Resiliência e desempenho dos professores

avaliações durante a pandemia COVID-19

Autores

  • Chess Emmanuel Briceño Núñez Investigador Independiente
  • Meggy Jacqueline Briceño Delgado Universidad “Rafael Belloso Chacín”
  • Alen David Montilla Soto

Palavras-chave:

Professores. Educação. Resiliência Venezuela.

Resumo

O presente trabalho tenta analisar a resiliência em 200 professores do Município de Trujillo do Estado de Trujillo-Venezuela. O estudo tem paradigma positivista sob os critérios de pesquisa de campo com desenho descritivo transversal não experimental. As informações foram coletadas por meio da pesquisa utilizando a escala de resiliência como instrumento. Os resultados permitem concluir que professores resilientes estão mais bem equipados para lidar com os estímulos estressantes de ambientes de trabalho em constante mudança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Chess Emmanuel Briceño Núñez, Investigador Independiente

Magister Scientiarum en ciencias dela educación mención administración educativa. Universidad Nacional Abierta de Venezuela. ORCID https://orcid.org/0000-0002-1712-4136

Meggy Jacqueline Briceño Delgado, Universidad “Rafael Belloso Chacín”

Doctor en ciencias de la educación. Universidad “Rafael Belloso Chacín”. Instituição. ORCID https://orcid.org/0000-0002-7359-6808

Alen David Montilla Soto

Licenciado em Educación mención Historia y Geografía. Universidad de los Andes de Venezuela. ORCID https://orcid.org/0000-0001-9765-0672

Referências

CHIAVENATO, Idalberto. Gestión Del Talento Humano. Primera Edición. México: Editorial Mcgraw – Hill, 2002.

FERNÁNDEZ, Ana. Inteligencia Emocional y Desempeño Laboral de los gerentes de I y II Etapa de Educación Básica. Trabajo Especial de Grado para optar al Título de Magister en Gerencia de Recursos Humanos. URBE Maracaibo, 2004.

GROTBERG, Edith. Nuevas Tendencias en Resiliencia. Editorial Paidos. Buenos Aires. Argentina, 2002.

MANCIAUX M. et al. La resilience: resister et se construire. Geneve. Medecine et Hygiene, 2001.

MELILLO, Aldo; SUAREZ OJEDA, Elbio Nestor; RODRIGUEZ, Daniel. Resiliencia y Subjetividad: Los Ciclos de la Vida. Ediciones Paidos Ibérica, S.A. España, 2008.

MUÑOZ, Daniel José. Educación virtual en pandemia: una perspectiva desde la Venezuela actual. Revista EDUCARE - UPEL-IPB - Segunda Nueva Etapa 2.0, 24(3), 387–404, 2020. https://doi.org/10.46498/reduipb.v24i3.1377

RIVAS LACAYO, Rosa Argentina. Saber Crecer (Resiliencia y Espiritualidad). Ediciones Urano, 2007.

SAMBRANO, Jazmin. Resiliencia, transformación positiva de la adversidad. Caracas. Editorial Alfa, 2010.

WAGNILD, Gail, and YOUNG, Heather. Development and psychometric evaluation of the Resilience Scale. Journal of nursing measurement vol. 1,2: 165-78, 1993.

Publicado

2022-08-25

Como Citar

BRICEÑO NÚÑEZ, C. E.; BRICEÑO DELGADO, M. J.; MONTILLA SOTO, A. D. Resiliência e desempenho dos professores: avaliações durante a pandemia COVID-19. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 7, p. 022004, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/473. Acesso em: 29 mar. 2024.