A pedagogia Soviética e o ensino de ciências no contexto da escola experimental de Lepehinskiy

Autores

  • Naomi Pomella Rosenburst
  • Silvia Fernanda de Mendoça Figueirôa Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Palavras-chave:

Educação Soviética. Ensino de Ciências. Escola experimental de Lepehinskiy.

Resumo

Este artigo apresenta e discute brevemente práticas e estratégias usadas na escola experimental de Lepehinskiy, focando o ensino das ciências naturais. Embora a escola já tenha sido analisada por outros trabalhos, raramente, ou quase nunca, o ensino de ciências esteve no centro da atenção. Nessa perspectiva, descrevemos e analisamos a práxis pedagógica construída a partir do trabalho e dos complexos pedagógicos, de modo a entender o funcionamento do ensino de ciências. Nota-se que a interdisciplinaridade, até hoje almejada no ensino de ciências, pode ser encontrada nos estudos experimentais dos pioneiros soviéticos há um século, podendo inspirar práticas no tempo presente.

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Biografia do Autor

Naomi Pomella Rosenburst

Licencianda em Física. Instituto de Física/USP. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8598-7339.  Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação

Silvia Fernanda de Mendoça Figueirôa, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Professora Titular. Faculdade de Educação/UNICAMP. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0791-2232. Docente do PECIM/UNICAMP, pesquisa as áreas de História das Ciências e Ensino de Ciências. Depto de Ensino e Práticas Culturais/DEPRAC Faculdade de Educação/UNICAMP 

 

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Publicado

2021-12-27

Como Citar

ROSENBURST, N. P.; FIGUEIRÔA, S. F. de M. A pedagogia Soviética e o ensino de ciências no contexto da escola experimental de Lepehinskiy. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, p. 021021, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/570. Acesso em: 29 mar. 2024.