Ciclos Biogeoquímicos

uma proposta de atividade para a Educação Não Formal

Autores

  • Thayse Zambon Barbosa Aragão Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
  • Guilherme Stecca Marcom Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Campus Boituva
  • Diogo Cézar Zangarini Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Palavras-chave:

Ciclos Biogeoquímicos, Educação Não Formal, Vygotsky, ZDP

Resumo

Nós buscamos apresentar uma proposta de atividade pedagógica para ser aplicada num contexto de Educação Não Formal. Baseia-se na abordagem sobre Ciclos Biogeoquímicos, de apresentando-o de modo pouco tradicional dentro do contexto da Educação Não Formal. Tendo como ponto de partida a conceitualização dos ciclos mencionados, a contextualização do espaço de Educação Não Formal escolhido e os apontamentos teóricos sobre a teoria da aprendizagem desenvolvida por Levy Vygotsky. Optou-se por abordar perspectivas teóricas que possibilitassem uma reflexão e construção de uma proposta de atividade pedagógica, apresentado na última seção do artigo.

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Biografia do Autor

Thayse Zambon Barbosa Aragão, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Professora da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Valinhos. ORCID: 0000-0002-1046-789X

Guilherme Stecca Marcom, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Campus Boituva

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Campus Boituva, Brasil. ORCID: 0000-0002-7297-8345

Diogo Cézar Zangarini, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Professor da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Valinhos

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Publicado

2021-07-18

Como Citar

ARAGÃO, T. Z. B.; STECCA MARCOM, G.; ZANGARINI, D. C. Ciclos Biogeoquímicos: uma proposta de atividade para a Educação Não Formal. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, p. e021013, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/318. Acesso em: 19 abr. 2024.