Resiliência e desempenho dos professores
avaliações durante a pandemia COVID-19
Palavras-chave:
Professores. Educação. Resiliência Venezuela.Resumo
O presente trabalho tenta analisar a resiliência em 200 professores do Município de Trujillo do Estado de Trujillo-Venezuela. O estudo tem paradigma positivista sob os critérios de pesquisa de campo com desenho descritivo transversal não experimental. As informações foram coletadas por meio da pesquisa utilizando a escala de resiliência como instrumento. Os resultados permitem concluir que professores resilientes estão mais bem equipados para lidar com os estímulos estressantes de ambientes de trabalho em constante mudança.
Downloads
Referências
CHIAVENATO, Idalberto. Gestión Del Talento Humano. Primera Edición. México: Editorial Mcgraw – Hill, 2002.
FERNÁNDEZ, Ana. Inteligencia Emocional y Desempeño Laboral de los gerentes de I y II Etapa de Educación Básica. Trabajo Especial de Grado para optar al Título de Magister en Gerencia de Recursos Humanos. URBE Maracaibo, 2004.
GROTBERG, Edith. Nuevas Tendencias en Resiliencia. Editorial Paidos. Buenos Aires. Argentina, 2002.
MANCIAUX M. et al. La resilience: resister et se construire. Geneve. Medecine et Hygiene, 2001.
MELILLO, Aldo; SUAREZ OJEDA, Elbio Nestor; RODRIGUEZ, Daniel. Resiliencia y Subjetividad: Los Ciclos de la Vida. Ediciones Paidos Ibérica, S.A. España, 2008.
MUÑOZ, Daniel José. Educación virtual en pandemia: una perspectiva desde la Venezuela actual. Revista EDUCARE - UPEL-IPB - Segunda Nueva Etapa 2.0, 24(3), 387–404, 2020. https://doi.org/10.46498/reduipb.v24i3.1377
RIVAS LACAYO, Rosa Argentina. Saber Crecer (Resiliencia y Espiritualidad). Ediciones Urano, 2007.
SAMBRANO, Jazmin. Resiliencia, transformación positiva de la adversidad. Caracas. Editorial Alfa, 2010.
WAGNILD, Gail, and YOUNG, Heather. Development and psychometric evaluation of the Resilience Scale. Journal of nursing measurement vol. 1,2: 165-78, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.