Revisão Sistemática das produções sobre Natureza da Ciência e Física Moderna e Contemporânea no ENPEC
Palavras-chave:
Revisão Sistemática. Natureza da Ciência. Física Moderna e Contemporânea. Ensino de Física.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo investigar as produções de trabalhos que abordam a Física Moderna e Contemporânea por meio da Natureza da Ciência ao longo da história do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC). Para isso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura nos anais do ENPEC. A análise evidenciou desafios pedagógicos recorrentes, como o uso de materiais didáticos descontextualizados e visões distorcidas da ciência. Nesse contexto, destaca-se a importância de integrar a História e Filosofia da Ciência (HFC) para promover uma compreensão mais crítica da NdC. Tal abordagem fortalece as conexões entre os conceitos científicos e seus contextos históricos, culturais e sociais. Conclui-se que é necessário investir em materiais didáticos mais significativos, em estratégias pedagógicas inclusivas e em uma formação docente que incentive a visão da ciência como processo dinâmico, humano e historicamente situado.
Downloads
Referências
ABD-EL-KHALICK, Fouad. Examining the sources for our understandings about science: Enduring conflations and critical issues in research on nature of science in science education. International Journal of Science Education, Washington, v. 34, n. 3, p. 353-374, 2012.
ADÚRIZ-BRAVO, A.; ALZATE QUINTERO, G. C.; PUJALTE, A. P.; ALZATE, Óscar E. T. Concepções de ensino sobre a natureza da ciência: obstáculos epistemológicos que aparecem entre os professores de ciências. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, Itapetininga, p. e023004, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/872. Acesso em: 23 jan. 2025.
ALLCHIN, Douglas. Evaluating knowledge of the nature of (whole) Science. Science Education, Washington, v. 95, n. 3, p. 518-542, 2011.
ARTHURY, L.; TERRAZZAN, E. Recepção de um material didático sobre a natureza da ciência, em uma abordagem plural. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC, Águas de Lindóia, 2015.
ARTHURY, L.; TERRAZZAN, E. A Natureza da Ciência na escola por meio de um material didático sobre a Gravitação. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC, Florianópolis, 2017.
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, SEMTEC, 2002.
BAGDONAS, A.; SILVA, C. Discutindo a natureza da ciência a partir de episódios da história da cosmologia: o universo teve um começo ou sempre existiu. VII Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências – VII ENPEC, Florianópolis, 2009.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BARCO ROJAS, C. A.; YAEGASHI, S. F. R.; OLIVEIRA, T.; OSORIO ACEVEDO, L. E. Aprendizagem baseada em problemas para o ensino de matemática: uma revisão sistemática. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, Itapetininga, v. 3, p. e022011, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/819. Acesso em: 21 fev. 2025.
BATISTA, C.A.S; SIQUEIRA, M. A inserção da Física Moderna e Contemporânea em ambientes reais de sala de aula: uma sequência de ensino-aprendizagem sobre a radioatividade. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v.34, n.3, p. 880-902, dez. 2017.
BATISTA, L. et al. A Teoria Cosmológica do Big Bang e a Natureza da Ciência nos Livros Didáticos de Física. XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XIV ENPEC, Caldas Novas, 2023.
BOGDAN, R; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto editora, 1994.
BROCKINGTON, G.; PIETROCOLA, M. Serão quais as regras de transposição didática aplicáveis aos conceitos de Física Moderna? Investigação em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.10, p. 387-404, 2005.
BROCKINGTON, G.; PIETROCOLA, M. O ensino de física moderna na escola média: os modelos e o realismo científico na sala de aula. V Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências – V ENPEC, Bauru, 2005.
CACHAPUZ, A. Educação em ciências: pensar o todo. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, Itapetininga, p. e023006, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/933. Acesso em: 23 jan. 2025.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa; VANNUCCHI, Andréa. O CURRÍCULO DE FÍSICA: INOVAÇÕES E TENDÊNCIAS NOS ANOS NOVENTA. Investigações em ensino de ciências, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 3-19, 1996.
COSTA, T. T.; REIS, J. C.; GUERRA, A. A apropriação do termo “quântico”: utilizando a Natureza da Ciência para desmistificar a visão pseudocientífica da mecânica quântica. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciências – VIII ENPEC, Rio de Janeiro, 2011.
COHEN, L; MANION, L; MORRISON, K. The nature of enquiry: Setting the field. In: Research methods in education. London: Routledge, 2017.
DONATO, H; DONATO, M. Etapas na condução de uma revisão sistemática. Acta Med Port, Lisboa, v. 32, n. 3, pág. 227-235, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.20344/amp.11923
FORATO, T.C.M., MARTINS, A. R.; PIETROCOLA, M. História e Natureza da Ciência no Ensino Médio: Construindo Parâmetros para Orientar Materiais e Estratégias Educacionais. Sci & Educ, Washington, 21, 657–682 (2012). https://doi.org/10.1007/s11191-011-9419-3.
GIL-PÉREZ, D. et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, p. 125-153, 2001.
GOUGH, D.; OLIVER, S.; THOMAS, J. Learning from research: systematic reviews for informing policy decisions. London: Nesta, 2013.
GURGEL, I. et al. O Ensino sobre a Natureza da Ciência através de Tópicos de Cosmologia: Análise de uma Proposta Didática Utilizando Jogos. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC, Águas de Lindóia, 2013.
RAMOS, A.; FARIA, P. M.; FARIA, A. Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 17–36, jan./abr. 2014. DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS01.
LEONEL, A. A.; SOUZA, C. A. Nanociência e Nanotecnologia para o Ensino de Física Moderna e Contemporânea na perspectiva da Alfabetização Científica e Técnica. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciências – VII ENPEC. Florianópolis, 2009.
LEDERMAN, Norman G. Students' and teachers' conceptions of the nature of science: A review of the research. Journal of research in science teaching, London, v. 29, n. 4, p. 331-359, 1992.
LEDERMAN, M.; VALDEZ, H. Immune restoration with antiretroviral therapies: implications for clinical management. Jama, Chicago, v. 284, n. 2, p. 223-228, 2000.
LEDERMAN, Daniel. Natural resources: neither curse nor destiny. Stanford University Press, 2007.
MATTHEWS, Michael R. Thomas Kuhn e educação científica: aprendendo com o passado e a importância da história e da filosofia da ciência. Science Education, Sydney v. 33, n. 3, p. 609-678, 2024.
MATTHEWS, Michael R. O impacto de Thomas Kuhn na educação científica: Que lições podem ser aprendidas? Science Education, Sydney, v. 88, n. 1, p. 90-118, 2004.
MATTHEWS, M. R. Changing the focus: from nature of science to features of science. In: M. S. Khine (Ed.) Advances in nature of science research. Dordrecht: Springer. 2012.
MARTINS, A. Natureza da Ciência no ensino de ciências: uma proposta baseada em “temas” e “questões”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 32, n. 3, p. 703-737, 2015.
MCCOMAS, W.; ALMAZROA, H; CLOUGH, M. The nature of science in science education: An introduction. Science Education, Washington, v. 7, p. 511-532, 1998.
MILNITSKY, R. Epistemologia e currículo: reflexões sobre a ciência contemporânea em busca de um novo olhar para a Física de Partículas Elementares. Dissertação (Mestrado em Ciências). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
MOURA, B. O que é natureza da Ciência e qual sua relação com a História e Filosofia da Ciência? Revista Brasileira de História da ciência, Rio de Janeiro v. 7, n. 1, p. 32-46, 2014.
NUNES, R.; QUEIRÓS, W. Imagens deformadas sobre a natureza da ciência no conteúdo de Relatividade Especial nos livros didáticos do PNLD-2018. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC, Natal, 2019.
OLIVEIRA, Daniel Souza; SIQUEIRA, Maxwell. A Física de Partículas em Livros Didáticos aprovados no PNLD 2018 e 2021: Uma análise a partir da Transposição Didática. Experiências em Ensino de Ciências, Curitiba v. 18, n. 4, p. 412-424, 2023.
ORESKES, N. Why Trust Science? NJ: Princeton University Press, 2019.
OSBORNE, J. What “ideas‐about‐science” should be taught in school science? A Delphi study of the expert community. Journal of research in science teaching, London, v. 40, n. 7, p. 692-720, 2003.
OLIVEIRA, F.; GUERRA, A. Controvérsia Histórica: uma possibilidade para problematização a respeito de aspectos de Natureza da Ciência. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC, Águas de Lindóia, 2013.
OSTERMANN, F.; MOREIRA, MA Física contemporânea na escola secundária: uma experiência na aula envolvendo a formação de professores. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v.18, n.3, p. 391-404, 2000.
PEDUZZI, L. Sobre a solução de problemas no ensino de Física. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v.14, n.3, p. 229-253, 1997.
PEDUZZI, L. Um texto de mecânica em nível universitário básico: conteúdo programático e receptividade à seu uso em sala de aula. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 21-45, 1998.
PEDUZZI, L. O. Q; MARTINS, A. F. P.; FERREIRA, J. M. H. Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. Natal: EDUFRN, 2012.
PEREIRA, A.P; OSTERMANN, F. Sobre o ensino de física moderna e contemporânea: uma revisão da produção acadêmica recente. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.14, n.3, p. 393-420, 2009. Disponível em: https ://www .if .ufrgs .br /cref /ojs /index .php /ienci /article /view /349 . Acesso em: 17 fev. 2022.
RAMOS, A.; FARIA, P. M.; FARIA, Á. Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em ciências da educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 17-36, 2014.
ROTTA, J. C. G.; NASCIMENTO, T. S.; GÓIS, V. N.; AMOR, A. K. de O. A humanização do ensino de ciências: estado da arte no contexto nacional. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, Itapetininga, v. 3, p. e022009, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/810. Acesso em: 23 jan. 2025.
SANTOS, W. L. P. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 36, p. 474-492, set./dez. 2007.
SIQUEIRA, M. Professores de Física em contexto de inovação curricular: saberes docentes e superação de obstáculos didáticos no ensino de Física Moderna e Contemporânea. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
SILVA, Y.; MONTANHA, L.; SIQUEIRA, M. Aceleradores e detectores de partículas no ensino médio: uma sequência de ensino-aprendizagem. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v.37, n.2, p. 1-31, nov. 2020.
SILVA, C. Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsídios para a aplicação no ensino. Editora Livraria da Física, 2006.
SOARES, J.; MARTINS, A. A Natureza da Ciência a partir do artigo de Einstein de 1905 acerca da quantização do campo de radiação. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XII ENPEC, Natal, 2019.
TERRAZZAN, EA. A inserção da física moderna e contemporânea no ensino de física na escola de 2º grau. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 9, n. 3, p. 209-214, 1992.
TEIXEIRA, E; GRECA, I; FREIRE, O. The history and philosophy of science in physics teaching: A research synthesis of didactic interventions. Science & Education, Washington v. 21, p. 771-796, 2012.
THIARA, AC et al. Transposição Didática: a radiação do corpo negro nos livros didáticos do PNLD 2018. Latin American Journal of Physics, Puebla, v.16, n.1, mar. 2022.
THIARA, A. C. et al. Concepções sobre a Natureza da Ciência na Abordagem do Efeito Fotoelétrico nos Livros Didáticos do PNLD 2018: um olhar a partir da teoria da transposição didática. XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XIV ENPEC, Caldas Novas, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.