O Movimento Anarquista na Educação Brasileira

Autores

  • Hellen Cristina de Almeida Barreto IFSP SP
  • Andréa Monteiro Uglar IFSP SP

Palavras-chave:

anarquia; pedagogia libertária; autogestão; antiautoritarismo.

Resumo

A anarquia chegou ao Brasil, principalmente, por meio dos imigrantes espanhois e italianos no fim do século XIX e início do século XX e, atualmente, é constantemente vista como um sinônimo de desordem. Entretanto, longe de almejar o caos, a anarquia visa a autogestão, a liberdade e o senso de comunidade entre os indivíduos. Em sua proposta pedagógica, anarquistas de várias vertentes, pretendem, sobretudo, despertar esses valores nos educandos, de forma que estes saibam lidar com suas  responsabilidades e liberdades. Desse modo, este trabalho se propõe a resgatar as propostas pedagógicas anarquistas desse período, de forma a apontá-las como uma alternativa viável ao sistema de ensino tradicional. Para tanto, utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica e informações extraídas de palestras, debates e encontros com especialistas em anarquia e pedagogia anarquista.

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Biografia do Autor

Hellen Cristina de Almeida Barreto, IFSP SP

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Paulo, SP

Andréa Monteiro Uglar, IFSP SP

Professora Dra. Orientadora: Dra., Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus
São Paulo, SP

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Publicado

2025-09-09

Como Citar

Barreto, H. C. de A., & Uglar, A. M. (2025). O Movimento Anarquista na Educação Brasileira. Revista Brasileira De Iniciação Científica, 3(4), 103–132. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rbic/article/view/2566

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