Validação de um teste de pensamento crítico para alunos do ensino básico português

Autores

  • Cátia Lina Oliveira Almeida Universidade de Aveiro
  • Rui Marques Vieira Universidade de Aveiro

Palavras-chave:

Avaliação do Pensamento Crítico. Validação de teste. Alunos do Ensino Básico Português.

Resumo

O século XXI é caracterizado por mudanças e imprevistos, sendo necessário proporcionar aos mais jovens (conhecimentos, capacidades, atitudes/valores que lhes permitam enfrentar tal complexidade. Destas destaca-se o Pensamento Crítico, o qual é uma das competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória em Portugal. Além do desenvolvimento destas, é importante avaliá-las de forma clara. Neste âmbito, foi desenvolvido um estudo com a finalidade de verificar a fiabilidade do teste “Onde existe água no Planeta Terra?” de Vieira (2003) para os 4.º, 5.º e 6.º Anos de escolaridade do Ensino Básico Português. Os resultados apontam para a sua fiabilidade.

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Biografia do Autor

Cátia Lina Oliveira Almeida, Universidade de Aveiro

Mestre em Ensino do 1.º Ciclo e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo. Universidade de Aveiro

Rui Marques Vieira, Universidade de Aveiro

Professor Associado com Agregação. Universidade de Aveiro. ORCID: 0000-0003-0610-6896

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Publicado

2022-07-27

Como Citar

ALMEIDA, C. L. O.; VIEIRA, R. M. Validação de um teste de pensamento crítico para alunos do ensino básico português. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, p. e022004, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/685. Acesso em: 20 abr. 2024.