Pesquisas intituladas estado da arte

em foco

Autores

  • Norma Sandra de Almeida Ferreira Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Estado da arte. Estado do conhecimento. Pesquisa em Educação.

Resumo

Neste texto, propomos que os estudos identificados como estado da arte vêm se constituindo como um campo de conhecimento próprio, tendo sido produzidos de forma vigorosa nas quatro últimas décadas do século XXI, em quantidade significativa, com diversidade de temáticas e áreas disciplinares, através de trabalhos realizados por diferentes pesquisadores de distintos grupos e instituições. Trazemos uma breve exposição e buscamos um diálogo com os pesquisadores do estado da arte sobre o objeto de estudo, as práticas investigativas e discursivas que caracterizam esse tipo de pesquisa.

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Biografia do Autor

Norma Sandra de Almeida Ferreira, Universidade Estadual de Campinas

Possui livre docência na área “Conhecimento e Linguagem” (2014), pós-doutorado pela Universidade de Algarve-Portugal (2008), doutorado em Educação (1999) e mestrado em Educação (1994) pela Faculdade de Educação – Universidade Estadual de Campinas. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Franca (1989), graduação em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras de São José dos Campos (1972). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Campinas, MS5 e coordenadora do grupo de pesquisa ALLE/AULA – Alfabetização, Leitura e Escrita e Trabalho Docente na Formação Inicial, Faculdade de Educação, UNICAMP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: leitura, escrita, literatura infantil e alfabetização 

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Publicado

2021-08-25

Como Citar

FERREIRA, N. S. de A. Pesquisas intituladas estado da arte: em foco. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, p. e021014, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/524. Acesso em: 19 abr. 2024.