Programa de formação-ação em escolas criativas

da valorização do contexto ao compromisso planetário

Autores

  • Alessandra Garcia Zanol UNIARP
  • Marlene Zwierewicz UNIARP

Palavras-chave:

Basic education. Teacher training. De-colonization. Transdisciplinarity. Eco-formation

Resumo

Este estudo sistematiza resultados de uma pesquisa participante, desenvolvida em um Mestrado Profissional de uma universidade catarinense. Seu objetivo foi elaborar uma proposta de formação continuada, para docentes dos anos finais do Ensino Fundamental, pautada no pensamento complexo, na transdisciplinaridade e na ecoformação e comprometida com o atendimento de demandas globais e de necessidades apresentadas pelos próprios participantes do estudo. Os resultados indicam que a proposta formativa atendeu demandas locais e globais, evidenciando o potencial da formação docente para a metamorfose da prática pedagógica, acentuando-se, ainda, possibilidades para seu redimensionamento como condição fulcral para a decolonização da formação docente.

 

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Biografia do Autor

Alessandra Garcia Zanol, UNIARP

Mestra em Educação Básica pelo Mestrado Profissional em Educação Básica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP. Docente da Rede Estadual de Ensino do Paraná.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5102-557X

 

 

Marlene Zwierewicz, UNIARP

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Educação pela Universidade de Jaén (UJA). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB)da Universidade AltoVale do Rio do Peixe (UNIARP), Caçador - SC.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5840-1136

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Publicado

2023-06-06

Como Citar

ZANOL, A. G.; ZWIEREWICZ, M. Programa de formação-ação em escolas criativas: da valorização do contexto ao compromisso planetário. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 8, p. e023004, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/907. Acesso em: 2 maio. 2024.