Um dilema sobre a formação inicial de professores de física e matemática

um ensaio complicado

Autores

  • Ivan Fortunato IFSP, campus Itapetininga

Palavras-chave:

Formação Docente, Licenciatura, Educação

Resumo

Este ensaio emerge das reflexões tecidas do ofício de professor formador de professores de Física e de Matemática, após um ano de aulas presenciais desde a sinalização do fim do isolamento social decorrente da pandemia da covid-19. A pregunta-guia para produção deste ensaio é: deveria a licenciatura formar professores? Ao colocar em xeque o que parece ser seu o objetivo principal dessa modalidade de curso superior, cria-se um dilema: formar professores ou formar pessoas? Por isso o ensaio é complicado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Fortunato, IFSP, campus Itapetininga

Doutor em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (FFLCH/USP), Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (IB/UNESP) e Doutor em Geografia (IGCE/UNESP). Professor do IFSP, campus Itapetininga. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1870-7528

Referências

ALMEIDA NETO, Ari Teixeira; FORTUNATO, Ivan. 30 Pontos da Educação Nova de Adolphe Ferrière: um estado do conhecimento. 2023. [artigo submetido]

ALVES, Rubem. Por uma educação romántica. Campinas: Papirus, 2012.

BLOOM, Paul. O que nos faz bons ou maus. Rio de Janeiro: Best Seller, 2014.

CATUNDA, Marta Bastos; FORTUNATO, Ivan. Educar com o coração: um caminho sensível, possível da educação. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 18, n. 49, e11528, 2022. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.11528

CHOMSKY, Noam. Internacionalismo o extinción. Buenos Aires: CLACSO, 2020.

FIGUEIREDO, L. A. V. ; FORTUNATO, I. . Distâncias, aproximações e entrelaçamentos em educação ambiental: narrativas autobiográficas e diálogos sobre formação docente em dois casos paulistas. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 17, n. 3, p. 9-35, 2022. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.13474

FORTUNATO, O trabalho na pedagogia Freinet, ou seus marcos pela renovação da educação. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara v. 26, e022140, 2022a. https://doi.org/10.22633/rpge.v26i00.17299

FORTUNATO, Ivan. Ensinar a ensinar: um ensaio aforístico. In: SHIGUNOV NETO, Alexandre; SILVA, André Coelho; FORTUNATO, Ivan. (org). Coletânea do Congresso Paulista de Ensino de Ciências: discutindo EC em países Iberoamericanos. Itapetininga: Edições Hipótese, 2022. p. 367-376.

FORTUNATO, Ivan. 2020 e a pandemia do ensino remoto. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara v. 25, n. 2, p. 1053-1070, 2021a. https://doi.org/10.22633/rpge.v25i2.15194

FORTUNATO, Ivan. Educação e o tempo presente: menos carpe diem, mais alegria na escola. Quaestio, Sorocaba, v. 23, n. 1, p. 199-209, 2021b. https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n1p199-209

FORTUNATO, Ivan. Ainda é preciso ter Cuidado: Escola?! InterScience Place, Campo dos Goytacazes, v. 11, n. 2, p. 86-95, 2016. http://dx.doi.org/10.6020/1679-9844/v11n2a5

FORTUNATO, Ivan; ARAÚJO, Osmar Hélio; MEDEIROS, Emerson Augusto de. Educação Decolonial Planetária em três aforismos. EduSer, Bragança, v. 14, n. 2, p. 1-14, 2022. https://doi.org/10.34620/eduser.v1i1.219

FORTUNATO, Ivan; RODRIGUEZ, Milagros Elena; ARAUJO, Osmar Hélio. Educar em tempos de pandemia: algo possível? @mbienteeducação, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 350-368, 2021. https://doi.org/10.26843/v14.n2.2021.1127.p350-368

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

MEDEIROS, Emerson Augusto de; FORTUNATO, Ivan, ARAÚJO, Osmar Hélio Alves. A escola na atualidade – ensaio a partir de Paulo Freire e Alexander Neill. Ensino Em Re-Vista, Uberlândia, v. 29, p. 1-24, e053, 2022. http://doi.org/10.14393/ER-v29a2022-53

MOREIRA, Plínio Cavalcanti. 3+1 e suas (In)Variantes (Reflexões sobre as possibilidades de uma nova estrutura curricular na Licenciatura em Matemática). Bolema, Rio Claro, v. 26, n. 44, p. 1137-1150, https://doi.org/10.1590/S0103-636X2012000400003

NÓVOA, António. Conversas pedagógicas: formar(-se) para a docência nas licenciaturas. In: ARAÚJO, Osmar Hélio Alves; MEDEIROS, Emerson Augusto de; FORTUNATO, Ivan (org.). Nossa Arte é a DOCÊNCIA. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2021. p. 89-91.

ROTTA, J. C. G.; NASCIMENTO, T. S.; GÓIS, V. N.; AMOR, A. K. O. A humanização do Ensino de Ciências: estado da arte no contexto nacional. Rev.Int.de Pesq. em Didática das Ciências e Matemática (RevIn), Itapetininga, v. 3, e022009, p. 1-20, 2022. https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/810/391

SCHEIBE, Leda. A formação pedagógica do professor licenciado - contexto histórico. Perspectiva, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 31-45, 1983.

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

FORTUNATO, I. Um dilema sobre a formação inicial de professores de física e matemática: um ensaio complicado. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, p. e022012, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/823. Acesso em: 19 abr. 2024.