Impactos do ensino remoto emergencial na aprendizagem de alunos da educação básica

reflexões sobre o fracasso escolar e a pandemia da Covid-19

Autores

  • Solange Franci Raimundo Yaegashi Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Sabrina Vitória Maller Almeida Universidade Estadual de Maringá - UEM

Palavras-chave:

Educação Básica. Covid-19. Pandemia. Ensino-aprendizagem. Ensino remoto emergencial.

Resumo

O estudo teve como objetivo investigar as relações entre o ensino remoto emergencial e o baixo rendimento escolar dos alunos da Educação Básica. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura do tipo estado do conhecimento, por meio da análise de artigos que abordam a temática da pesquisa. A coleta de dados foi realizada nos Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foram selecionados artigos publicados entre os anos de 2020 e 2024. Após busca na base de dados e aplicação dos critérios de elegibilidade, foram selecionados 12 artigos para compor o corpus de análise. A revisão apontou que durante a pandemia da Covid-19, o problema do fracasso escolar se intensificou, sobretudo no contingente de estudantes que fazem parte do segmento social mais vulnerável da sociedade. Os estudos indicam, ainda, que a aprendizagem ficou mais prejudicada nas disciplinas de Matemática, Física, Ciências e outras que envolviam aulas práticas, por conta da falta de possibilidade de mediação dos professores. Concluiu-se que os estudos do tipo estado do conhecimento fornecem um panorama geral do que vem sendo investigado no campo e, ao mesmo tempo, permite

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Biografia do Autor

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS). Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7666-7253

Sabrina Vitória Maller Almeida, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET Pedagogia). ORCID: https://orcid.org/0009-0002-4645-1627

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Publicado

2025-01-08

Como Citar

YAEGASHI, S. F. R.; ALMEIDA, S. V. M. Impactos do ensino remoto emergencial na aprendizagem de alunos da educação básica: reflexões sobre o fracasso escolar e a pandemia da Covid-19. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e025001, 2025. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/2067. Acesso em: 19 jan. 2025.