O protagonismo no processo de aprendizagem

percepções de estudantes

Auteurs

  • Isabel Azeredo Universidade La Salle
  • Hildegard Susana Jung Universidade La Salle - Unilasalle

Mots-clés :

Protagonismo Estudantil, Aprendizagem ativa, Aprendizagem

Résumé

O estudo de caso, de abordagem qualitativa, busca identificar a compreensão dos estudantes acerca do desenvolvimento do perfil protagonista e compreender quais elementos o fomentam. Os dados foram coletados por meio de questionário e resultou em três categorias: perfil do respondente e nível de protagonismo; formação do perfil protagonista e elementos impulsionadores; percepção dos estudantes em momentos de protagonismo. Identificou-se que os estudantes se consideram protagonistas de suas aprendizagens e os elementos impulsionadores para formação deste perfil são: apoio dos professores e escolhas metodológicas, perfil ativo na busca pelo conhecimento, estímulo dos meios digitais e apoio das famílias

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Bibliographies de l'auteur

Isabel Azeredo, Universidade La Salle

Doutoranda em Educação pela Universidade La Salle. Coordenadora dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia e de Licenciatura em Matemática da Universidade La Salle. Coordenadora do Programa Residência Pedagógica CAPES/Unilasalle. https://orcid.org/0000-0003-3007-3502. E-mail: isabel.azeredo@unilasalle.edu.br

Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle - Unilasalle

Doutora em Educação pela Universidade La Salle. Coordenadora da Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle e docente do curso de Pedagogia desta mesma Universidade. https://orcid.org/0000-0001-5871-3060. hildegard.jung@unilsalle.edu.br ou hildegardsjung@gmail.com

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Publiée

2023-12-15

Comment citer

AZEREDO, Isabel; JUNG, Hildegard Susana. O protagonismo no processo de aprendizagem: percepções de estudantes. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e023018, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/1496. Acesso em: 5 juill. 2025.