Ensino, pesquisa e extensão
as três dimensões constitutivas da universidade e suas contribuições para a construção de espaços híbridos de formação docente
Palavras-chave:
Formação docente. Ensino. Pesquisa. Extensão universitária. Espaços híbridos.Resumo
Este artigo aborda as possíveis contribuições das três dimensões da universidade — ensino, pesquisa e extensão — para a formação acadêmico-profissional docente, com foco na construção de espaços híbridos ou “terceiros espaços” de formação de professoras/es da educação básica. Os resultados da pesquisa bibliográfica discutida neste texto indicam os estágios curriculares, o PIBID, a Residência Pedagógica (PRP), o PIBIC e a extensão universitária como iniciativas com enorme potencial para a integração da teoria e da prática na formação docente. Os achados mostram ainda que essas iniciativas podem promover a articulação entre universidade, escolas e comunidades, favorecendo uma formação mais reflexiva. Contudo, o acesso restrito a algumas dessas iniciativas e a necessidade de maior integração entre os saberes construídos nesses três espaços são desafios a serem superados.
Downloads
Referências
ALVES, Maria Isabel Alonso; SCARAMUZZA, Genivaldo Frois; SCARAMUZZA, Simone Alves. Literatura infanto-juvenil e formação docente: atividades extensionistas na interligação entre universidade e comunidade. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, vol. 16, n. 1, 2020. Disponível em:<https://www.redalyc.org/journal/5141/514162470023/514162470023.pdf>.
AZEVEDO, Bárbara Delgado; SOUSA, Fernanda Cunha; BELLI, Isadora de Souza; VEIGA, Mariana Souza. Extensão universitária e formação de professores: um intercâmbio enriquecedor de conhecimento entre escola e universidade. Rónai: Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios, Juiz de Fora, 2019, v. 7, n. 1, p. 51-60. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/ronai/article/view/23292>.
BARBOSA, Danieli. DUTRA, Nicoly. Residência Pedagógica na Formação de Professores: uma História de Avanços e Resistências. Revista Gepesvida, São José, n. 12, v 5, 2019.
BATISTA, Bruno Nunes. O estágio docente como uma comunidade de prática crítica-experimental. Rev. Educ. Questão, Natal, v 59, n. 60, abr 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60id24237>.
BATISTA, Paula Fazendeiro; AMÂNCIO, Graça Braga. Construir a profissão na formação de professores de Educação Física: processos, desafios e dinâmicas entre a escola e a universidade. Pro-posições, Campinas, v. 32, 2021. Disponível em:<https://www.scielo.br/j/pp/a/63VcdqVTBNqwRxgrCK645Ns/?lang=pt>
BIAZOLLI, Caroline Carnielli; GREGOLIN, Isadora Valencise; STASSI-SÉ, Joceli Catarina. Contribuições do Programa Residência Pedagógica à formação Inicial de Futuros Professores de Línguas: Aspectos da parceria colaborativa. Revista Formação Docente, Belo Horizonte, v. 13, n. 26, p. 155 – 170, jan/abr. 2021. Disponível em:<https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/420>.
CAMPAGNOLI, Karina Regalio; ZANON, Denise Puglia. Reflexões sobre as contribuições de um projeto de extensão para a formação inicial no curso de licenciatura em Pedagogia. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, vol. 15, n. 2, 2019. Disponível em: <https://www.redalyc.org/journal/5141/514162119005/514162119005.pdf>.
COELHO, Geide Rosa; AMBRÓZIO, Rosa Maria. O ensino por investigação na formação inicial de professores de Física: uma experiência da Residência Pedagógica de uma Universidade Pública. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 36, n. 2, p. 490-513, ago 2019. Disponível em:<https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2019v36n2p490>.
CORRÊA, Cintia Chung Marques. Formação de professores e o estágio supervisionado: tecendo diálogos, mediando a aprendizagem. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 37, 2021. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/edur/a/pjSCdw3yLypv6zYPN9qKhvL/?lang=pt>.
CRUZ, Francine Fernandes; STANO, Rita de Cássia M. T. Grupo de estudos em atividades interdisciplinares: uma experiência à luz de Paulo Freire num movimento dentro (universidade) e fora (comunidade). Brazilian Journal of Development, São José dos Pinhais, vol. 6, n. 5, 2020. Disponível em:<https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9767>.
DAUANNY, Erika Barroso. Estágios, identidade e formação do professor de matemática em tempos de mudança. RBECM, Passo Fundo, v. 3. n. 3, p. 843-867, ed. espec. 2020. Disponível em:<http://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/11832>.
DE MEDEIROS, Márcia Maria. A extensão universitária no Brasil - Um percurso histórico. Revista Barbaquá/UEMS - Dourados, vol. 1, n. 1, p. 9-16, jan-jun 2017. Disponível em: <https://periodicosonline.uems.br/index.php/barbaqua/article/view/1447>.
DE PAULA, João Antônio. A exntesão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces - Revista de Extensão, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 5-23, jul-nov 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18930.
DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A formação acadêmico-profissional: compartilhando responsabilidades entre as universidades e escolas. In: TRAVERSINI, Clarice et al. (Orgs.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. Porto Alegre: EDIPUCRS, v. 1, p. 253-267, 2008.
DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente. Educação & sociedade, Campinas, v. 20, p. 109-125, 1999. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/es/a/F3tFhqSS5bXWc5pHQ3sxkxJ/>.
DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A prática como componente curricular na formação de professores. Educação. Santa Maria, p. 203-218, 2011.Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1984-64442011000200004&script=sci_abstract&tlng=en>.
FARIA, Juliana Batista; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Residência Pedagógica: afinal, o que é isso? Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 28, p. 333-356, 2019.
FELIPE, Eliana da Silva; BAHIA, Celi da Costa Silva. Aprendendo a ser professor: as contribuições do programa residência pedagógica. Revista Formação Docente, Belo Horizonte, v. 13, n. 25, p. 81-96, set/dez 2020. Disponível em:https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/436.
GADOTTI, Moacir. Extensão universitária: para quê. Instituto Paulo Freire, v. 15, n. 1-18, p. 1, 2017. Disponível em: <http://www2.unifap.br/prosear/files/2023/06/arq20230615_Extensao_Universit-MoacirGadotti_fev2017.pdf>.
GARCIA, Ronaldo Aurélio Gimenes; CACCIAMANI, Jackson Luís Martins. O papel da escola, da universidade e da comunidade na formação de professores. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, vol. 15, n. 3, 2019. Disponível em:<https://www.redalyc.org/journal/5141/514162319015/514162319015.pdf>.
GATTI, Bernardete Angelina. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista Usp, São Paulo, n. 100, p. 33-46, 2014. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/76164>.
GATTI, Bernardete Angelina. Perspectivas da formação de professores para o magistério na educação básica: a relação teoria e prática e o lugar das práticas. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 29, n. 57, p. 15-28, 2020. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S0104-70432020000100015&script=sci_arttext>.
GATTI, Bernadete Angelina. Formação de professores no Brasil: Políticas e programas. Revista Paradigma, Ribeirão Preto, vol. XLII, n. Extra2: Políticas, Programas e Práticas, maio de 2021/01-17. Disponível em:https://pdfs.semanticscholar.org/6527/bb67c47597606ab9e128df2d05888a923828.pdf.
MARTINS, Edna; CARVALHO, Maria de Fátima; CÂNDIDO, Renata Marcilio. Residência pedagógica em educação infantil: uma experiência em formação de professores. Educação Revista do Centro de Educação UFSM, Santa Maria, v. 44, 2019. Disponível em:http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1984-64442019000100029&script=sci_arttext.
MASTRELLA-DE-ANDRADE, Mariana R. Abandonamos a sala da universidade: uma opção decolonial no estágio de inglês e na formação docente crítica. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, vol. 20, n.1, p. 189-2016, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/ZR3QJZSZjb4yjkhtcPhkktP/?lang=pt&format=html.
MELO, Natali; LYRA, Keila Alves P. A importância do PIBID e do PIBIC: uma reflexão sobre programas de formação docente. Iniciação Científica CESUMAR, Maringá, v. 22, n. 1, p. 133-139, jan./jun. 2020. DOI: 10.17765/1518-1243.2020v22n1p133-139.
NETO, Benjamim Machado de Oliveira; PEREIRA, Anny Gabrielle Gomes; PINHEIRO, Alexsandra Alves de Souza. A contribuição do programa Residência Pedagógica para o aperfeiçoamento profissional e a formação docente. Revista Pemo, Fortaleza, v. 2, n 2, p. 1-12, 2020. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3669>.
NORONHA, Gessica Nunes; NORONHA, Arimate Alves; ABREU, Mariana Cristina Alves de. Relato de vivências no Pibid: aproximações da construção docente. Revista Pemo, Fortaleza, v. 2, n. 3, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3748.
NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, out./dez. 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742017000401106&script=sci_arttext>.
NÓVOA, António. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da Escola. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, 2019.. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/?format=pdf&lang=pt>.
PATRIARCHA-GRACIOLLI, Suelen Regina; MELIM, Ana Paula Gaspar. Contributos do Projeto de extensão “Labinter” para a formação docente. III Jornada Brasileira de Educação e Linguagem/III Encontro dos Programas de Mestrado Profissionais em Educação e Letras e XII Jornada de Educação de Mato Grosso do Sul, Anais, 2018. Disponível em:https://anaisonline.uems.br/index.php/jornadaeducacao/article/view/4904.
PERES, Gleison Peralta; NÚNES JÚNIOR, Dijalma Pereira. A importância do estágio curricular supervisionado na formação de professores/as. Revista RELVA, Juara, v. 8, n. 1, p. 153-164, jan/jun, 2021. Disponível em: <https://periodicos.unemat.br/index.php/relva/article/view/5726>.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 94, p. 58-73, 1995. Disponível em: <https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/839>.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 72-89, 1996. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S0102-25551996000200004&script=sci_abstract.
SANTANA, Isabel Cristina Higino; SANTOS, Francisco Alves; SILVEIRA, Andréa Pereira. Formação inicial de professores de biologia: o estágio supervisionado como momento de reflexão sobre a prática. Revista Educação, Psicologia e Interfaces, v. 4, n. 2, p. 22-34, abr/jun, 2020. Disponível em: <https://educacaoepsicologia.emnuvens.com.br/edupsi/article/view/230>.
SILVA, Haíla Ivanilda; GASPAR, Mônica. Estágio supervisionado: a relação teoria e prática reflexiva na formação de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos., Brasília, v. 99, n. 251, p. 205-221, jan/abr 2018.
SILVA, Fabrício Oliveira da; ALVES, Ingrid da Silva. Contribuições do PIBID para a prática docente: aprendizagens da docência por homologia na formação inicial. Revista Exitus, Santarém, v. X, p. 01-26, e020104, 2020. Disponível em:http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S2237-94602020000100274&script=sci_arttext.
SILVA, Givanildo da; SILVA, Alex Vieira da; SANTOS, Inalda Maria dos. As contribuições do estágio supervisionado para a formação profissional. Revista Dialogia, São Paulo, n. 36, p. 484-501, set/dez, 2020. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/17009.
SOUZA, Gahelyka Aghta Pantano; SANTOS, Bianca Martins; GHIDINI, André Ricardo. Experiências da extensão universitária na formação na formação de professores de ciências. Revista Scientia Naturalis, Rio Branco, v. 1, n. 5, p. 130-139, 2019. Disponível em: <https://teste-periodicos.ufac.br/index.php/SciNat/article/view/2667>.
SOUZA Alba Regina Battisti de; MARTINS FILHO, Lourival José; MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynki. Programa de Residência Pedagógica: Conexões entre a formação docente e a educação básica. Revista Formação Docente, Belo Horizonte, v. 13, n. 25, p. 137-15-, set/dez 2020. Disponível em:https://www.revformacaodocente.com.br/.
SOUZA NETO, Samuel de; BORGES, Cecília; AYOUB, Eliana. Formação de professores na contemporaneidade: desafios e possibilidades da parceria entre universidade e escola. Revista Pro-Posições. Campinas, v. 32, 2021. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/pp/a/gFgZh5rxH9mNW3VKfdzNMKj/>.
TINTI, Douglas da Silva; SILVA, José Fernandes da. Estudo das repercussões do Programa Residência Pedagógica na formação de Professores de Matemática. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 13, n. 25, p. 151, set-dez 2020. Disponível em:https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/404.
ZEICHNER, K. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Revista Educação, Santa Maria, v. 35, n. 3, p. 479-504, set./dez. 2010. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/2357>.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Iniciação Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.