Impactos do ensino remoto emergencial na aprendizagem de alunos da educação básica
reflexões sobre o fracasso escolar e a pandemia da Covid-19
Palavras-chave:
Educação Básica. Covid-19. Pandemia. Ensino-aprendizagem. Ensino remoto emergencial.Resumo
O estudo teve como objetivo investigar as relações entre o ensino remoto emergencial e o baixo rendimento escolar dos alunos da Educação Básica. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura do tipo estado do conhecimento, por meio da análise de artigos que abordam a temática da pesquisa. A coleta de dados foi realizada nos Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foram selecionados artigos publicados entre os anos de 2020 e 2024. Após busca na base de dados e aplicação dos critérios de elegibilidade, foram selecionados 12 artigos para compor o corpus de análise. A revisão apontou que durante a pandemia da Covid-19, o problema do fracasso escolar se intensificou, sobretudo no contingente de estudantes que fazem parte do segmento social mais vulnerável da sociedade. Os estudos indicam, ainda, que a aprendizagem ficou mais prejudicada nas disciplinas de Matemática, Física, Ciências e outras que envolviam aulas práticas, por conta da falta de possibilidade de mediação dos professores. Concluiu-se que os estudos do tipo estado do conhecimento fornecem um panorama geral do que vem sendo investigado no campo e, ao mesmo tempo, permite
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