v.15, n.2, p.225-232, 1997.

BARTELMEBS, R. C. O ensino de astronomia nos anos iniciais: Reflexões produzidas em uma Comunidade de Prática. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde), FURG, Rio Grande, 2012.

BARTELMEBS, R. C. Ensino de astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: como evoluem os conhecimentos dos professores a partir do estudo das ideias dos alunos em um curso de extensão baseado no modelo de investigação na escola. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática), PUCRS, Porto Alegre, 2016.

BARTELMEBS, R. C. Concepções de estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas e Ciências Exatas sobre conceitos básicos de Astronomia. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 25, n. 2, p. 277-296, 28 maio 2018.

BOGDAN, R; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto, 1994.

BORGES, C. Saberes docentes: diferentes tipologias e classificações de um campo de pesquisa. In: Educação e Sociedade, Campinas, ano 22, n.74, abril, 2001.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Parecer CNE/CP nº 9/2001, pub no DOU de 18/01/2002. Brasília: MEC, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referenciais para Formação de Professores. Brasília: MEC, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. O plano de desenvolvimento da educação: razões, princípios e programas. Brasília: MEC, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Rede nacional de formação de professores. Brasília: MEC, 2008.

BRETONES, P. S. Disciplinas introdutórias e Astronomia nos cursos superiores do Brasil. Dissertação (Mestrado em Geociências), Instituto de Geociências, UNICAMP, Campinas, 1999.

BRETONES, P.S.; MEGID NETO, J. Tendências de Teses e Dissertações sobre Educação em Astronomia no Brasil. Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 35-43, 2005.

BRZEZINSKI, I (org). Formação de profissionais da educação (1997-2002). Brasília: INEP/MEC, 2006.

BUFFON, A. D.; NEVES, M. C. D.; PEREIRA, R. F. Formação de Professores na Educação em Astronomia: uma análise do Banco de Dados de Teses e Dissertações do DME/UFSCar. Ensino & Pesquisa, União da Vitória, 2019.

BUSSI, B.; BRETONES, P. S. Educação em Astronomia nos Trabalhos dos ENPECs de 1997 a 2011. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 9, Águas de Lindóia, 2013. Atas... São Paulo: ABRAPEC, 2013.

CASTRO, E.S.B.; PAVANI, D.B.; ALVES, V.M. A produção em ensino de astronomia nos últimos quinze anos. Painel 10, p.65. In: Simpósio Nacional de Ensino de Física, 18, 2009, Vitória. Caderno de programa… São Paulo: SBF, 2009.

COÊLHO, M. S.; QUEIRÓS, W. P. Tendências das pesquisas sobre ensino de astronomia na formação de professores em periódicos da área de ensino de ciências. In: Simpósio Nacional de Ensino de Física, 21, São Paulo, 2015. Atas... São Paulo: USP, 2015.

DARROZ, L. M.; ROSA, C. W.; ROSA, A. B.; PEREZ, C. A. S. Evolução dos conceitos de Astronomia no decorrer da educação básica. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Paulo, n. 17, p. 107-121, 2014.

DIAS, T. C. D. O currículo de Pedagogia em Astronomia e as pesquisas na área: implicações para a alfabetização científica. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática), Instituto de Ciências Exatas, UNIFESSPA, Pará, 2021.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução: Joice Elias Costa. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GARCIA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Portugal: Porto Editora, 1999.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1996.

GOMES, Y. M. A ausência de estudos astronômicos nas Licenciaturas de Ciências Biológicas e o impacto desta carência na Educação Básica. 2020. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas), PUCG, Goiânia, 2020.

GONZATTI, S. E. M. Ensino de Astronomia: cenários da prática docente no ensino fundamental. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Paulo, n. 16, p. 27-43, 2013.

GOUGUENHEIM, L.; McNALLY, D.; PERCY, J. R. (eds.) New Trends in Astronomy Teaching. Proceedings of IAU Colloquium 162 (London), Cambridge University Press, 1998.

GUARNIERI, M. R. (Org.). Aprendendo a ensinar: o caminho nada suave da docência. Campinas: Autores Associados, 2000.

HERRERA, M. A. An astronomy course for Mexican high-school-level teachers. In: PASACHOFF, J.; PERCY, J. (org). The teaching of astronomy. Cambridge: U. Press, 1990.

IACHEL, G. Os caminhos da formação de professores e da pesquisa em ensino de Astronomia. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru, 2009.

IACHEL, G.; NARDI, R. Algumas tendências das publicações relacionadas à astronomia em periódicos brasileiros de ensino de física nas últimas décadas. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 12, p. 225-238, 2010.

IWANISZEWSKA, C. The contribution of amateur astronomers to astronomy education. In: PASACHOFF, J.; PERCY, J. (org). The teaching of astronomy. Cambridge: U. Press, 1990.

JUSTINIANO, A.; GERMINARO, D. R.; REIS, T. H.; CÂNDITO, S. D. Disciplinas de astronomia nos cursos de formação de professores das universidades federais. In: Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, 2, São Paulo, 2012. Atas... São Paulo: SAB, 2012.

KANTOR, C. A. A ciência do céu: uma proposta para o ensino médio. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências). Instituto de Física, USP, São Paulo, 2001.

LANGHI, R. Um estudo exploratório para a inserção da Astronomia na formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru, 2004.

LANGHI, R. Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: repensando a formação de professores. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru, 2009.

LANGHI, R. Educação em Astronomia: da revisão bibliográfica sobre concepções alternativas à necessidade de uma ação nacional. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 28, n. 2, p. 373-399, 2011.

LANGHI, R.; NARDI, R. Dificuldades de professores dos anos iniciais do ensino fundamental em relação ao ensino da Astronomia. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Paulo, n. 2, p. 75-91, 2005.

LANGHI, R.; NARDI, R. Ensino de Astronomia: Erros conceituais mais comuns presente em livros didáticos de ciência. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 87-111, 2007.

LANGHI, R.; NARDI, R. Formação de professores e seus saberes disciplinares em astronomia essencial nos anos iniciais do ensino fundamental. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 12, p. 205-224, 2010.

LANGHI, R.; OLIVEIRA, F. A.; VILAÇA, J. Formação reflexiva de professores em Astronomia: indicadores que contribuem no processo. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 35, n. 2, p. 461-477, 2018.

LIMA, G. K.; GHIRARDELLO, D.; MACHADO, D. S.; FORTUNATO, R.; LANGHI, R. Investigações sobre educação em astronomia: estado do conhecimento da RELEA, SNEA, RBEF E CBEF. # Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 1, 2021.

LOPES, K. V. S. O ensino de astronomia na formação de professores de física. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). UFSE, Sergipe, 2017.

LÜDKE, M; ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU,1986.

MALUF, V. J. A Terra no espaço: a desconstrução do objeto real na construção do objeto científico. Dissertação (Mestrado em Educação). UFMT, Cuiabá, 2000.

MASETTO, M. T. Atividades pedagógicas no cotidiano da sala de aula universitária: reflexões e sugestões práticas. In: CASTANHO, S.; CASTANHO, M. E. (org). Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas: Papirus, 2001.

MIZUKAMI, M. G. N. et al. (org) Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2002.

NEUMANN, H. L. Astronomy and Astrophysics in the curricula of the german gymnasium. In: PASACHOFF, J.; PERCY, J. (org). The teaching of astronomy. Cambridge: U. Press, 1990.

NIKOLOV, N. S.; STEFANOVA, T. A project of astronomy teaching in the secondary schools. In: PASACHOFF, J.; PERCY, J. (org). The teaching of astronomy. Cambridge: U. Press, 1990.

NÓVOA, A. (Org.) Os professores e a sua formação. 3.ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

OLIVEIRA, F. A. Aspectos do desenvolvimento profissional de professores a partir do diálogo teoria/prática em um programa de formação continuada em astronomia. Tese (Doutorado em Educação para Ciência), UNESP, Bauru, 2020.

OLIVEIRA, A. A.; FUSINATO, P. A.; BATISTA, M. C. Astronomia nos Currículos dos Cursos de Ciências Biológicas no Estado do Paraná. Revista Valore, Volta Redonda, v. 3, p. 334-342, 2018.

OSTERMANN F.; MOREIRA, M. A. A física na formação de professores do ensino fundamental. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1999.

PACHECO, J. A. B. Formação de professores: teoria e práxis. Portugal: Appacdm, 1995.

PASACHOFF, J.; PERCY, J. Preface. In: PASACHOFF, J.; PERCY, J. (org). The teaching of astronomy. Cambridge: U. Press, 1990.

PASACHOF, J. M.; PERCY, J. R. Teaching and Learning Astronomy Effective Strategies for Educators Worldwide. EUA: Cambridge University Press, 2005.

PERCY, J. R. (ed.) Astronomy Education: Current Developments, Future Coordination. Astronomical Society of the Pacific Conference Series, vol. 89, 1996.

PÉREZ GÓMEZ, A. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, A. (Org.) Os professores e a sua formação. 3.ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

PESTELLINI, M. E. D. The didactic activities of the Italian Astronomical Society. In: PASACHOFF, J.; PERCY, J. (org). The teaching of astronomy. Cambridge: U. Press, 1990.

PINTO, S. P.; FONSECA, O. M.; VIANNA, D. M. Formação continuada de professores: estratégia para o ensino de astronomia nas séries iniciais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 71-87, 2007.

REIS NETO, E. Relatório de Atividades. Programa de capacitação institucional, PCI/MCTI. Rio de Janeiro: Observatório Nacional, 2021.

ROBERTO JUNIOR, A. J.; REIS, T. H.; GERMINARO, D. R. Disciplinas e professores de Astronomia nos cursos de licenciatura em Física das universidades brasileiras. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Paulo, n. 18, p. 89-101, 2014.

SANTOS, E. D. O ensino da astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: implicações no processo de ensino e aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Educação), UNIOESTE, Cascavel, 2021.

SANTOS, T. C.; IMIG, D. C. O ensino de astronomia na educação básica e a ausência dessa abordagem nos cursos de licenciatura em ciências biológicas. [L&P]-Licenciaturas & Pesquisa UNIANDRADE, Curitiba, v. 1, n. 2, p. 245-261, 2021.

SAVALL, A.; DUTRA, C. M. Astronomia no ensino superior: qual sua evidência nos cursos superiores de licenciatura em Física e Ciências da Natureza? Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 6, n. 1, 14 fev. 2020.

SILVA, R. C. O professor, seus saberes e suas crenças. In: GUARNIERI, M. R. (Org.). Aprendendo a ensinar: o caminho nada suave da docência. Campinas: Autores Associados, 2000.

SILVA, S. R.; LANGHI, R. Formação de professores para o ensino de astronomia: efeitos de sentido sobre a prática. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 14, n. 2, p. 209-224, 2021.

TSUBOTA, Y. Teaching astronomy at Keio Senior High School, Japan. In: PASACHOFF, J.; PERCY, J. (org). The teaching of astronomy. Cambridge: U. Press, 1990.

ZEICHNER, K. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: EDUCA, 1993.

Publicado

2024-09-02

Cómo citar

LANGHI, R.; REIS NETO, E.; NASCIMENTO, J. O. do. Caracterización del perfil de los docentes brasileños respecto a la enseñanza de la Astronomía: en busca de satisfacer sus necesidades docentes. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e024010, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/1847. Acesso em: 21 nov. 2024.