O ensino de astronomia e sua interface na formação de pedagogos/as

mapeamento de produções acadêmicas

Autors/ores

Paraules clau:

ensino de astronomia, formação inicial de pedagogo, formação continuada de pedagogo, produções acadêmicas

Resum

Esta revisão se debruçou em analisar as produções científicas que constroem eixos teóricos, metodológicos, práticos e afins a respeito da inserção da área de Ensino de Astronomia na formação inicial e/ou continuada dos pedagogos, para isso teve como questão norteadora como o Ensino de Astronomia está presente na formação do pedagogo e estão se constituindo nas produções acadêmicas? O percurso metodológico seguiu os passos da revisão sistemática. De um total de 106 trabalhos encontrados, foram sistematizados os principais aspectos apresentados nos artigos encontrados, somando-se ao final, apenas 19 produções os quais possibilitaram identificar elementos importantes na configuração da formação de pedagogos/as envolvendo Astronomia. Para fins deste artigo os trabalhos selecionados são apresentados em três categorias que são, formação inicial, formação continuada e metanálise. As produções acadêmicas referenciadas no presente estudo se constituem em importantes instrumentos de verticalização dos estudos que, ainda, são exíguos sobre a temática.

Descàrregues

Les dades de descàrrega encara no estan disponibles.

Biografies de l'autor/a

Thayna Dias, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP (Campus de Bauru)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência da Unesp/Bauru, mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação de Ciências e Matemática (PPGECM) da Unifesspa, Licenciada em Pedagogia, Especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE) e em Ensino de Astronomia e Ciências. Atualmente, sou professor da Universidade Federal do Amazonas. Colaboradora voluntária do Observatório Didático de Astronomia "Lionel José Andriatto" (ODA), integrante do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPEC- UNESP/Bauru). Possui interesses nas áreas de: Educação Especial, ensino de Ciências nos anos iniciais, ensino de Astronomia, currículo e formação de professores. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7501-0671

Rodolfo Langhi, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP (Campus de Bauru)

É professor assistente doutor do Departamento de Física e Meteorologia da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Bauru) desde 2012 e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência da mesma universidade desde 2013. Atuou como professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/Campo Grande) entre março de 2010 e junho de 2012. Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências (1996). Possui mestrado (2004) e doutorado (2009) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência da UNESP/Bauru. É sócio da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Atua como vice coordenador da Comissão de Ensino e Divulgação (COMED) da SAB. Coordena o Observatório Didático de Astronomia da Unesp. Desenvolve pesquisas, projetos e publicações na área de Educação em Astronomia, Formação de Professores, Prática de Ensino de Ciências e de Física. Maiores detalhes e acesso aos materiais do autor, visite sua homepage: http://sites.google.com/site/proflanghi. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3291-5382

Referències

BENNETT, Jack et al. Systematic reviews of research in Science Education: rigour or rigidity? International Journal of Science Education, London, v. 27, n. 4, p. 387- 406, 2005.

DIAS, Thayná Cristina Dias. SANTOS, Elizandra Daneize; LANGHI, Rodolfo. Astronomia em cursos de pedagogia: apontamentos necessários para práticas futuras. In: Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, 6., 2022, Bauru. SNEA. 2022. p. 1-7. Disponível em: https://sab-astro.org.br/wp-content/uploads/2023/12/SNEA2022_CO-10-1.pdf. Acesso em: 21 de jan. 2023.

DIAS, Thayná Cristina Dias; SITKO, Camila Maria; LANGHI, Rodolfo. A presença e as características da astronomia na formação inicial do pedagogo: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos do brasil. Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 25, p. 01-19, 2023.

GELLACIC, Bianca. LANGHI, Rodolfo. Projeto núcleo de ensino em astronomia: contribuindo com subsídios para a formação continuada de professores. In: Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, 5., 2018, Londrina. SNEA. 2018. p. 1-9. Disponível em: https://sab-astro.org.br/wp-content/uploads/2019/12/SNEA2018_TCO20.pdf. Acesso em: 21 de mar. 2021.

GONZATTI, Sonia Elisa Marchi et al. Astronomia desencadeando possibilidades diferenciadas no ensino de ciências dos anos iniciais. In: Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, 3., 2014, Curitiba, SNEA. 2014. p. 1-7. Disponível em: https://www.sab-astro.org.br/wp-content/uploads/2017/03/SNEA2014_TCO23.pdf. Acesso em: 21 de mar. 2021.

HONORATO, Angel; FLORCZAK, Marcos Antonio. Um recorte sobre a educação em astronomia nas escolas municipais de Curitiba: documento oficial e professores. In: Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, 4, 2016, Goiânia. SNEA. 2016. p. 1-11. Disponível em: https://www.sab-astro.org.br/wp-content/uploads/2018/04/SNEA2016_TCO10.pdf. Acesso em: 21 de mar. 2021.

LANGHI, Rodolfo. Educação em Astronomia: da revisão bibliográfica sobre concepções alternativas à necessidade de uma ação nacional. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 28, n. 2, p. 373-399, 2011.

LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Dificuldades de professores dos anos iniciais do ensino fundamental em relação ao ensino da Astronomia. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Paulo, n. 2, p. 75-91, 2005.

LIMA, Sorandra Corrêa; NARDI, Roberto. Discursos de docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o tema “estações do ano”. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Paulo, n. 29, p. 51-72, 2020b.

LIMA, Sorandra Corrêa; NARDI, Roberto. Formações imaginárias de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a forma da Terra e o conceito de gravidade. Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 22, p. 01-24, 2020a.

MASSI, Luciana; MAZZEU, Francisco José Carvalho; CARNIO, Michel Pisa. A Problematização e a Instrumentalização na Formação do Pedagogo para o Ensino de Ciências da Natureza. Revista Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 27, p. 22-37, 2020.

OLIVEIRA, Diego Nascimento; CARVALHO, Tassiana. Análise dos conteúdos de astronomia nas ementas dos cursos de formação de professores. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Paulo, n. 34, p. 7-24, 2022.

OLIVEIRA, Laysla Caroline Rosa et al. O conceito de dialogicidade de Paulo Freire e as questões sociocientíficas na formação de professores dos anos iniciais sobre a presença de água no Sistema Solar. Revista Ciência & Educação, Bauru, v. 29, p. 1-17, 2023.

OLIVEIRA, Marcio Aparecido; ALBRECHT, Evonir. A Astronomia na formação inicial de professores do ensino fundamental, uma análise da produção acadêmica no catálogo de teses e dissertações da CAPES. In: Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, 5, 2018, Londrina. SNEA. 2018. p. 1-9. Disponível em:https://sab-astro.org.br/wp-content/uploads/2019/12/SNEA2018_TCO27.pdf. Acesso em: 20 de mar. 2022.

PACHECO, Mayara Hilgert; ZANELLA, Marli Schmitt. Panorama de pesquisas em ensino de astronomia nos anos iniciais: um olhar para teses e dissertações. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Paulo, n. 28, p. 113-132, 2019.

PRADO, Andréia Fernandes; NARDI, Roberto. Formação de professores dos anos iniciais e saberes docentes mobilizados durante um curso de formação em astronomia. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, São Paulo, n. 29, p. 103-116, 2020.

RODRIGUES, Fábio Matos; BRICCIA, Viviane. Tecnologia De Informação E Comunicação (Tics) E O Ensino De Astronomia: O Uso Do Software Stellarium Na Formação Continuada De Professores. In: Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, 4., 2016, Goiânia. SNEA. 2016. p. 1-11. Disponível em: https://www.sab-astro.org.br/wp-content/uploads/2018/04/SNEA2016_TCO20.pdf. Acesso em: 21 de mar. 2021.

RODRIGUES, Fábio Matos; BRICCIA, Viviane; MORAES, Camile Barbosa. O ensino por investigação como abordagem didática em temas de astronomia: possibilidades de uma aprendizagem. In: Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, 4., 2016, Goiânia. SNEA. 2016. p. 1-10. Disponível em: https://www.sab-astro.org.br/wp-content/uploads/2018/04/SNEA2016_TCO8.pdf. Acesso em: 21 de mar. 2021.

RÔSSA, Carlos Henrique. O Despertar Para A Ciência: O Ensino De Astronomia Numa Abordagem Prática E Teórica Na Formação Inicial De Professores Da Educação Básica. In: Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, 1, 2011, Rio de janeiro, SNEA. 2011. p. 1-10. Disponível em: https://www.sab-astro.org.br/wp-content/uploads/2017/03/SNEA2011_TCO16.pdf. Acesso em: 21 mar. 2022.

SAMPAIO, Rosana Ferreira. MANCINI, Marisa Cotta. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, Brasília, v. 11, n.1, p. 83-89, 2007.

SANTOS, Elizandra Daneize; MALACARNE, Vilmar; LANGHI, Rodolfo. O ensino de astronomia e a formação de professores: aproximações e percepções no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 28, n. 3, p. 49-65, 2023.

SANTOS, Isaac Silva et al. Concepções de estudantes de pedagogia e filosofia da UFRB com relação a temas de astronomia. In: Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, 3, 2014, Curitiba, SNEA. 2014. p. 1-8. Disponível em: https://www.sab-astro.org.br/wp-content/uploads/2017/03/SNEA2014_TCO2.pdf. Acesso em: 21 de mar. 2021

SIDDAWAY, Andy P.; WOOD, Alex M.; HEDGES, Larry. V. How to do a systematic review: a best practice guide for conducting and reporting narrative reviews, meta-Analyse, and meta-syntheses. Annual Review of Psychology, San Mateo, v. 70, n. 1, p. 747–770, 2019.

SILVA, Marcos Rodrígues; LANGHI, Rodolfo. Formação de professores para o ensino de astronomia: efeitos de sentido sobre a prática. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 14, n. 2, p. 209-224, 2021.

Publicades

2025-12-02

Com citar

DIAS, Thayna; LANGHI, Rodolfo. O ensino de astronomia e sua interface na formação de pedagogos/as: mapeamento de produções acadêmicas . Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e025011, 2025. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/2649. Acesso em: 3 dec. 2025.