Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

um levantamento bibliográfico das pesquisas em Ensino de Ciências

Auteurs

  • Francisco Thiago Martins dos Santos Universidade de Brasília
  • Jeane Cristina Gomes Rotta Universidade de Brasília

Mots-clés :

Ensino de Ciências., TDAH, Professores de Ciências

Résumé

O professor de Ciências, frequentemente, não possui uma formação adequada para atender as necessidades pedagógicas dos estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Esse trabalho teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico para identificar como as pesquisas têm abordado a relação dos professores de Ciências com os estudantes diagnosticados com TDAH. A pesquisa foi qualitativa com delineamento de levantamento bibliográfico e foram selecionados 11 artigos após busca na plataforma “Google Acadêmico”. Os dados foram analisados com base na “Análise de Conteúdo” e foram elencadas três categorias: “Professores de Ciências e TDAH”; “Recursos didáticos que auxiliam os professores com estudantes com TDAH” e “Diferentes abordagens pedagógicas”. Os resultados indicaram que os professores não se sentem preparados para ensinarem para estudantes com TDAH, mas, buscam utilizar metodologias e estratégias diversificadas para promoverem um ensino inclusivo com diálogos, jogos, atividades lúdicas e práticas, como experimentos.

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Bibliographies de l'auteur

Francisco Thiago Martins dos Santos, Universidade de Brasília

Licenciado em Ciências Naturais pela Universidade de Brasília. ORCID: https://orcid.org/0009-0001-1099-1990

Jeane Cristina Gomes Rotta, Universidade de Brasília

Doutora em Ciências. Professora Associada da Universidade de Brasília. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1776-5398

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Publiée

2013-12-17

Comment citer

SANTOS, Francisco Thiago Martins dos; ROTTA, Jeane Cristina Gomes. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: um levantamento bibliográfico das pesquisas em Ensino de Ciências. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [S. l.], p. e023019, 2013. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/1530. Acesso em: 21 sept. 2025.