ÉTICA EM PESQUISAS SOBRE LEITURA CRÍTICA E LETRAMENTO CRÍTICO
Palavras-chave:
Ética emancipatória. Letramento crítico. Leitura crítica. DialogismoResumo
Esta pesquisa analisou cinco dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina, que foram defendidas entre 2008 e 2014. Os estudos estão classificados na área da Linguística Aplicada, campo do ensino, e têm como focos: Leitura Crítica e Letramento Crítico. Os objetivos foram (i) entender o desenvolvimento de pesquisas éticas e (ii) analisar pesquisas em Estudos da Linguagem em termos de posicionamentos éticos adotados, particularmente em pesquisas de Letramento crítico e Leitura crítica. Em conclusão, os estudos em foco são caracterizados por sua natureza emancipatória, e tentam promover simetria entre pesquisadora e participantes. Além disso, adotando diferentes
referenciais teóricos, os estudos compartilham resultados positivos sobre a pedagogia da Leitura crítica.
Downloads
Referências
AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION. Code of Ethics. 2011. Disponível em: ˂http://c.ymcdn.com/sites/www.weraonline.org/resource/resmgr/a_general/ aera.pdf˃ Acesso em: 25 set. 2014.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Manual operacional para comitês de ética em pesquisa / Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2002.
CAVALCANTI, M. C. Um olhar metateórico e metametodológico em pesquisa em linguística aplicada: implicações éticas e políticas. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma linguística aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006. p. 67-84.
CELANI, M. A. A. Questões de ética em linguística aplicada. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 8, n. 1, p.101-122. 2005.
CORADIM, J. N. Leitura Crítica e Letramento Crítico: idealizações, desejos ou (im)possibilidades? 2008. 130f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2008.
CHRISTIANS, C. G. A ética e a política na pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. L., LINCOLN, Y. S. (Org.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teoria e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 141-162.
D’ALMAS, J. Leitura Crítica: um estudo da aprendizagem de alunos-professores de inglês. 2011. 152f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011.
FRANCESCON, P. K. Práticas de leitura (crítica) de alunos do ensino médio. 2014. 140f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.
FRANCESCON, P. K.; REIS, S. Contexto da situação em foco em leituras críticas do cotidiano. In: EL KADRI, M. S.; PASSONI, T. P.; GAMERO, R. (Org.) Tendências contemporâneas para o ensino de língua inglesa: propostas didáticas para a educação básica. Campinas, SP: Pontes, 2014. p.83-97.
LESLEY, M. Creating Space for Critical Literacy in the Developmental Reading Classroom. Journal of College Literacy and Learning. [S.I.]. v. 33, p. 1-23. 2005.
LOPES, L. M. Leituras de professores de inglês em formação por meio de atividade embasada no letramento crítico. 2013. 103f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.
LUNARDI, V. U. Tempos e Tempos: narrativas de duas leitoras e professoras de Língua Inglesa. 2011. 136f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011.
MELGAREJO, E.; SOTT, A. A evolução histórica das pesquisas envolvendo seres humanos e a criação dos comitês de ética em pesquisa no Brasil. Âmbito Jurídico. Rio Grande, XIV, n. 90, jul 2011. Disponível em: <http://www.ambito-juridico. com.br/site/?artigo_id=9818&n_link=revista_artigos_leitura>. Acesso em out 2014.
MILLER, I. K. de. Formação de professores de línguas: da eficiência à reflexão crítica e ética. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Linguística Aplicada na Modernidade Recente. São Paulo: Parábola. p. 99-121. 2013.
MONTE MÓR, W. Investigating Critical Literacy at the University in Brazil. Critical Literacy: theories and practices, London, v.1 n. 1, p. 41-51, 2007.
PAIVA, V. M. de O. Reflexões sobre ética e pesquisa. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 5, n. 1, p.43-61. 2005.
PENNYCOOK, A. Critical Applied Linguistics: a critical introduction. Mahawah: Lawrence Erbaum Associates, 129p. 2001.
REIS, S.; EGIDO, A. A.; FRANCESCON, P. K. Ética burocrática em Estudos da Linguagem. (prelo)
TELLES, J. A. “É pesquisa, é? Ah, não quero, não, bem!” Sobre pesquisa acadêmica e sua relação com a prática do professor de línguas. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 5, n. 2, p. 91-116, 2002.
URZÊDA-FREITAS, M. T.; PESSOA, R. R. Rupturas e continuidades na Linguística Aplicada Crítica: uma abordagem historiográfica. Calidoscópio, São Leopoldo, v. 10, n.2, p.225-238. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Iniciação Científica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.