Diálogo entre saberes en la Enseñanza de las Ciencias

Astronomía Cultural y Humanización de la Educación Científica en la formación de estudiantes de Pedagogía

Autores/as

  • Queli Ghilardi Cancian UNIOESTE
  • Deisiane De Toni Alves Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Elza Mesquita Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB), Instituto Politécnico de Bragança, Campus de Santa Apolónia, 5300-253 Bragança, Portugal
  • Vitor Gonçalves Centro de Investigação em Educação Básica, Instituto Politécnico de Bragança (CIEB –IPB)

Palabras clave:

Astronomía Cultural, Humanizar la Educación Científica, Enseñanza de las Ciencias, Pedagogía

Resumen

La valorización de los conocimientos tradicionales indígenas consiste, en primer lugar, en el reconocimiento de su valor social. Así, la enseñanza de las ciencias a partir del enfoque de la Educación Científica Humanizante, basada esencialmente en las ideas de Paulo Freire, consiste en la promoción de la formación reflexiva del futuro docente. En consecuencia, este estudio busca responder a la siguiente pregunta: ¿Cómo perciben y diferencian los doce estudiantes de pedagogía, en el año 2023, el enfoque del conocimiento científico y el conocimiento tradicional indígena?  Como objetivo, se estableció la investigación de la efectividad de la Secuencia Docente Investigativa, basada en la Educación Científica Humanizadora, a partir del enfoque de la Astronomía Cultural. Se trata de un estudio de caso, que partió de una revisión bibliográfica, con enfoque cualitativo, exploratorio-descriptivo, para analizar y discutir los datos recolectados a la luz del Análisis Textual Discursivo. Los resultados mostraron percepciones significativas, considerando la integración del conocimiento indígena en la Enseñanza de las Ciencias, destacando la necesidad de una enseñanza que trascienda las barreras disciplinarias y valore las culturas locales.

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Biografía del autor/a

Queli Ghilardi Cancian, UNIOESTE

Possui graduação em Processos Gerenciais pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2011), Bacharela em Educação Física pelo Centro Universitário Assis Gurgacz (2018), Licenciada em Educação Física pelo Centro Universitário Assis Gurgacz (2016), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Assis Gurgacz (2022) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2020). Doutoranda e pesquisadora em Educação pela Universidade do Oeste do Paraná (2021). Estágio doutoral (doutorado sandwich -PDSE), pelo Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB) no Instituto Politécnico de Bragança, Portugal (2024). Professora no Curso de Pedagogia e na Pós-graduação lato sensu no ensino de ciências. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6135-1432

Deisiane De Toni Alves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Especialista em Coordenação e Orientação Educacional pela Faculdade Adventista Paranaense (FAP). Integrante dos seguintes Grupos de Pesquisa: Grupo de Pesquisa de Formação de Professores de Ciências e Matemática (FOPECIM - UNIOESTE), Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Qualidade da Água (GPEAgua - UNIOESTE) e Grupo de Pesquisa em Etnomatemática Indígena (GPEIND) da Universidade Federal da Grande Dourados - MS. Pesquisa e tem afinidade com as seguintes temáticas: Ensino em Ciências Naturais para Ensino Fundamental - Anos Finais, Ensino Médio e Superior, Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica que atuam com Ciências Naturais e Educação Escolar Indígena relacionada com a disciplina de Ciências Naturais. ORCID: https://orcid.org/0009-0008-8113-8891

Elza Mesquita, Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB), Instituto Politécnico de Bragança, Campus de Santa Apolónia, 5300-253 Bragança, Portugal

Ph.D. em Estudos da Criança, pós-doutoramento em Ciências da Educação (Supervisão Pedagógica) e mestrado em ciências da educação. Professor Auxiliar do Departamento de Ciências da Educação e Supervisão do Instituto Politécnico de Bragança. Diretor do curso de licenciatura em Ensino Básico (2013-2021). Subcoordenador do Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB) (2018-2021) e membro integrado do CIEB (2018-...). Membro da equipa dos seguintes projetos: “Projeto Piloto – Prevenir para melhorar Bragança” (2018-2021); “Bilinguismo e interculturalidade na fronteira entre Espanha e Portugal” (2021-2022); “As vozes das famílias e das crianças em situação de vulnerabilidade social e económica” (2022-2023); “Formação digital para jovens trabalhadores de ONG para se tornarem moderadores de apoio à deficiência para jovens com deficiência” (DISmode) (2023-2025); "Melhorar as competências de digitalização de professores recentes e futuros através do desenvolvimento de formação avançada em design instrucional de formação digital" (IM-PRO-IN-DE) (2023-2026). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5986-0839

Vitor Gonçalves, Centro de Investigação em Educação Básica, Instituto Politécnico de Bragança (CIEB –IPB)

É professor coordenador no Departamento de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB). É doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (2007), mestre em Tecnologia Multimédia (2002) pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e licenciado em Informática de Gestão (1998) pela Universidade do Minho. Atualmente é investigador do Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB-IPB-Portugal), onde é sub-coordenador. É também membro colaborador do grupo de investigação da Universidade de Salamanca EDUDIG-USAL-Espanha, CI-ISCE-Portugal, GPITIC-Brasil e GPISEC-Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0645-6776

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Publicado

2024-07-16

Cómo citar

GHILARDI CANCIAN, Q.; DE TONI ALVES, D.; MESQUITA, E.; GONÇALVES, V. Diálogo entre saberes en la Enseñanza de las Ciencias: Astronomía Cultural y Humanización de la Educación Científica en la formación de estudiantes de Pedagogía. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e024006, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/1749. Acesso em: 23 nov. 2024.