Processo reflexivo e formação de professores

análise do desenvolvimento de conhecimentos profissionais em um programa institucional

Autores

  • Gildo Girotto Júnior Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Conhecimento Pedagógico do Conteúdo. Modelo Consensual Refinado. PIBID. Formação inicial. Processo reflexivo.

Resumo

O presente trabalho investigou contribuições do processo reflexivo de licenciandas em química quanto ao desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK).  Acompanhou-se o planejamento, execução e avaliação de uma Sequência de Ensino desenvolvida pelas participantes no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência buscando reconhecer categorias de conhecimento sob a ótica do Modelo Consensual Refinado e do modelo de Morine-Dershmer e Kent para o PCK a partir da reflexão sobre a prática. Pode-se observar a mobilização de conhecimentos específicos relacionados a ações de vivência, de experiência profissional e contribuições para a articulação entre aspectos teóricos e práticos.

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Biografia do Autor

Gildo Girotto Júnior, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Ensino de Ciências. Instituto de Química – Universidade Estadual de Campinas. 

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Publicado

2021-02-15

Como Citar

GIROTTO JÚNIOR, G. Processo reflexivo e formação de professores: análise do desenvolvimento de conhecimentos profissionais em um programa institucional. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 6, p. e021008, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/340. Acesso em: 20 abr. 2024.