La enseñanza de las ciencias en los primeros años de la educación primaria

un análisis sobre el currículo modelado y el currículo en acción en dos clases de 5 ° grado

Autores/as

  • Sandra Maria de Araújo Dourado Programa Parceiros da Educação
  • Maria Cristina de Senzi Zancul Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Alessandra A. Viveiro Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Palabras clave:

Enseñanza de las Ciencias, Currículo, Educación Primaria

Resumen

El trabajo tuvo como objetivo investigar aspectos de la enseñanza de las ciencias en los primeros años de la Educación Primaria, analizando el currículo modelado por los docentes y evidenciando el currículo en acción. El análisis documental se centró en el plan anual, rutinas semanales y cuadernos de alumnos de 5º de primaria en dos escuelas públicas estatales. Los resultados muestran que los docentes juegan un papel activo en la implementación de los contenidos de su práctica, actuando como traductores del currículo prescrito y del currículo que se les presenta.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sandra Maria de Araújo Dourado, Programa Parceiros da Educação

Possui graduação em Matemática pela Universidade de Araraquara (2001), graduação em Licenciatura Plena - História pelo Centro Universitário Unifafibe (1994), graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena - Faculdades Integradas Soares de Oliveira (1998) e mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2015). Atualmente é professora PEB II - EE Bento de Abreu, designada-Prof.Coord. Núcleo Pedagógico - Diretoria de Ensino - Região de Araraquara. Atuou como formadora no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC - Ministério da Educação (2013-2018), Participa como colaboradora na construção de Sequências de Atividades de matemática de material didático destinado aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - SEDUC/SP - EMAI (Educação Matemática nos Anos Iniciais). Promove estudos e discussões sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental, na Região de Araraquara (Rede Estadual/Rede Municipal/UNESP). Desde 2000, trabalha diretamente com a formação continuada de professores alfabetizadores e professores de Matemática (Ensino Fundamental).Em 2018 participou como avaliadora do PNLD 2019 - Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Doutoranda em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Araraquara/SP.

Maria Cristina de Senzi Zancul, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1994) e Doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Realizou estágio de Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da UNICAMP, junto ao Grupo de Estudo e Pesquisa Ciência e Ensino - gepCE (2009-2010). É professora aposentada da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara, UNESP. Foi colaboradora do Programa de Pós Graduação em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática da UNICAMP. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação, ensino de ciências e de física e educação ambiental. Tem realizado, também, estudos relacionados ao patrimônio educativo, focalizando objetos antigos para o ensino de ciências e de física.

Alessandra A. Viveiro, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Professora doutora na Faculdade de Educação da Unicamp. Docente do Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM) - Unicamp. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Práticas Pedagógicas em Ensino de Ciências e Educação Ambiental - ECiEA (Unesp/Unicamp) e do Grupo FORMAR-Ciências (Unicamp). Possui graduação em Licenciatura em Ciências Exatas pela USP, mestrado e doutorado em Educação para a Ciência pela UNESP. Atuou como docente na Educação Básica durante quase uma década. Na Educação Superior, atuou junto à UFSCar, UnB e UNESP. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão em Ensino de Ciências e Educação Ambiental. 

Citas

BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil? 2. ed. São Paulo: Ática, 2008.

CARVALHO, A. M. P. (org.). Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning , 2013.

CHARTIER, A. Os cadernos escolares: organizar os saberes, escrevendo-os. Revista de Educação Pública, CIDADE, v. 16., n. 32, p. 13-33, 2007.

DOURADO, S. M. A. Ensino de ciências no 5º ano do ensino fundamental: o currículo modelado e aspectos do currículo em ação. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, SP, Brasil, 2015.

FUMAGALLI, L. O ensino de ciências naturais no nível fundamental de educação formal: argumentos a seu favor. In: WEISSMANN, H. (org.). Didática das Ciências Naturais. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 13-29.

GIMENO SACRISTÁN, J. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

GVIRTZ, S. Del currículun prescripto al currículun enseñado: una mirada a los cuadernos de clase. Buenos Aires: Aique Grupo Editor, 2011.

HARLEN, W. Enseñanza y aprendizaje de las ciencias. Madrid: Morata, 1989.

LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, p. 45-61, 2001.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

VIÑAO, O. Os cadernos escolares como fonte histórica: aspectos metodológicos e historiográficos. In: MIGNOT, A. C. (org.) Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: EdUERJ. p. 15-33.

VIVEIRO, A. A.; ZANCUL, M. C. A formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais da escolarização: reflexões e perspectivas para exploração da natureza da ciência. Enseñanza de La Ciencia, número extra, p. 3732-3736, 2013.

ZANCUL, M. C. S. Ciências no ensino fundamental. In: Universidade Estadual Paulista, Cadernos de formação: ciências e saúde. 2. ed. São Paulo: Páginas e Letras Editora e Gráfica, UNESP, Pró-Reitoria de Graduação, 2007.

Publicado

2021-10-19

Cómo citar

DE ARAÚJO DOURADO, S. M.; ZANCUL, M. C. de S.; VIVEIRO, A. A. . La enseñanza de las ciencias en los primeros años de la educación primaria: un análisis sobre el currículo modelado y el currículo en acción en dos clases de 5 ° grado. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, p. e021017, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/566. Acesso em: 24 nov. 2024.