Ensino, pesquisa e extensão

as três dimensões constitutivas da universidade e suas contribuições para a construção de espaços híbridos de formação docente

Autores

  • Laura Beatriz Lima dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Júlio Emílio Diniz-Pereira Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Formação docente. Ensino. Pesquisa. Extensão universitária. Espaços híbridos.

Resumo

Este artigo aborda as possíveis contribuições das três dimensões da universidade — ensino, pesquisa e extensão — para a formação acadêmico-profissional docente, com foco na construção de espaços híbridos ou “terceiros espaços” de formação de professoras/es da educação básica. Os resultados da pesquisa bibliográfica discutida neste texto indicam os estágios curriculares, o PIBID, a Residência Pedagógica (PRP), o PIBIC e a extensão universitária como iniciativas com enorme potencial para a integração da teoria e da prática na formação docente. Os achados mostram ainda que essas iniciativas podem promover a articulação entre universidade, escolas e comunidades, favorecendo uma formação mais reflexiva. Contudo, o acesso restrito a algumas dessas iniciativas e a necessidade de maior integração entre os saberes construídos nesses três espaços são desafios a serem superados.

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Biografia do Autor

Laura Beatriz Lima dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Pedagogia. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. ORCID: https://orcid.org/0009-0004-2527-3766

Júlio Emílio Diniz-Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Titular. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-5401-4788.

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Publicado

2024-09-16

Como Citar

Santos, L. B. L. dos, & Diniz-Pereira, J. E. (2024). Ensino, pesquisa e extensão: as três dimensões constitutivas da universidade e suas contribuições para a construção de espaços híbridos de formação docente. Revista Brasileira De Iniciação Científica, e024038. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/1861